Foliculite ou pelo encravado estão entre as causas mais comuns de caroço na vagina. Esses são, sem dúvidas, um dos tipos mais conhecidos! Geralmente, aparecem depois da depilação, seja com lâmina, cera ou pinça. São aqueles carocinhos vermelhos ou mesmo pequenas espinhas que, caso inflamem, também dão pus.
Os cistos vaginais são bolinhas de ar ou líquido formadas nas paredes do canal vaginal. Geralmente são provocados por lesões durante as relações sexuais ou pelo acúmulo de líquidos nas glândulas. Eles não costumam causar sintomas, mas podem ser sentidos como caroços ou nódulos no interior da vagina.
A candidíase nas pregas cutâneas ou no umbigo geralmente provocam uma erupção de cor vermelho-vivo, por vezes, com rachadura da pele. Podem surgir pequenas pústulas, principalmente nas extremidades da erupção cutânea, que podem ser acompanhadas de coceira ou de ardor intensos.
O caroço na vagina é quase sempre resultado de uma inflamação das glândulas que ajudam a lubrificar o canal vaginal, as glândulas de Bartholin e de Skene. Geralmente não é um problema grave, pois a inflamação passa sozinha.
Para diferenciar é preciso avaliar o aparecimento de outros sintomas como vermelhidão na região – que fica muito quente, inchada e dolorida, a saída de pus, febre e dor e desconforto ao caminhar ou se sentar e durante a relação sexual.
Dr. surgiu um nódulo na entrada da minha vagina. O que pode ser?
Estou com um caroço nos grandes lábios. O que pode ser?
Furúnculo. Caroço na vagina relativamente comum, o furúnculo é um tipo de infecção que aparece mais na entrada vaginal, virilha ou grandes lábios. Começa como um pelo encravado, mas vai crescendo, se tornando uma lesão quente, dolorosa, avermelhada e com pus.
O que fazer quando a parte íntima está com um caroço?
Como tratar: aplicar uma compressa morna na região e evitar usar calcinhas ou roupas apertadas. Caso a dor piore ou a região fique muito quente ou inchada, deve-se ir ao ginecologista para avaliar a necessidade de usar uma pomada antibiótica.
Geralmente atinge regiões mucosas e úmidas,sendo que a localização mais comum é a fúrcula seguida dos pequenos lábios, vestíbulo e grandes lábios. Geralmente são sésseis, macias, únicas ou múltiplas que se fundem formando lesões vegetantes extensas assumindo aspecto de couve–flor.
Porque o seu normal pode ser completamente diferente se comparado ao normal de outra pessoa. Os caroços nos grandes lábios podem ter diversas causas, desde pêlos encravados a herpes genital.
Geralmente quando as mulheres apresentam sintomas são relacionados à presença de verrugas ou manchas que podem aparecer nos genitais. É possível descobrir que a mulher está infectada pelo HPV quando apresenta essas lesões, as quais são detectadas pelo exame clínico no ginecologista.
As pequenas glândulas em cada lado da abertura vaginal, chamadas de glândulas de Bartholin, podem ficar bloqueadas. Os líquidos se acumulam e a glândula incha, formando um cisto. Os cistos variam desde o tamanho de uma ervilha até uma bola de golfe ou mais. Na maioria das vezes, ocorrem apenas em um lado.
Espinhas na vagina são relativamente normais. Elas podem surgir devido a inflamações causadas por oleosidade excessiva na pele, mudanças hormonais ou hábitos alimentares. Na região íntima, o contato com preservativos, sêmen, produtos inadequados ou fluidos corporais pode desencadear esse problema.
O cisto sebáceo é formado por um canal da glândula sebácea. Quando esse canal fica obstruído, ele cria secreções que causam o cisto sebáceo, que pode aumentar com o acúmulo de secreções.
Esse tipo de candidíase geralmente causa a formação de uma erupção cutânea vermelha e pruriginosa, mais comumente nas dobras da pele, mas que pode se espalhar para outras áreas do corpo. Na maioria das vezes, ocorre em áreas quentes, úmidas e vincadas, como axilas e virilhas.
Herpes genital é uma condição provocada por um vírus com formação de pequenas bolhas ou erupções nos órgãos genitais. É uma condição comum que pode afetar homens e mulheres. Essa condição é contagiosa e se transmite pelo contato físico direto, muitas vezes durante o contato sexual.
Foliculite é uma infecção bacteriana dos folículos pilosos. O diagnóstico é clínico. O tratamento para a maioria dos casos de foliculite bacteriana é com mupirocina ou clindamicina.
Entre as mais comuns, estão: herpes genital, clamídia, gonorreia e sífilis. De forma geral, o inchaço ou caroço aparece quando a infecção atinge os gânglios linfáticos e acumulam-se líquidos nos linfonodos, ou seja, glândulas que combatem vírus e bactérias.
A herpes labial é causada pelo vírus herpes simplex. Esse vírus é comum e sua transmissão de pessoa para pessoa é relativamente fácil. No entanto, nem todo mundo que possui o vírus em seu organismo vai apresentar a herpes labial.
Já as inflamações que atingem a vulva e a vagina ao mesmo tempo são chamadas de vulvovaginites, que são as mais prevalentes e podem ser causadas por bactérias, fungos, protozoários, ou por algum tipo de alergia ou irritação.
Como é a verruga do HPV? As verrugas do HPV podem ter diversas formas, tamanhos e cores, variando do branco ao marrom ou rosado. Elas geralmente são macias e elevadas, com superfície rugosa ou em forma de couve-flor. Em alguns casos, as verrugas podem ser planas e finas, quase imperceptíveis ao toque.
O caroço nos grandes lábios pode ser causado por pêlos encravados, bartolinite, herpes genital, verrugas genitais, ou até câncer de vulva, podendo estar acompanhado de sintomas como dor, coceira, sensação de queimação, sensibilidade ao toque, vermelhidão, aumento da temperatura no local ou até feridas.
O principal sintoma de HPV é a presença de verrugas irregulares de tamanhos variáveis na região genital do homem e da mulher, que também podem aparecer na boca ou na garganta. Eventualmente, o paciente ainda pode sentir coceira e ardência no local.
Entenda que espinhas na região vaginal podem ser causadas por diversos fatores, como foliculite, acne, pêlos encravados, dermatite de contato, hidradenite supurativa, cistos sebáceos e infecções na pele.
Nódulos na virilha podem ser causados por DSTs/ISTs? Sim, algumas DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) ou ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como a sífilis ou a gonorreia, podem causar o inchaço dos linfonodos na virilha, resultando em nódulos perceptíveis na área.
O que pode ser uma carne crescida nas partes íntimas?
Prolapso genital: o enfraquecimento dos músculos da região pélvica e das paredes vaginais pode fazer com que o útero caia pela vagina, condição chamada de prolapso uterino. Quando isso acontece pode-se sentir uma bola na vagina, como se tivesse uma carne saindo.