Os vendedores farmers, que em português são os vendedores fazendeiros, priorizam a satisfação do cliente e identificam oportunidades de negócios dentro do portfólio de clientes que a empresa possui.
Farmer (do inglês, fazendeiro) é o vendedor que atua na manutenção do relacionamento e na fidelização dos clientes da empresa. Seu nome se dá justamente por ser o profissional responsável por cultivar os clientes, investir o tempo necessário para entender a carteira e colher os frutos no futuro.
O "Hunter" é o caçador de novos negócios, constantemente prospectando e buscando ativamente novos clientes. Por outro lado, o "Farmer" é como um agricultor, cultivando relacionamentos com os clientes existentes, garantindo a satisfação e procurando oportunidades adicionais de vendas dentro dessa base já estabelecida.
No contexto empresarial, o termo "hunter" refere-se ao profissional de vendas focado na prospecção e conquista de novos clientes, diferenciando-se do "farmer", cujo papel é cultivar e expandir as contas já existentes. Basicamente, o hunter atua na linha de frente para identificar e capturar oportunidades de negócio.
Os executivos de contas trabalham em uma função de vendas, ajudando a manter ou expandir contas existentes (clientes) e desenvolver novas contas. Em muitas organizações, os executivos de contas trabalham com representantes de vendas, gerentes de contas, entre outros, e oferecem liderança de nível mais alto.
O closer é um perfil de vendas que se refere ao vendedor responsável por conduzir o lead na etapa final do processo de vendas. O closer de vendas é o profissional que vai convencer o lead a assinar o contrato, a se converter em cliente, a efetivar a compra de um produto ou serviço.
Em tradução livre a palavra hunter significa caçador. No universo das vendas esses profissionais são adjetivados como mais agressivos e focados em converter contatos (também conhecidos como leads) em vendas.
Não custa esclarecer o que significa B2B: a sigla quer dizer “business to business”. Traduzindo livremente para o português, temos algo como “de empresa para empresa”, se referindo às atividades comerciais de uma empresa que vende produtos ou serviços para outra.
“Hunter” é um termo em inglês que significa “caçador”. Dentro do contexto de vendas, faz referência a alguém que “caça” ou “busca”. Sendo assim, o termo se relaciona com um profissional que sempre está buscando novas oportunidades de negócio, prospectando novos clientes e buscando ativamente fechar novas vendas.
Em inglês, “hunter” significa caçador. E é exatamente isso o que esse profissional faz: ele encontra, captura e traz novos clientes para a empresa. Ou seja, faz o processo de prospecção e abre contas.
O que é o vendedor farmer? O vendedor farmer é o profissional de vendas com características mais estratégicas e focadas em relacionamento. Sua experiência permite que ele consiga fazer upsells dentro da base e aumente a receita com os atuais clientes.
Leads são os contatos que você gera através das suas ações de marketing. Geralmente qualquer contato que você possua o nome e o número pode ser considerado um lead. Já o prospect é um lead que já foi qualificado pelo setor comercial e começou a ser prospectado pelo mesmo.
O termo farmer vem da língua inglesa e dentro do contexto de vendas é um profissional que volta as suas atividades para cultivar e manter relacionamentos com os clientes existentes, entrando em contraste com o hunter, que foca na prospecção de novos clientes.
Essa é a sigla para Sales Development Representative, em português, Representante de Desenvolvimento de Vendas. O SDR é um profissional que faz parte do time de pré-venda de uma empresa. Ou seja, ainda que não atue diretamente como um vendedor, sua participação nesse processo é de extrema importância: qualificar leads.
Por outro lado, os gerentes de contas farmer, “fazendeiro” em português, trabalham para satisfazer as necessidades dos prospects e identificar novas oportunidades dentro da própria carteira de clientes da empresa. Seu objetivo é “cultivar” o relacionamento e crescer com suas contas.
Para ser um bom closer é necessário a habilidade de se comunicar com clareza. Assim, será possível tirar todas as dúvidas do potencial cliente na fase do fechamento de vendas, apresentando os argumentos de vendas com mais eficiência.
Um “Closer” em vendas é um profissional de vendas excepcionalmente qualificado e hábil em fechar negócios. O termo “Closer” tem origem no inglês e significa literalmente “mais próximo”, sendo um dos principais responsáveis por lidar diretamente com o cliente qualificado.