O marketing é a área responsável por manter a relação de troca entre a empresa e seus clientes, satisfazendo a ambos. Atualmente, é fácil observar que a empresa começa a perceber que o cliente tornou-se parte fundamental para fazer seu negócio alavancar e para fortalecer sua imagem.
Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.
Por ser um curso de graduação, o aluno só recebe seu diploma após a conclusão de todas as disciplinas e da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Marketing é a atividade que promove produtos e serviços para gerar interesse e satisfazer as necessidades dos consumidores. Sua principal finalidade é entender o comportamento do público, posicionar a marca no mercado e gerar relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação, e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. Dias (2005, p.
Inicialmente é importante adotar o conceito clássico de Kotler (1993) que define: “Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.
Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço possa se adequar a ele e se vender sozinho.
Marketing é a área que busca identificar e atender as necessidades do público-alvo de uma instituição, seja ela uma empresa ou organização sem fins lucrativos, pois todas elas têm em comum o objetivo de entregar valor a seus stakeholders.
O marketing é uma área que estuda o mercado, o consumidor e as estratégias para promover produtos ou serviços. Essa área é fundamental para empresas e organizações que desejam se destacar em um ambiente competitivo e conquistar novos clientes.
O marketing é um conjunto de táticas de mercado que auxiliam no crescimento da empresa. O marketing tem como objetivo descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias, a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo.
O Marketing de Resposta diz respeito a um conjunto de esforços que tem como objetivo estimular uma tomada de ação imediata da persona. Por lidar com um público segmentado, essa estratégia traz vantagens que incluem a mensuração de resultados e a diminuição de custos desnecessários.
Para que uma marca ocupe o lugar na mente de um cliente é necessário estratégia. O marketing é uma aposta que uma empresa faz para chegar ao cliente. Para se tornar mais eficaz, podem ser feitas propagandas de publicidade. A propaganda tem o poder de levar ao público soluções que ele ainda desconhece.
A mercadologia é o que antecede as suas estratégias e ações. É o planejamento necessário para que os seus investimentos (de tempo e recursos) sejam validados. Além disso, os estudos de mercado podem ser úteis em várias etapas dos processos de Marketing.
“Podemos dizer que marketing é o processo de entender as necessidades e desejos do mercado e satisfazê-los de forma lucrativa. Para isso, é preciso entender o mercado, realizar pesquisas, analisar dados, criar e gerenciar produtos, precificar, inovar.”
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
Marketing é a arte e a ciência de explorar, criar e fornecer valor para satisfazer as necessidades de um público alvo, gerando lucros. O Marketing identifica desejos e necessidades não cumpridos. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e do potencial de lucro.
Essa definição vai ao encontro do que diz Philip Kotler, que define o marketing como: “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com lucro. O marketing identifica necessidades e desejos não preenchidos.
Para Kotler e Keller (2006), o marketing de relacionamento tem como meta construir relacionamentos de longo prazo mutuamente satisfatórios com partes chave; clientes, fornecedores, distribuidores e outros parceiros de marketing; a fim de conquistar ou manter negócios com elas.
Ele se baseia em estratégias de divulgação, ou seja, ele estuda e aplica as maneiras de fazer com que os clientes saibam da sua existência e de seus produtos ou serviços através dos canais de divulgação trabalhados no P de Praça.