O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão.
Ele é formado por uma ou mais orações, e é responsável por transmitir uma ideia completa. Sua extensão é dada pela inicial demarcada com letra inicial maiúscula até o ponto. Na redação, os períodos são essenciais para a organização do texto, a clareza da comunicação e a fluidez da leitura.
A Oração é um enunciado que contém, obrigatoriamente, uma forma verbal (verbo ou locução verbal). Dica: para contar quantas orações há em uma frase ou período, basta contar o número de verbos e locuções!
Em um texto, é comum que as frases sejam períodos, mas isso não significa que seja uma regra. Para identificar com precisão se a frase em questão é ou não um período, é preciso procurar pelo verbo, identificando-o é possível localizar a oração, esta sim trará a certeza da existência do período.
Para saber quantos períodos há em um parágrafo, basta contar a quantidade de pontos que têm nele (neste aqui tem nove). Cada ponto marca o fim de um período.
O primeiro parágrafo do texto é chamado de introdução, visto que representa o primeiro contato do leitor com o texto. Por essa razão, ele deve apresentar as palavras-chave do tema, assim como é recomendado defender a tese (opinião sobre a temática trabalhada).
O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.
O período é o enunciado composto de duas ou mais orações com sentido completo em junção. Um período simples tem apenas uma oração. Já o período composto tem duas ou mais orações nele.
Em física, o período T é uma grandeza física escalar, definida como o tempo necessário para que algo em um movimento periódico complete 1 ciclo. Sendo que, o período pode ser obtido através da divisão do tempo Δt decorrido pelo número de ciclos n completados nesse tempo.
# As orações coordenadas assindéticas são separadas entre si por meio da vírgula. Exemplo: O garoto chegou, guardou seus objetos, debruçou sobre a mesa sem nada dizer. # As orações coordenadas sindéticas separam-se por vírgulas, exceto as aditivas.
Como dividir os períodos e classificar as orações?
Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples. Quando coordenada ou subordinada, trata-se de período composto, isto é, há uma oração e, por isso, mais de um verbo ou locução verbal na estrutura sintática.
O que é um período? Período é uma frase que tem uma oração ou mais, por exemplo: “Assim que ela chegou, apresentou as novas ações a serem executadas.”. Note que há 3 verbos; portanto, temos mais de uma oração, formando, assim, um período composto.
(4) Português Moderno, com duas fases: primeira fase, séculos XVI a XVIII (1540 a 1750); segunda fase, século XIX. (5) Português Contemporâneo: séculos XX a XXI.
Período é um enunciado composto de uma ou mais oração, ou seja, de construções que contém um ou mais de um verbo/forma verbal. Quando contém apenas um verbo, é chamado de período simples; quando contém dois ou mais verbos, é chamado de período composto.
O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão.
O período é constituído por uma ou mais orações. Quando o período possui apenas uma oração, é conhecido como período simples. Mas se ele possuir duas ou mais orações será conhecido como período composto.
Todo período é frase, mas nem toda frase é período, pois existem frases nominais, ou seja, que não contêm verbos. Assim, para determinar o número de períodos, você pode contar o número de frases verbais.
► O período deve conter um pensamento completo, isto é, deve fazer sentido, mesmo que esteja se relacionando com períodos anteriores ou ampliando os sentidos desses. Apresentar um pensamento completo não significa que o período deve ser longo, ainda que a ideia seja complexa.
Assim, o parágrafo se forma como uma parte constituinte do texto. Assim, para identificarmos um parágrafo, é importante verificarmos: o recuo (o espaço que a primeira linha se distancia da margem); a quantidade de períodos (geralmente, mas não obrigatoriamente, 3-4 períodos — o que corresponde a 4-8 linhas);
Os termos essenciais da oração são o sujeito (o ser sobre o qual se declara algo) e o predicado (a informação dada sobre o sujeito). A diferença principal entre frase, período e oração está na presença e na quantidade de verbos e no sentido que esses elementos expressam.