O que são objetos reguladores? Também conhecidos como objetos de conforto, são itens que desempenham um papel crucial na vida de muitas pessoas autistas. Esses objetos podem variar desde um brinquedo específico até objetos que proporcionem conforto e segurança ao indivíduo.
Pode ser um brinquedo, um ursinho de pelúcia, um cobertor, uma fralda de pano ou qualquer outra coisa que faça tanto sentido para ele que está sempre junto. Esses são os chamados objetos de apego, ou objetos transicionais, muito importantes para o desenvolvimento emocional da criança.
A autorregulação é um processo complexo e integrado que envolve o desenvolvimento de aspectos fisiológicos, cognitivos, emocionais e comportamentais, para que possamos nos ajustar às demandas e desafios do dia a dia com estratégias gradativamente mais organizadas, elaboradas, internalizadas e intencionais.
Por exemplo, brinquedos de massinha ou slime podem ajudar a criança a desenvolver habilidades motoras finas e controlar a ansiedade. Brinquedos de água ou areia também podem ser muito divertidos e estimulantes para a criança explorar diferentes texturas e sensações.
As técnicas utilizadas como, reforço diferencial, treino de comunicação funcional, introdução de ferramentas de comunicação alternativa, etc., possuem muita efetividade na regulação cognitiva, regulação emocional e regulação comportamental e emocional, principalmente em relação aos comportamentos mais externalizantes.
Em outros termos, crise e regulação são dois momentos que se sucedem desde a rup- tura em um dado padrão de reprodução e acumrdação do capital que passa a exigir o restabelecimento de novos mecanismos de regulação para que o sistema volte a se expandir.
Quando a desregulação é desencadeada por alterações sensoriais, podemos concluir que o indivíduo não capta os estímulos do ambiente da mesma forma que uma pessoa neuroatípica. Ou seja, os sons ou luzes ao seu redor podem ser percebidos com mais ou menos intensidade, causando irritabilidade.
Um desenho animado infantil ou um brinquedo que estimule a imaginação, interação e, consequentemente, a comunicação são os mais recomendados. Visto que isso fará com que a criança aumente o interesse na atividade realizada. Assim, fica até mais fácil conversar com a criança.
Elas podem entrar em contato com cores, texturas e os sons do ambiente natural. Caminhadas, piqueniques e até mesmo atividades na areia ou na água são oportunidades para um desenvolvimento saudável e estimular habilidades sensoriais.
“Dominó, blocos de montar, livros de colorir, quebra-cabeças de diferentes tipos, jogos de tabuleiro, todos eles propiciam o aprendizado de maneira lúdica, além de favorecerem habilidades de atenção, concentração, foco, raciocínio lógico e planejamento.
Existem situações em que a pessoa pode estar esperando e buscando por estimulação sensorial do ambiente, e tudo estar “parado demais” pode ser o motivo para uma desregulação emocional. Portanto, é importante observar o comportamento do indivíduo no contexto do ambiente para ter pistas sobre o que ele está vivenciando.
VERDADE!! Toda pessoa gosta de carinho – os autistas não são diferentes. O que faz essa ideia se disseminar é a falta de compreensão a respeito das condições do autista: o contato físico pode ser sufocante ou extremamente desconfortável em alguns casos, onde a pessoa tem hipersensibilidade.
O que são objetos reguladores? Também conhecidos como objetos de conforto, são itens que desempenham um papel crucial na vida de muitas pessoas autistas. Esses objetos podem variar desde um brinquedo específico até objetos que proporcionem conforto e segurança ao indivíduo.
Na vida do autista, os gatilhos, normalmente, geram as crises ou colapsos. A pessoa se lembra de alguma situação que trouxe desconforto e se desregula emocionalmente. Assim, apresenta uma série de comportamentos estressantes.
É sempre bom lembrar que a criança autista ainda consegue entender o mundo, mas de uma forma diferente. Atividades educativas, como jogos de palavras ou jogos para adivinhar cheiros, estimulam mais essas crianças a interagir com o mundo e com as pessoas. Com isso, proporcionam maior estímulo a criança.
Por que as pessoas autistas gostam tanto de música? Uma das coisas que muitos autistas necessitam para terem um bom desenvolvimento, é a rotina e previsibilidade. Músicas apresentam essas características, existe a letra e tem um padrão que se repete.
Em conclusão, o gosto por girar objetos em crianças autistas pode ser uma manifestação do seu processamento visual único e das dificuldades em expandir suas atividades de brincadeira.
Muitas vezes, a forma de uma pessoa autista expressar seus sentimentos amorosos é demonstrada em comportamentos de colaboração na vida cotidiana, oferecer informações intelectuais valiosas e resoluções práticas do cotidiano.
O que causa o autismo regressivo? A causa específica ainda é desconhecida, mas estudos indicam que pode estar relacionado a fatores genéticos, ambientais e neurobiológicos.
Essas crises nervosas são acompanhadas de sintomas, como gritos, choros, enjoos, tremores, mal-estar ou comportamento autoagressivo. Muito diferente de uma birra, que é uma estratégia para conseguir algo que deseja.