O saber absoluto, portanto, é tanto a dissolução da oposição entre objetividade e subjetividade quanto uma propedêutica para a pura ciência, ou seja, a ciência do lógos, a ciência que pensa a realidade a partir de suas determinações universais e objetivas, referentes a cada esfera da realidade.
"... se o Ser Absoluto, ou seja, Deus, implica um agir que exerce o ser como tal na sua plenitude infinita, então o Ser Absoluto exerce a si mesmo em plenitude e seu exercício é bem mais um exercício espiritual em toda a perfeição.
No saber absoluto, essa forma do conceito se corporifica como figura da consciência (Hegel2003, 537, § 797), ou seja, como instância na qual o espírito recolhe essa sua constituição própria e se sabe na forma do saber de si mesmo, abrindo-se para a contingência da história e da natureza.
Valor absoluto: valor certo que não deixa falsear, dependente de si próprio. O termo "absoluto" é utilizado por alguns filósofos como substantivo, para referir uma espécie de ser supremo, espiritual, único e autoconsciente. Valor relativo: É o conceito de que os pontos de vista não tem uma verdade absoluta.
O VÍDEO QUE VÃO TENTAR ESCONDER DE VOCÊ: ASSISTA ANTES QUE SEJA TARDE
O que e um pensamento absoluto?
Absoluto, em Filosofia, é definido como a "realidade suprema e fundamental, independente de todas as demais". Às vezes é usado como um termo alternativo para "Deus" ou "o divino". Na filosofia analítica e na filosofia pragmática, absoluto é tudo aquilo que não se deixa falsear.
O valor absoluto ou módulo de um número real a, denotado por |a|, é definido como a distância de a até 0 na reta real. Sabendo que a distância é uma medida não-negativa, concluímos que o módulo de um número é sempre positivo, isto é, |a| ≥ 0, para todo número real a.
Já o dogmatismo é a verdade em caráter absoluto. Ele apresenta uma série de princípios e valores que são indiscutíveis. Podemos destacar como exemplo as religiões.
- Espírito Absoluto – quando o homem absorve tudo, se entende na sua subjetividade e objetividade e adquire a autoconsciência e, finalmente, compreende a realidade. Temos, então, um espírito ou consciência que “se reflete em si mesmo”, isto é, a circularidade, a dialética.
Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.
O conhecimento científico nunca é absoluto ou final, pode ser sempre modificado ou substituído; A exatidão sobre um conhecimento nunca é obtida integralmente, mas sim, através de modelos sucessivamente mais próximos; Um conhecimento é válido até que novas observações ou experimentações o substituam.
Para Kant, existe um dever universal baseado em leis morais e esse dever está submetido ao estrito cumprimento das leis morais em qualquer situação racional. O ser humano ou qualquer outro ser racional deve cumprir aquilo que é estabelecido pela lei moral.
O caráter absoluto dos direitos reais, no sentido acima aflorado, resulta do modo como a lei estrutura a defesa do titular contra violações ou tentativas de violação do direito real.
As funções específicas do espírito são: intuição, consciência e comunhão. No “homem natural” ou carnal, pela presença do pecado, o espírito humano está morto, separado de Deus (Is 59.2; Ef 2.1,5; Cl 2.13), pois a função de comunhão (com Deus) está “desconectada”.
O que é o espírito absoluto e como Hegel explica a manifestação do mesmo?
O espírito absoluto pode ser denominado, segundo Hegel, como aidentidade eternamente em si, Uma vez que ele conhece por si mesmo. Além disso, a substância infinita é una e universal, não enquanto particular e finita, sendo dividida por meio do juízo em si mesma, em um saber para o qual ela exista como tal.
Verdade só é verdade se o for, ou seja, se estiver de acordo com a realidade, com os factos, com a natureza das coisas e das pessoas, da essência e da existência, do ser e do agir.
A perspectiva da verdade absoluta defende que existe uma realidade objetiva e independente de qualquer observador. Segundo essa visão, a verdade é imutável e válida em todas as circunstâncias.
A verdade absoluta, revelada por Deus, é o que liberta e transforma vidas, levando-as à Eternidade. Jesus Cristo é a Verdade Absoluta. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, conforme João 14:6.
Os valores absolutos representam quantidades efetivas, enquanto os valores relativos expressam a relação entre dois números, traduzindo a dimensão de um em relação ao outro.
O valor absoluto de um número não depende da posição em que o número se encontra, representa um valor sozinho. Por exemplo: O valor absoluto do algarismo 9 no número 986 é 9. O valor relativo de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra.
Valor absoluto é o valor próprio do algarismo, independentemente do lugar que ocupa no número. Por exemplo, em 257, o valor absoluto do 7 é 7; do 5, 5; e do 2, 2. Valor relativo ou valor posicional é o valor que o algarismo tem de acordo com a posição que ele ocupa no número.