O ETF de Ações, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é fundo negociado em Bolsa que representa uma comunhão de recursos destinados à aplicação em uma carteira de ações que busca retornos que correspondam, de forma geral, à performance, antes de taxas e despesas, de um índice de referência.
ETF é uma sigla para o termo em inglês Exchange Traded Funds, um fundo de ativo que costuma acompanhar ou replicar o desempenho de um determinado índice econômico, podendo seguir também algum segmento de mercado, com renda variável e dívidas (públicas ou privadas).
Os ETFs que replicam índices do mercado americano que podem ser comprados na Bolsa de Valores do Brasil (B3) são: IVVB11, SPXI11, SPXB11, NASD11, DNAI11, MILL11, HTEK11, REVE11, TECK11, SHOT11, USTK11, YDRO11, WRLD11, ALUG11, ESGU11, 5GTK11, PEVC11, QQQI11, SVAL11, URET11, USDB11 E UTEC11.
10% ao mês em dólar: conheça os ETFs (de alto risco) para quem busca retorno máximo. Investidores focados em renda costumam mirar o tão sonhado 1% ao mês, patamar de retorno que perde feio para uma categoria pouco conhecida de ETFs (fundos de índice) nos Estados Unidos.
A diversificação é uma das maiores vantagens dos ETFs. Ao comprar uma única cota de um ETF, você está investindo em uma carteira diversificada de ativos. Isso permite que você minimize os riscos das flutuações de uma empresa ou setor específico.
DIVIDENDOS MENSAIS: 4 ÚNICOS ETFs que PAGAM MENSALMENTE na B3! (tem ETF pagando 1% a.m.)
Qual ETF da B3 paga dividendos?
O IDIV B3 pode ser negociado atualmente por meio dos ETF “IT Now IDIV Fundo de Índice”, com o ticker DIVO11 e do recém-lançado “It Now IDIV Renda Dividendos Fundo de Índice”, com o ticker DIVD11.
Consiste no risco de os emissores dos ativos financeiros de renda fixa que integram, ou que venham a integrar, a carteira do fundo de índice não cumprirem suas obrigações de pagar tanto o principal como os respectivos juros de suas dívidas para com o fundo.
No momento de investir em ETF, é fundamental analisar as características do fundo. Isso inclui avaliar o índice de referência, o histórico de rentabilidade, as taxas cobradas, entre outras questões relevantes. Contudo, além desses fatores, é importante saber como analisar o preço justo das cotas.
Antes de pensar em investir ou não em um ETF que distribui rendimentos, é importante avaliar o seu perfil de investidor. “Os ETFs que pagam dividendos são atrelados à bolsa de valores. Sendo assim, têm alta volatilidade”, alerta Fábio Cabral, planejador financeiro certificado na Planejar.
Como a venda de ETFs na bolsa de valores pode gerar DARF a pagar, ou prejuízos a compensar, o investidor precisa ter uma atenção especial com as negociações. Destacando que, se você vendeu mais de R$ 40 mil na bolsa de valores, será obrigado a fazer a declaração.
A maneira mais direta é encontrar uma corretora centralizada confiável em que você possa comprar ETF, semelhante à Binance. Você pode consultar o Coinmarketcap.com Seção de Mercados para encontrar a lista de corretoras centralizadas na qual a moeda está listada.
Os ETFs da Bolsa de Valores do Brasil não pagam dividendos. Eles adotam a política de reinvestir os proventos recebidos das empresas nas próprias posições do Fundo, fazendo assim com que o preço da cota negociada na B3 se valorize.
Alguns dos melhores ETFs para iniciantes no Brasil incluem o iShares Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11), iShares S&P 500 Fundo Índice (IVVB11) e It Now Ibovespa Fundo de Índice (ITUB11). Eles têm taxas de administração baixas e oferecem diversificação eficiente.
Um dos ETFs brasileiros mais recentes é o USTK11, que replica o desempenho do mundialmente conhecido ETF VGT (Vanguard Information Technology), listado na bolsa de Nova Iorque. Nos Estados Unidos, esse índice investe em mais de 350 empresas norte-americanas de tecnologia.
Este mercado é marcado pela volatilidade dos ativos, assim, você pode ter lucro caso aconteça a valorização das cotas do fundo. Resumindo: podemos dizer que a forma de você obter lucro com ETF é vender suas cotas para um outro investidor por um preço maior do que pagou na compra.
ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Fund, que pode ser traduzido livremente para fundo negociado em bolsa. Basicamente, é um fundo de investimento que tem como referência algum índice da bolsa de valores – como o Ibovespa ou o Índice Brasil.