Jargão militar utilizado, de forma extra-oficial, por alguns integrantes policiais militares para designar que determinada pessoa manifesta algum tipo de desvio de conduta proveniente de ordem mental ou psicológica, permanente ou transitória.
Não bastasse ser o número do azar, da sorte, da morte e de tantas outras coisas, no Estado também acabou virando sinônimo de loucura. A explicação é simples. A polícia tem um número para identificar cada tipo de ocorrência. Assim como o 20 serve para bêbado, o 13 significa que a pessoa detida é louca.
1. O cara é treze. Aquele que, embora maior de idade, por anomalia psíquica ou retardo mental não pode responder por si nem pelos seus atos.. "O Zina, do Pânico na TV, é treze.
"Na numerologia, o número 13 não tem nada relacionado ao azar ou sorte, mas, sim, a chance de recomeços. Ele se relaciona com um sistema organizado de início e término de ciclos, e, além disso, representa em sua perfeição força, determinação, fé e mudanças benéficas", afirma a espiritualista Juliana Viveiros.
Para os adeptos do Cristianismo, o número 13 está associado ao azar por conta da última ceia de Jesus. Na reunião havia 13 pessoas, incluindo Jesus, e antecedeu a crucificação e morte de Cristo — que ocorreu em uma sexta-feira.
13:13 é um sinal de que grandes mudanças estão ocorrendo ou estão prestes a acontecer em sua vida. Assim, esse é um momento para abraçar a transformação, deixar ir o que não serve mais e se abrir para novas possibilidades. Por isso, confie no processo e saiba que você está sendo guiado na direção certa.
O número treze representa forças opostas, isto é, ao mesmo tempo que é super positivo, também pode ser ruim. Então, ele é temido por ter a chave para finalizar ou iniciar diversas situações.
“O jogo do bicho “cotou” apostas que incluam dezenas com 13 (borboleta) e 22 (cabra), temendo um grande volume de “fezinhas” nesses grupos“, diz o texto de uma curta matéria postada na coluna do jornalista Ancelmo Gois, no jornal O Globo.
Há uma tradição, principalmente na cultura ocidental, que associa o número 13 e também a sexta-feira ao azar. Por isso, o dia 13, quando cai na sexta-feira, é considerado um dia de infortúnio, e os mais supersticiosos evitam alguns hábitos.
O número treze representa forças opostas, isto é, ao mesmo tempo que é super positivo também poderá ser ruim, então ele é temido por ter a chave para finalizar ou iniciar diversas situações.
O meme 13 é uma simples informação associada à má sorte. Ele ressoa com as pessoas pelas razões mencionadas anteriormente, e então se espalha por toda a cultura. Uma vez adquirido, esse pseudoconhecimento dá aos crentes uma sensação de controle sobre os males associados a ele.
Conforme o professor, na mitologia nórdica, a maldição do número 13 aparece porque o deus Odin teria realizado um jantar para 12 deuses. Loki, deus da discórdia e do fogo, não teria sido convidado e armou uma confusão, que terminou na morte de um dos convidados.
Para o Candomblé, o número 13 é ligado ao odù Éjì Ológbon, que é ligado a Omolu e Nàná, Orixás que representam transformção. Tabu para uns, sorte para outros. O fato é que as superstições aumentam o pavor ou desdém a respeito do assunto.
Ao longo do tempo, várias fontes foram apontadas como "culpadas" pela suposta má sorte do 13. Uma delas está ligada ao Cristianismo — havia 13 pessoas na última ceia de Jesus Cristo, que aconteceu pouco antes de ele ser traído por Judas Iscariotes, o 13º a sentar-se e preso por blasfêmia.