O banho de ervas, nominado na língua yorubá como abô, é um processo de purificação e fortalecimento que se utiliza dos elementos da natureza, comum às religiões panteístas. No candomblé as ervas são uma dádiva muito importante do orixá Ossain, pois, sem as ervas e folhas, nenhuma cerimônia pode ser iniciada.
O Ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual contendo vários tipos de comida ritual. Como alguns dizem, é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Transfere-se, para os alimentos, a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exu e dos orixás.
O ebó é prática necessária a todos os interessados em manter o equilíbrio vital, em prevenir-se da maldade alheia, em prosperar e em ser feliz no amor. Seguindo os preceitos da religião dos orixás, são apresentados ao leitor ebós, simpatias, banhos e defumadores fáceis de preparar.
O ebó é uma prática do Culto à Ifá e do Candomblé e só pode ser revelado através do jogo de búzios ou Òpèlè Ifá (jogo de Ifá). Por estar sempre ligado a um Odù (caminho de Ifá) ou Orixá, somente os Babalawôs, Babalorixás ou Yalorixás podem interpretar o ebó caído no jogo.
O ebó é um ritual que serve para limpeza da pessoa ou como uma forma de aportar energias positivas. Conforme o tipo de ebó indicado, comidas e bebidas, objetos e animais são passados no corpo da pessoa e despachados, ou seja, depositados em ambientes externos ao local no qual ele foi realizado.
O banho de ervas, nominado na língua yorubá como abô, é um processo de purificação e fortalecimento que se utiliza dos elementos da natureza, comum às religiões panteístas. No candomblé as ervas são uma dádiva muito importante do orixá Ossain, pois, sem as ervas e folhas, nenhuma cerimônia pode ser iniciada.
Em geral, um ebó pode começar a mostrar resultados em questão de dias a semanas, mas em alguns casos específicos, pode levar meses para que todos os efeitos se tornem evidentes.
proibidos café, refrigerante, bebida alcoólica, carne vermelha, relações sexuais nem contatos íntimos (beijos e abraços) por igual período. O resguardo é também uma forma de oferenda/sacrifício aos orixás, e para que não comprometa a eficácia do ritual de purificação.
Ebó-Eledá; Sacrificio de alinha mento e conexão direta com Deus (criador). Ebo Alafia: Oferecimento de tranqüilidade. Ebo Omisi: Banho de Expurgação com elementos adequados. Ebó Omi-Eró: Banho propiciatório de apaziguamento.
9° - AZELEJÚ (OKANRANSÁ, 1-9) Ebó 1 franga carijó 9 palmos de morim 1 acaçá 1 moeda 1 acarajé 7 velas 1 caixa de fósforo 1 ovo 1 folha da fortuna Procedimento: passar no cliente a franga, limpar seu rosto com morim; embrulhar tudo menos a franga, a folha da fortuna e a moeda; o que foi embrulhado jogar no mato; a ...
Um ritual de magia para trazer prosperidade envolve colocar sete moedas, um imã e itens como arroz e sementes em um par de mãos de cera dentro de um alguidar, e oferecer à deidade Odé para pedir fartura, dinheiro e sorte. O ritual deve ser renovado anualmente na lua crescente ou cheia.
Vocês podem espalhar umas folhinhas de dólar por cima, se vocês tiverem aí. Agora vocês vão pegar seis pauzinho de canela. Vou colocar os seis pauzinho de canela. sorteando aqui no meio dessa oferenda, Lara o Exu, que Exu traga prosperidade, Exu, me traga cliente!
Bori é o rito de oferenda à cabeça (ebó ori), que consiste em assentar, sacralizar, reverenciar e ofertar o Orixá Ori, portanto, cultuar e louvar ori e assim estabelecer o elo entre a cabeça material (ori) do neófito e sua cabeça espiritual, ou seja, criar a harmonia e equilíbrio necessários à vida.
Não tem motivo nenhum pra você ir mexer no despacho de ninguém. Aquilo não foi colocado ali pra você, não é seu e não te pertence, então não é ético ir lá mexer assim como não é ético ir pegar um celular, uma bolsa, um livro, um casaco. Quer pegar o dinheiro?
"Nas casas, nos templos religiosos, nos terreiros de candomblé, o ebô de Oxalá é feito com arroz branco, leva a lobassa e leva insaba, a folha de Oxalá, que é arriado para dar equilíbrio a casa para trazer paz, trazer saúde", explica o babalorixá [sacerdote do candomblé, conhecido popularmente como pai de santo], ...
Reunião de 666 ebós, segundo os 16 odus do jogo de búzios, para auxiliar na escolha da oferenda adequada. Possui glossário, listagem das ervas rituais e configurações dos odus em Ifá.
O/Um Corpo-Ebó é um movimento ancestral, o qual age cognitiva e epistemologicamente para encantar o mundo em perspectiva negrorreferenciada, visa e sustenta revoluções negras. É o/um corpo político justamente por constituir-se da natureza Terreira.
O que acontece com uma pessoa depois que ela faz o ebó?
ela pode ser para agradecer alguma benção. ela pode ser pra tirar algum empecilho do caminho. ele pode ser pra apaziguar algum tipo de energia. então o ebó ele tem inúmeras finalidades dependendo do momento de vida e dependendo pra quê.
Ele descreve que o ebó é um ritual que usa elementos da natureza para limpeza e resolução de problemas. Recomenda não usar álcool ou drogas antes, diminuir cafeína, e trazer roupas brancas e itens para o ritual.
Em geral, um ebó pode começar a mostrar resultados em questão de dias a semanas, mas em alguns casos específicos, pode levar meses para que todos os efeitos se tornem evidentes.
Vocês sabem o que é Ebó? Pois é, muita gente já ouviu falar, mas não imagina que Ebó é uma palavra em yorubá e significa “limpeza”. Ebó são determinadas coisas tais como sementes, bebidas, frutas, verduras, etc., materiais que são passados no corpo da pessoa para a limpeza.
Ebós são oferendas feitas para Orixás, Odús e outras divindades com diversas finalidades. longo do tempo, aliados a uma reinterpretação dos valores transmitidos pelos antepassados.
A melhor forma pra saber se uma oferenda foi aceita. é através do jogo de obi e de urubu. Ali você consegue o contato direto com o orixá, você faz o jogo, sai as caídas. e lá vai mostrar se tá tudo certo ou se não.