O termo sol é geralmente empregado para definir uma dispersão de particulas coloidais (dimensão entre 1 e 100 nm) estável em um fluido, enquanto que o gel pode ser visto como sendo o sistema formado pela estrutura rígida de partículas coloidais (gel coloidal) ou de cadeias poliméricas (gel polimérico) que imobiliza a ...
Os coloides são sistemas coloidais, ou seja, mistura de substâncias formadas por compostos dispersos e dispersantes que podem ser partículas de átomo, íon ou molécula. Por substância dispersa e dispersante entende-se que as dispersões referem-se às misturas, como ocorre quando mistura-se sal com água ou sal e areia.
Um gel é realmente um sistema coloidal, um colóide, no qual um líquido é disperso em um sólido. A fase contínua, o sólido, gera uma rede cruzada dentro da qual estão as moléculas do líquido, a fase dispersa.
A transição sol-gel é um fenômeno no qual uma suspensão coloidal ou uma solução transforma-se em gel pelo estabeleci- mento de ligações entre as partículas ou entre as espécies moleculares, o que leva a formação de uma rede sólida tridi- mensional.
SISTEMA DE DOCUMENTAÇÃO DE GEL modelo LGI GEL SMART Marca LGI SCIENTIFIC
Para que serve sol-gel?
O Pós Sol Panvel Solar é um gel hidratante que suaviza, refresca e hidrata a pele após a exposição excessiva ao sol, proporciona uma sensação de frescor e bem estar, deixando sua pele suave e macia.
De acordo com definição do Ministério da Saúde, emulsificante é uma “substância que torna possível a formação ou manutenção de uma mistura uniforme de duas ou mais fases imiscíveis no alimento”. Um exemplo de duas fases que não se misturam é a gordura (ou óleo) e a água.
Gel (do latim gelu - congelante, óleo Teu do latim kaebre frio, gelo, ou gelatus - congelado, imóvel) é um sólido aparentemente, de material gelatinoso formado de uma dispersão coloidal, em que a fase dispersa apresenta-se no estado líquido, e o meio dispersante no estado sólido.
Em um sistema, quando as partículas são muito pequenas e não podem ser vistas a olho nu, dizemos que é uma Solução Coloidal ou colóide. Definindo: Solução coloidal é uma solução onde as partículas dispersas têm um tamanho médio compreendido entre 1 e 100 nanômetros (nm), denominadas partículas coloidais.
Os cristaloides têm água e pequenas moléculas que podem se deslocar facilmente quando introduzidas no corpo. Os coloides podem conter produtos criados em laboratório (por exemplo, amidos, dextranos ou gelatinas) ou substâncias naturais (por exemplo, albumina ou plasma fresco congelado- PFC).
Há alguns tipos de gel para unhas disponíveis no mercado. Os 4 principais são o esmalte em gel, o gel soft, o gel hard e o gel trifásico. Cada um possui características específicas e serão melhor aproveitados em determinadas situações. Confira um pouco mais sobre cada um deles a seguir.
Desta forma, podemos definir físico-quimicamente, o leite como um sistema coloidal composto por uma fase contínua (formada por uma solução de água, lactose, sais minerais solúveis e vitaminas hidrossolúveis) e várias fases dispersas como os glóbulos de gordura, as micelas de caseína e as proteínas do soro (Figura 1).
Toda mistura é chamada de dispersão. Existem três tipos de dispersões: soluções (abaixo de 1 nm), dispersões colidais (entre 1 a 1000 nm) e suspensões (acima de 1000nm).
O Equilíbrio Hidrófilo Lipófilo (EHL) é uma propriedade importante que classifica os tensoativos e ajuda a prever o comportamento do processo de emulsificação, indicando o tipo de emulsão que será formada.
Existem dois tipos de emulsões: Tipo óleo em água (O / A), onde o óleo forma a fase dispersa (gotas) e a água a fase contínua; e do tipo água em óleo (W / O), onde a água forma a fase dispersa (gotículas) e o óleo a fase contínua.
A cremeação de emulsões o/a é uma forma de agregação, na qual as gotículas podem ser dispersadas novamente por agitação. A coalescência de gotículas ocorre quando duas ou mais gotículas aproximam-se uma da outra com energia suficiente para se fundirem e formarem uma gotícula maior na fase dispersa.
Géis coloidais resultam da agregação linear de partículas primárias pela alteração apropriada das condições físico-químicas da suspensão. A gelatinização ocorre pela interação entre as longas cadeias poliméricas lineares. Gel de agarose sobre lâmpada ultravioleta pode ser usado para estudar o DNA.
No caso citado da gelatina, quando ela é resfriada na geladeira, seu meio deixa de ser líquido. Ela se torna então um coloide denominado gel. O gel é exatamente o contrário do sol: Nesse tipo de coloide as partículas formam uma complexa malha tridimensional, que mantém o dispersante em uma estrutura semirrígida.
Os coloides são misturas heterogêneas, ou seja, apresentam mais de uma fase, que são formadas sempre por um material chamado disperso (substância em menor quantidade) e outro chamado dispersante (substância em maior quantidade). Um exemplo de disperso são as proteínas, e um exemplo de dispersante é a água.
O centrossoma é o principal centro organizador de microtúbulos das células animais, desempenhando funções celulares essenciais no processo de divisão celular, uma vez que regula a nucleação e organização espacial dos microtúbulos, estando também implicado no posicionamento de organelos na célula, como o complexo de ...
O citosol, citossol, hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática, é o líquido que preenche o interior do citoplasma, espaço entre a membrana plasmática e outras partes da célula como a matriz mitocondrial do interior da mitocondria.
No nucleoide, são encontrados todos os genes necessários para que a célula seja capaz de realizar suas atividades, ou seja, é nesse local que se encontra a informação genética essencial para a sobrevivência do organismo.