Os objetivos da pesquisa descritiva incluem descrever características, comportamentos, atitudes, opiniões ou tendências presentes em uma população. Ela busca responder a questões como “o quê”, “quem”, “quando”, “onde” e “como” sobre o tema estudado.
A pesquisa descritiva tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência. Esse tipo de pesquisa estabelece relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado.
O método descritivo, de natureza exploratória, é um método qualitativo e, de acordo com Gil (2008), é o mais adequado para organizações, como as empresas comerciais. Isso se deve ao fato de ocorrer primeiro o estudo, em seguida a análise do objeto estudado, e somente no fim os dados são registrados e interpretados.
A pesquisa descritiva é um tipo de estudo científico que tem como objetivo principal descrever características, comportamentos ou fenômenos de uma população. Esta metodologia centra-se mais no “quê” do que no “porquê” do sujeito da investigação.
O que é pesquisa descritiva? A pesquisa descritiva é um método onde são recolhidas informações mais específicas e detalhadas. Como o próprio nome diz, esse tipo descreve uma realidade. Ao mesmo tempo que essa metodologia expõe os dados de algo, não se aprofunda no porquê dessas características.
A análise descritiva, como o nome indica, consiste em descrever as principais tendências nos dados existentes e em observar situações que levam a novos fatos. Este método é baseado em uma ou várias questões de pesquisa e não tem hipótese.
O propósito de um modelo descritivo é descrever ou ilustrar as características de um conjunto de dados. O foco principal dessa análise é enxergar padrões, tendências ou qualquer qualidade e atributo de uma variável.
Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).
A construção de um texto descritivo exige, primeiramente, o objeto (pessoa, situação etc.) a ser descrito. Para uma boa descrição, é preciso estar atento aos detalhes e às sensações que devem ser direcionados ao leitor. Uma boa descrição é aquela que possibilita ao receptor criar uma imagem em sua mente.
A descrição é a tipologia textual cuja função é caracterizar seres e objetos. Ela é fundamental para a comunicação humana, pois é por meio das descrições que se definem ou se especificam os diversos elementos do mundo.
O texto descritivo é um tipo de texto que tem como principal objetivo apresentar o retrato de um objeto, lugar, personagem ou acontecimento. Descrever coisas é uma atividade cotidiana. Em produção de texto, isso é um elemento importante para a compreensão pelo leitor.
A finalidade da pesquisa descritiva é analisar os dados coletados sem que haja a interferência do pesquisador. Costuma fazer uso de levantamentos para coleta de dados e descreve, minuciosamente, experiências, processos, situações e fenômenos.
Algumas formas de avaliação incluem: 1. Validade: o método descritivo deve ser capaz de medir o que se propõe a medir. Isso pode ser avaliado por meio de testes de validade, como a validade de conteúdo, a validade de critério e a validade de construto.
A análise descritiva utiliza gráficos e tabelas, para resumir e apresentar dados de uma forma fácil de entender. Essas informações podem ajudar o profissional de marketing a compreender melhor as preferências do público-alvo, tendências do mercado e também segmentar o público de forma mais precisa.
O texto descritivo é uma tipologia textual que tem como finalidade a descrição de algo ou de alguém, como uma pessoa, um animal, um objeto, um sentimento etc.
A Análise Descritiva é a fase inicial deste processo de estudo dos dados coletados. Utilizamos métodos de Estatística Descritiva para organizar, resumir e descrever os aspectos importantes de um conjunto de características observadas ou comparar tais características entre dois ou mais conjuntos.
a) Resumo indicativo ou descritivo: caracterizado como um sumário narrativo, nesse tipo de resumo descrevem-se os principais tópicos do texto original, e indicam-se sucintamente seus conteúdos. Portanto, não dispensa a leitura do texto original para a compreensão do assunto.
Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos. Ou seja, responder à pergunta: quando, onde e quem adoece?