“e) ofício-circular: forma de comunicação em caráter específico, de menor generalidade que as circulares, embora colimem o mesmo objetivo, o ordenamento do serviço”.
A circular é um documento oficial utilizado na transmissão de mensagens internas em um determinado local, seja ele uma empresa, um órgão público ou mesmo um conjunto habitacional.
Qual diferença entre ofício circular e ofício padrão?
Nesse caso, as siglas ou os nomes dos órgãos a que o documento se destina podem ser adicionados no rodapé. Ofício conjunto: é um documento enviado conjuntamente por mais de um órgão a somente um destinatário. Ofício conjunto circular: é um documento enviado conjuntamente por mais de um órgão a vários destinatários.
É usada para divulgar informações para um maior número de pessoas dentro de uma organização pública ou privada. Nesse documento normalmente constam avisos de ordens, regras e outros assuntos que precisam chegar a todas as pessoas em um mesmo ambiente.
Qual a diferença entre memorando ofício e circular?
Enquanto o memorando é voltado para dentro da instituição, isto é, a sua comunicação interna (entre departamentos, diretorias, coordenações etc), o ofício é destinado a circular fora da instituição (entre órgãos diferentes do serviço público, por exemplo).
A circular é um gênero de texto da área empresarial. Empresas se utilizam da circular para se comunicarem internamente, com os seus colaboradores. Nesse gênero, são abordados temas mais gerais. A circular possui a seguinte estrutura: cabeçalho, número, local e data, ementa, vocativo, corpo do texto, fecho e assinatura.
A circular é um documento oficial, redigido por autoridades ou instituições, para comunicar informações de diversas naturezas. No contexto público, a circular é muito utilizada com o objetivo de comunicar assuntos internamente, informando todos os servidores envolvidos.
De acordo com a forma ou meio de correspondência da mensagem escrita, diz-se carta-circular, ofício-circular, memorando-circular ou manifesto-circular.
Os tipos de ofício mais utilizados são: ofício de comunicação, ofício de solicitação, ofício de patrocínio e ofício jurídico. O ofício apresenta a seguinte estrutura: cabeçalho, numeração do ofício e ano, local e data, corpo do texto, despedida e assinatura.
Um ofício é um documento que, em geral, tem como objetivo solicitar, comunicar, reivindicar ou notificar de maneira formal sobre um determinado assunto. Esse tipo de documento costuma ser utilizado por locais que precisam ter um registro e controle das notificações enviadas, como as repartições públicas.
a. Gerar Circular: I. Para Tipos de Documentos internos que aceitam Destinatário (exemplo: Ofício), após gerar um primeiro documento que servirá de base, é possível acionar o botão “Gerar Circular” e indicar todos os Destinatários de interesse, podendo já incluir em Bloco de Assinatura.
A expedição de ofício pode ser utilizada para solicitar informações a repartições públicas, empresas, instituições financeiras, entre outros. Além disso, o juiz também pode expedir ofício para requisitar a intimação de testemunhas, perícias ou outras medidas necessárias à instrução do processo.
A circular administrativa corresponde a uma espécie de regulamento administrativo interno através do qual o dirigente máximo do serviço comunica aos subalternos orientações genéricas sobre a interpretação e aplicação de disposições normativas.
Do latim circulare, é ato administrativo formal que objetiva a transmissão de ordens internas emitidas de forma uniforme das autoridades administrativas aos diversos subordinados de uma repartição. São, portanto, ordens escritas emanadas pelos superiores hierárquicos aos funcionários subordinados.
Memorandos eletrônicos são tipos de memorandos enviados apenas a uma unidade, e geralmente, a pessoa que receberá o memorando, será o chefe da unidade (que poderá designar outros servidores da unidade para receber também). O memorando circular é o tipo de memorando enviado a um grupo de usuários.
Círculo é uma figura geométrica plana composta por todos os pontos a uma distância igual ou menor que r de determinado centro P. Muitos objetos têm o formato de círculo: relógios, espelhos, pratos, botões, chaveiros, adesivos, etc.
Circular é uma norma jurídica produzida em todos os níveis da administração pública (ou seja, do poder executivo), pela qual o chefe de certa repartição ou departamento define a padronização de condutas e regras.
O ofício é mais solene e externo, destinado a comunicações oficiais com autoridades ou instituições externas, enquanto o memorando é interno, usado para comunicação entre setores ou unidades da mesma organização.
O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.