O teste VDRL é um teste para identificação de pacientes com sífilis.
Um teste de VDRL não reagente quase sempre significa que a pessoa nunca teve contato com a
sifilis, ou que teve e o tratamento foi eficaz ao ponto de o tornar negativo.
VDRL é a sigla usada para Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, é o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum.
Para interpretá-los é muito simples. O resultado positivo, como o próprio nome sugere, significa que o paciente está com sífilis. Em contrapartida, se o resultado apresentado for negativo, significa que o paciente não está infectado (ou está curado, caso tenha sido diagnosticado com a doença anteriormente).
O VDRL é o exame mais simples e mais utilizado como rastreio da sífilis. O VDRL costuma ficar positivo entre 4 e 6 semanas após a contaminação. Geralmente, seus valores começam a subir uma a duas semanas após o aparecimento do cancro duro.
O VDRL é um teste não treponêmico que utiliza como antígeno a cardiolipina, que não é específico para os antígenos do Treponema pallidum, mas apresenta-se elevado na sífilis. O VDRL é uma reação de floculação, apresentando alta sensibilidade e baixa especificidade.
Segundo os autores, a maioria dos casos de VDRL positivo associados a infecções virais estão associados à gamopatia policlonal, também chamada hipergamaglobulinemia, ou seja, produção de grande quantidade de diferentes anticorpos, que já foi descrita na COVID-19.
Quanto tempo demora para sair o resultado do VDRL?
O resultado do exame VDRL Quantitativo é liberado em até resultado em 2 dias úteis. O laudo pode ser consultado online em um formato fácil de entender, pelo seu celular, tablet ou computador e nossa página de resultados.
Se a doença não for tratada, continua a avançar no organismo, surgindo manchas em várias partes do corpo (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés), queda de cabelos, cegueira, doença do coração, paralisias. Caso ocorra em grávidas, poderá causar aborto/natimorto ou má formação do feto.
"Sintomas da sífilis primária: ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria", "ferida não dói, não. coça, não arde, não tem pus, podendo apresentar. caroços (ínguas)".
Na sífilis em atividade a doença apresenta, habitualmente, altos títulos de VDRL (maiores ou iguais a 1/16). Esta condição ou a elevação de títulos do VDRL em quatro vezes ou mais, comparativamente ao último exame realizado, justificariam um novo tratamento para indivíduos previamente tratados.
Sim, a sífilis tem cura se for tratada com antibióticos apropriados, de preferência com penicilina benzatina (Benzetacil) nas doses indicadas acima. Quando tratada corretamente, a taxa de cura é maior que 95%. Após o início do tratamento as lesões começam a desaparecer já nos primeiros dias.
Você pode ter pego a sífilis de um outro parceiro, há muito anos atrás e não ter desenvolvido sintomas. Você pode estar na fase latente e sem nenhuma lesão da sifilis. Assim, você tem a sífilis e não transmitiu para o seu parceiro atual.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), curável e de caráter sistêmico. É silenciosa e, se não for tratada adequadamente, perigosa. Após contato inicial com a bactéria, esta pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.
A sífilis é transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas, sangue ou produtos sanguíneos (agulhas contaminadas ou transfusão com sangue não testado), da mãe para o filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita) e pela amamentação.
O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos.
O VDRL reagente com título igual ou superior a 1:16 é definido como doença e nestes casos o paciente deve ser tratado. É também o exame utilizado para seguimento (3 meses, 6 meses e um ano após o tratamento). Espera-se que os títulos apresentem queda para menor que 1:8 e negativem após um ano.
Primeiro vem uma ferida 'inocente' na região genital masculina ou feminina, geralmente mais aparente no pênis do que na vagina. Às vezes, também pode aparecer na boca ou no ânus. “É apenas uma ferida, vai sarar logo”, e é ignorada. De fato, a ferida pode sumir, mas vai reaparecer, em poucos ou muitos anos.
Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias.
Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo. Sífilis latente: fase assintomática (quando o paciente é portador da infecção, mas não apresenta sinal e/ou sintomas). É dividida em sífilis latente recente (até um ano de infecção) e sífilis latente tardia (mais de um ano de infecção).
Quantas benzetacil tem que tomar para curar a sífilis?
Na sífilis primária, você precisa de 2 doses da Benzetacil; na secundária e latente precoce, 4 doses, sendo 2 doses, por 2 semanas; na latente tardia e terciária, 6 doses, sendo 2 doses por 3 semanas. Essas doses tratam 98% dos casos de sífilis. O controle de tratamento deverá ser realizado em 3 meses com novo VDRL.
Se não for tratada, a sífilis em seu terceiro estágio pode danificar a aorta, cérebro, medula espinhal e outros órgãos. Os médicos geralmente fazem dois tipos de exames de sangue para confirmar que a pessoa tem sífilis. O tratamento é feito com penicilina, que pode eliminar a infecção.
Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.
- Sífilis secundária: depois de 6 semanas ou até 6 meses, como a bactéria continua em evolução no organismo, a doença se manifestar mais uma vez, agora com aparecimento de manchas pelo corpo todo, febre, dor de garganta, gânglios infartados e lesões de pele nas palmas da mão e nas plantas dos pés.