Foram considerados heresias todos os movimentos religiosos dentro do Cristianismo que foram condenados pela Igreja Católica por não concordarem com a ortodoxia estabelecida no catolicismo.
Os movimentos heréticos consistem em um aspecto do renascimento religioso da época e subproduto das mudanças culturais, sociais e econômicas do período.
Heresia (do latim haerĕsis, por sua vez do grego αἵρεσις, "escolha" ou "opção") é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha(m) um sistema doutrinal organizado ou ortodoxo.
As pessoas que contrariavam os dogmas do catolicismo eram chamadas de hereges e dividiam-se em outros grupos dentro da doutrina de heresia. Dentro desta própria doutrina existia um grupo secreto que acreditava que o Papa era um herege. A este grupo deu-se o nome de cátaros.
Na Teologia, a palavra heresia é, geralmente, definida como uma doutrina contrária aos dogmas de uma igreja ou de uma religião. A palavra é ainda utilizada, em sentido figurado, como opinião ou doutrina diferente às ideias recebidas e, popularmente, pode ser usada para significar disparate, absurdo, contrassenso.
A origem das heresias Neopentecostais - Paulo Junior
O que é uma seita herética?
Uma seita é uma divisão causada na igreja em geral provocada pelo ensinamento de uma heresia (ou às vezes uma seita surge tão somente pela disputa de poder eclesiástico). Toda seita possui a característica de transmitir ensinos e estimular comportamentos que os distingam de todos os outros grupos e igrejas.
A Igreja da Cienciologia, também conhecida como Dianética, está considerada pelos investigadores como um dos grupos mais destrutivos do mundo sectário.
Herege é a palavra usada para designar quem contradiz dogmas religiosos. O termo é mais comum para designar quem questiona a crença cristã, sendo muito associado à Idade Média na Europa, quando havia forte perseguição a todos que não eram cristãos.
Se há um homem a quem o Novo Testamento deve algo é Marcião: o rico proprietário de barcos da Anatólia, veio a Roma em 144 e tornou-se o primeiro bispo condenado como herege na história cristã.
Antes do século XIII a Igreja Católica punia os hereges com penitências, multas, perda das posses e muito raramente com execuções. Qualquer prática que questionasse ou fosse contra a doutrina da Igreja Católica era considerada uma heresia.
A Inquisição, também chamada de Santo Ofício, foi um tribunal formado pela Igreja Católica para condenar e punir as pessoas que tinham desvios nas normas de conduta, os hereges. Naquela época, o catolicismo era o que dominava a Europa, mas a igreja estava preocupada com o crescimento de outras seitas.
Como a Igreja Católica reagia aos movimentos heréticos que de alguma maneira ameaçavam sua hegemonia?
Em 1229, o papa Gregório IX determinou a criação do Tribunal do Santo Ofício, responsável por investigar e condenar os acusados de participação em movimentos de heresia. Além disso, a Igreja permitiu que heréticos fossem condenados à morte. Isso foi inspirado em leis decretadas por reis que puniam com morte os hereges.
Doutrinas. Algumas doutrinas adventistas são distintas e exclusivas da denominação, quando comparadas com outras igrejas cristãs. Elas são consideradas heterodoxas pelos críticos, o que faz com que segmentos pentecostais e alguns protestantes fundamentalistas rotulem os adventistas como uma seita.
“Nesse sentido, há uma diferença entre igreja e seita. A igreja vive uma experiência orgânica, natural de transmissão daquela fé dentro das famílias, comunidades. As seitas são dissidências que precisam de um apelo conversionista para poderem se consolidar dentro do campo.
De acordo com os dados do Censo 2010, pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) a Congregação Cristã ocupa a posição de 3ª maior denominação evangélica no Brasil e a 2ª entre as de vertente pentecostal, com 2,3 milhões de membros, atrás somente da Igreja Assembleia de Deus.
De acordo com Wallis, "seitas estabelecem uma reivindicação de possuir acesso exclusivo e privilegiado à verdade ou a salvação e seus adeptos comprometidos normalmente consideram todos aqueles que estão fora dos limites da coletividade como "um erro".
A heresia é a negação, por parte de um católico, de uma verdade da Igreja Católica. A definição de heresia nunca mudou e nunca mudará. Um instrumento contra os heréticos nesse período foi o Tribunal da Inquisição.
37. proposições heréticas eram críticas, questionamentos ou indagações feitas contra a Igreja como instituição ou aos seus membros. As blasfêmias eram uma demonstração de grosseria, rusticidade ou ignorância; “uma prática nascida do hábito, da ironia, do humor, da raiva ou da decepção4”.