Red pill é o termo utilizado para um movimento de homens que defendem uma “masculinidade dominante”, conforme explica a doutora em ciências sociais e pesquisadora do fenômeno Bruna Camilo de Souza Lima e Silva.
A ideia do movimento 'RedPill' é de blindar homens a eventuais relacionamentos fracassados com mulheres e de evitar uma possível “castração masculina”, já que grupos acreditam que a mídia e o entretenimento estejam invertendo os papéis de poder da sociedade.
Inclusive, o termo redpilado, derivado de redpill, é usado por ela para se referir àquele que tem acesso à verdade. Tomar a pílula vermelha significaria descobrir a realidade, escondida pelo globalismo e pelo marxismo cultural. Outro ponto que os aproxima é a espetacularização.
Significado de Bluepill: O mesmo que ignorância, desconhecimento da verdade. Palavra que, traduzida do inglês, significa "Pílula azul". A pílula azul e seu oposto, pílula vermelha, são símbolos da cultura pop que representam a escolha entre abraçar a verdade às vezes dolorosa e a ignorância abençoada.
Vocabulário. Como toda 'tribo', os red pills também desenvolveram uma linguagem própria para se identificar. A mais comum é, na verdade, um conjunto de emojis: %uD83D%uDDFF%uD83C%uDF77. Ou seja, uma estátua moai e uma taça de vinho.
O conceito de “red pill” remete ao filme “Matrix” (1999), quando o personagem principal Neo tem a opção de tomar a pílula azul ou a vermelha. “Enquanto a primeira o manteria na ignorância da sociedade, a vermelha (red pill) lhe daria consciência sobre o que de fato acontece no mundo”, resume.
Na concepção do grupo, pessoas do sexo masculino não devem se casar ou namorar, mas, apenas fazerem sexo, para não permitir que as mulheres sejam “aproveitadoras”. Os red pills se opõem aos "blue pills", que são homens que preferem namorar e casar e, por isso, são considerados ingênuos.
Como a Green Pill foi projetada? A primeira etapa de um projeto é definir o escopo do projeto. Nesse projeto eu defini que criaria uma PCB, cujo esquemático é o projeto da placa Blue Pill, porém, faria com uma máscara verde, com as dimensões de um Arduino UNO e chamaria de Green Pill.
"Eles usam [o termo] 'estar redpilado', que é quando aquele homem acorda para a realidade e ele começa a ver o que acontece ao seu redor. E para eles uma das realidades é que as mulheres são as grandes vilãs da sociedade, atrás de direitos privilegiadas, interesseiras, aproveitadoras."
Usados para designar grupos e conceitos machistas, essas expressões viralizaram após o coach de masculinidade Thiago Schutz, dono da página do Instagram Manual Red Pill Brasil, ter ameaçado a atriz e humorista Livia La Gatto por causa de um vídeo dela nas redes sociais.
O movimento Red Pill ficou conhecido no Brasil recentemente, quando uma famosa comediante sofreu ataques verbais e ameaças de um “coach para homens”. Pessoas adeptas ao movimento acreditam que a sociedade moderna promove uma narrativa que favorece as mulheres em detrimento dos homens.
O termo redpill (pílula vermelha, em inglês) faz referência ao filme Matrix (1999). Na ficção científica, o protagonista Neo tem que escolher entre tomar a pílula azul, que permite seguir em um mundo de ilusões, e a vermelha, para encarar a realidade.
O Blackpill é basicamente o Redpill definitivo e mais difícil de engolir . Trata-se de perceber que nada importa e que não há nada que você possa fazer que mude alguma coisa, isso o deprava de todo pensamento positivo e faz com que você queira obter algum tipo de significado desse tempo limitado que temos.
O termo “red pill”, que significa pílula vermelha, deturpa o conceito que veio do filme Matrix no qual o protagonista possui duas opções: a pílula vermelha que o fará ver a dura verdade, e a azul que o manterá no conforto da ignorância.
Blue Pill, Purple Pill e Red Pill. Inspirados no clássico do cinema “Matrix”, onde Morpheus oferece a Neo uma pílula vermelha e uma azul, os MGTOW utilizam os termos blue pill, purple pill e red pill para referir-se ao estado de dormência dos homens diante da “realidade”.
A ideia por trás da "red pill" da machosfera é que, tomando essa pílula — o que os homens fariam simbolicamente ao frequentar esses fóruns e absorver seus ensinamentos —, eles conseguiriam sair do mundo das ilusões e veriam a realidade como ela é. Uma realidade que, segundo eles, é hostil aos homens.
Movimento masculino surgido e popularizado por volta da década de 20, do ano 2000. Que defende que homens não devem se casar ou namorar, mas, apenas fazerem sexo. Por dizerem que mulheres não são fiéis e nem possuem bom caráter para com os homens.
Segundo a especialista, referência no Brasil em comportamento e liderança, esse é um movimento formado por “meninos feridos, traumatizados por suas expectativas, ainda vinculados com a própria mãe e ausentes da figura paterna, o que cria essas imagens distorcidas”.
Júnior Masters, do canal Redpill Submundo Intelectual, explica o que é VSM - Valor Sexual de Mercado e ensina a calcular: “O valor do homem, que se desenvolve ao longo do tempo é o status que obtém, recursos financeiros e o quanto consegue manter isso”.
"Red pill" (pílula vermelha, em português) é uma metáfora do filme "Matrix" (1999). Em uma das cenas, é oferecida uma escolha ao protagonista Neo: ou ele toma a pílula azul e acorda como se nada tivesse acontecido ou ingere a pílula vermelha e finalmente conhece o mundo real, escondido por trás de uma simulação.
Outra forma de chamar o “Alfa”, porém com uma pequena alteração: O “Chad” é sexualmente ativo e despreocupado com os sentimentos das mulheres, colocando apenas o seu desejo como objetivo. Um grupo variante do “Redpill”; mais extremistas, acham que a sociedade deveria ser dividida entre homens e mulheres.
A Revista Eletrônica de Direito Processual – REDP é um periódico quadrimestral voltado à divulgação artigos e outros trabalhos de cunho acadêmico que contribuam para a área de Direito Processual (civil, penal, do trabalho, administrativo, internacional, tributário, comparado).