As falhas de caráter são características naturais do ser humano. Errar faz parte do desenvolvimento e é graças aos erros que muitas de nossas aprendizagens e mesmo evolução como pessoas acontece. A falha está relacionada com consciência e busca sincera por mudanças.
Os defeitos de caráter estão presentes na vida de qualquer pessoa. Mas, quando se trata de um adicto, eles são muito mais visíveis e prejudiciais. Como sabemos, a adicção é uma doença comportamental. Sendo assim, os defeitos de caráter são falhas comportamentais que podem permitir a compulsão e obsessão.
A falta de caráter é percebida quando, mesmo errando repetidamente perante os outros, causando prejuízo a terceiros e ferindo sentimentos através de manipulações e mentiras, a pessoa insiste no ato.
Ela é insensível aos sentimentos e ao bem-estar de terceiros. Ela tende a interpretar erroneamente o comportamento dos outros como ameaçador e reagir de maneira agressiva. Ela pode cometer bullying, fazer ameaças, brigar frequentemente.
Os transtornos de personalidade são problemas de saúde mental que envolvem padrões persistentes e generalizados no modo de pensar, perceber, reagir e se relacionar que causam sofrimento significativo à pessoa e/ou prejudicam sua capacidade funcional.
Por outro lado, as pessoas de caráter fraco são aquelas que em situações difíceis ou nem precisam ser difíceis, tomam atitudes erradas, como mentir, roubar. E muitas vezes fazem isso para prejudicar outra pessoa.
Podemos dizer que o caráter é a maneira de ser, própria do indi- víduo, mais constantes nuns que noutros, tendo em conta mais par- ticularmente as qualidades mo- rais. Dito de outra maneira, é um cunho mais ou menos constante das qualidades, determinando o comportamento social ou moral do indivíduo.
Pessoas sem caráter geralmente carecem bastante de princípios éticos e morais sólidos em suas vidas. No entanto, elas podem exibir comportamentos como mentiras frequentes, falta de empatia, manipulação e desrespeito pelos outros indivíduos.
Uma falha de caráter de uma personagem é uma qualidade negativa que afeta ela mesma ou a outros de maneira nociva. O grau desse efeito varia muito, com base na própria falha, no núcleo social da personagem e do poder que ela tem sobre outras.
Seriam valores em ação ligados ao significar as consequências das nossas experiências no mundo", confirma a psicóloga. Portanto, caráter são todos os componentes mais previsíveis de nossas reações morais em contextos interpessoais, nossas regras de convivência e respeito aos outros.
Como se chama uma pessoa que quer tudo do seu jeito?
A pessoa egocêntrica parece ser uma pessoa exuberante, ambiciosa e confiante. Do jeito que fala e age, não passa outra imagem além dessa. Quem está ao seu lado se encanta com o seu jeito de ser e admira a sua demonstração de autoestima.
Excêntrico ou esquisito: transtornos paranoide, esquizoide e esquizotípica; Dramático ou emotivo: transtornos antissocial, borderline, histriônico e narcisista; Medroso ou ansioso: transtornos evitativo, dependente e obsessivo-compulsivo.
Caracterizada por mudanças repentinas e intensas de sentimentos, além de comportamentos instáveis, o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é uma doença mental grave caracterizada por extrema instabilidade de humor, afetos, autoestima, relacionamentos e comportamento.
Alguém considerado mau caráter pode mentir com frequência, manipular situações para atender aos seus próprios interesses, não se importar com o impacto de suas ações nos outros e agir de forma desonesta ou prejudicial sem demonstrar remorso genuíno.
Você conhece algum homem de caráter fraco? Esse é aquele tipo de cara que em situações – difíceis ou não – opta por tomar atitudes erradas, como mentir, enganar e até mesmo roubar. E não para por aí, esse homem também tende a ter esses comportamentos justamente para prejudicar outras pessoas.
A pessoa apresenta duas ou mais identidades e tem lapsos de memória sobre eventos rotineiros, informações pessoais importantes e eventos traumáticos ou estressantes, bem como vários outros sintomas, incluindo depressão e ansiedade.