Consequências de ter o nome vinculado a um carro NP
Eventualmente, o acúmulo dessas infrações pode levar a pessoa com o nome vinculado a perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em casos de veículos utilizados em atos ilícitos, o proprietário pode se prejudicar ainda mais.
"No caso de um motorista flagrado conduzindo um "NP" com bloqueio de furto e roubo, será enquadrado por crime de receptação. Será, inclusive, encaminhado à delegacia e processado. No caso de bloqueio judicial, pode responder por estar na condução do veículo.
A expressão se popularizou em grupos de venda nas redes sociais e sites de anúncios, mas pode significar problema. Afinal, veículos “só para rodar” são aqueles com multas atrasadas, tributos ou financiamento não pagos, ou pior, são fruto de roubo ou furto.
NP é um termo que quer dizer “Não-Pago”. O termo em si já diz tudo, mas veja mais sobre o assunto. Trata-se basicamente de um veículo financiado, cujas prestações não foram pagas pelo proprietário por falta de condições ou por um motivo mais escuso.
Vale a pena comprar carros de repasse? É seguro? Explicações, dicas e o que cuidar na hora da compra
Quais os riscos de um carro NP?
Cuidado com o crime!
Se for comprovado que o comprador adquiriu o veículo sabendo que era um caso de NP Finan, pode responder por associação criminosa e até estelionato. A regra número um para evitar cair em golpes é desconfiar de vantagens totalmente irreais.
Os carros NP ou carros pizera são aqueles que foram financiados - em alguns casos em nome de um laranja - mas que várias ou nenhuma parcela foi paga. Assim, "NP" ou "NP Finan" é uma sigla de "não pago". Com o financiamento atrasado, restam dois caminhos para esses veículos.
Os "carros bruxos" são aqueles adquiridos por financiamento, muitas vezes em nome de laranjas, e rodam sem a quitação das parcelas. Quase que invariavelmente, os credores denunciam esses casos às autoridades o mais rapidamente possível. Assim, mandados de busca e apreensão são expedidos.
Caso a pessoa não tenha nenhum documento que prove a origem lícita do bem, é possível ainda sim, regularizá-lo, mas somente a partir de 5 anos. Seja com ou sem provas da origem, será necessário reunir provas de que o carro (ou outro bem) esteja em seu poder pelo tempo mínimo de 3 ou 5 anos.
O objetivo principal de quem vende o chamado carro Finan é obter lucro fácil e em curto prazo. E, quem compra esse tipo de carro, muito abaixo do preço de mercado, não possui a menor intenção de executar o pagamento das prestações que o veículo possui, já que o financiamento foi feito em nome de uma outra pessoa.
Segundo a proposta, consideram-se veículos NP ou "Pizera" aqueles com pendências financeiras, como falta de pagamento de multas e/ou impostos não regularizadas, ou que foram ilegalmente modificados comprometendo a segurança do veículo e de seus ocupantes, ou ainda que tenham sido objeto de atividades criminosas, como ...
PIZERA, NP, BAMBU, BRUXO são alguns dos nomes dados aos veículos que vem sendo vendidos abertamente em grupos de whatsapp, sites, classificados do Facebook. Os vendedores dizem que comprar um carro financiado e não pago não é crime. E também afirmam que quem compra também não terá nenhum problema com a polícia.
Ele é inspirado em Miraidon, um Pokemon, feito sob licença dos criadores do desenho e do jogo. O veículo se locomove de duas maneiras, ou com suas quatro patas ou em duas rodas. Ele pode andar a uma velocidade de até 3 km/h. Sua exposição será feita de quarta a sexta-feira.
Carro ou moto NP são veículos que foram comprados por financiamento e cujas parcelas não foram pagas. Assim, é por isso que se usa a sigla NP, ou seja, são as iniciais de “não pago”. Em outras palavras, a pessoa que conseguiu a liberação do financiamento para a compra de bem, não pagou as prestações como deveria.
A palavra imbira é muito utilizada nas redes sociais para quem quer comercializar veículos com documentação enrolada e com valor bem abaixo do preço real. Após consultas aos sistemas da PRF, os agentes constataram que no prontuário da motocicleta estão anotadas 51 multas totalizando cerca de 200 pontos em infracoes.
Todos os dias, veículos com pendências, multas, IPVA, licenciamento e financiamento não pagos são negociados livremente em grupos no Facebook e em conversas via WhatsApp. Além desses, é possível encontrar automóveis roubados. Tudo isso é chamado, de forma popular, pelo termo “carros só pra rodar“.
O "cabrito", como é chamado na gíria policial o carro adulterado, só foi descoberto porque PMs de trânsito resolveram "puxar a ficha do carro", que R. deixou estacionado irregularmente numa esquina.
Existem até grupos só para este tipo de negociação. São os chamados "NP", que significa "ninguém paga". Mas a oferta "barata" tem seus riscos e quem compra um carro desses sabe que a documentação está irregular.
Os modelos N não são feitos apenas para os fãs de carros de alta performance, mas também para os motoristas do dia a dia. Ao invés de um foco na potência, a resposta aos diferentes ambientes de condução é mais importante.
Por algum motivo, o proprietário do veículo não conseguiu pagar a dívida do financiamento, sendo assim, ele o vende para que o novo comprador possa realizar a QUITAÇÃO FUTURA do mesmo. Isso possibilita ao novo título, pagar bem mais barato por um veículo com mais qualidade e conforto.
NP é a sigla para “não pago”, ou seja, um carro que foi financiado mas nenhuma prestação foi quitada. Ou seja, os golpistas conseguem dados pessoais de “laranjas” para comprar carros zero em concessionárias.
No entanto, para você ter ainda mais informações, saiba também que outro documento reúne diversos dados e pendências do seu carro: é o Renavam do Detran RN (Registro Nacional de Veículos Automotores). Você também pode usar esse documento para realizar a consulta do seu veículo.