Moscas volantes são observadas quando um objeto no globo ocular lança uma sombra na retina, que é a estrutura no fundo do olho que detecta a luz. Elas são frequentemente interpretadas como um objeto ou objetos aparentes flutuando no campo de visão externo.
A fotopsia acontece quando o vítreo (fluido gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho) fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes luminosos.
Quando esfregamos os olhos com força podemos ver alguns pontos de luz momentaneamente. Esses flashes de luz também são chamados de fotopsia. O fenômeno ocorre devido a fricção do vítreo que ativa as células fotorreceptoras.
O que significa ver um monte de pontinhos brilhantes?
Se ao olhar para uma superfície mais clara e brilhante, como uma parede branca ou céu azul, você notar pequenas manchas ou pontinhos em seu campo de visão, saiba que pode se tratar de uma condição chamada de moscas volantes.
Quando o humor vítreo traciona a retina, ela produz a sensação que estamos vendo "flashes" de luz. É um estímulo mecânico direto sobre a retina. Os mesmos efeitos podemos conseguir, quando fechamos e comprimimos o globo ocular. Estes "flashes" de luz podem ser transitórios.
ENXERGAR FLASHES LUMINOSOS (FOTOPSIAS) É PERIGOSO? É UM SINAL DE DESCOLAMENTO DE RETINA?
É normal ver pontos de luz?
Pessoas com flashes luminosos ou moscas volantes, mas sem sinais de alerta, raramente têm uma doença séria. Pode ser necessário encaminhar pessoas com flashes luminosos ou moscas volantes e sinais de alerta a um oftalmologista.
A visão com raios luminosos acontece quando o vítreo, fluído gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes.
Corpos flutuantes são pequenos pontos, manchas, linhas ou formas que entram no campo de visão e parecem flutuar na frente do olho. Podem parecer objetos distantes, mas na realidade são sombras de células e fibras encontradas no olho, no humor vítreo.
Na verdade, as moscas volantes são proteínas que se formam quando ocorre essa separação. Em determinados casos, além da separação do vítreo com a retina pode acontecer a ruptura retiniana.
Ela acontece quando o vítreo, gel que preenche a parte interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, isso faz com que os fotorreceptores (células que captam a luz que chega à retina e transmitem para o cérebro) sejam ativados, daí essa sensação de flashes ou pontos luminosos, muito relatam até como “vagalumes”.
O ponto de luz simboliza a iluminação, a pureza e a energia positiva, o que faz com que esse colar seja muito apreciado por quem busca um estilo delicado e sofisticado. Além de combinar com diferentes looks e ocasiões, o colar com ponto de luz também possui significados especiais para quem o usa.
“As moscas volantes são minúsculas partículas de vítreo condensado, formadas quando o vítreo se solta da retina. Embora pareçam estar na frente do olho, na realidade, elas estão flutuando dentro do olho”, explica o oftalmologista. Nem sempre as moscas volantes interferem na visão.
Esses objetos são originados de pequenos detritos de cometa ou mais raramente de asteroides muito pequenos, conhecidos como meteoroides. Quando um meteoroide entra na atmosfera terrestre, ele tem sua superfície aquecida devido a ablação e a outros processos térmicos.
Quando procurar o médico. Na maioria dos casos, as moscas volantes não inofensivas, ou seja, não há com o que se preocupar! Por outro lado, os pontinhos pretos na visão podem indicar condições mais preocupantes, como descolamento do vítreo e doenças da retina.
As pintas nos olhos podem ser congênitas, ali desde o nosso nascimento. Mas, às vezes, só resolvem aparecer anos mais tarde, quando já estão maiores e escuras. Além dos nevos, que são benignos, pode aparecer a Melanose Primária Adquirida, um outro tipo de mancha causada pelo aumento de melanócitos no olho.
Geralmente são o que chamamos de nevus, que são pigmentações benignas, popularmente conhecidas como pintas. Estas pintas podem estar na conjuntiva, que é a membrana externa que cobre a parte branca dos olhos, ou na esclera, que é a camada abaixo da conjuntiva.
A pinguécula é uma degenerescência da conjuntiva que se manifesta como um depósito de cor amarela esbranquiçada na junção entre a córnea e a esclera. Ou seja, é uma alteração do tecido da conjuntiva, que resulta no depósito de proteínas, de gordura e/ou cálcio, alterando a cor da conjuntiva.
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.
A sensação de ver luzes piscando ou clarões no seu campo de visão é chamada de fotopsia, uma condição que pode estar associada a alguns problemas na saúde ocular.
Divergentes – os raios luminosos divergem a partir de um ponto. Convergentes – os raios luminosos convergem para um ponto. Paralelos – todos os raios de luz do conjunto são paralelos entre si.
O tratamento dessas lesões deve ser imediato, com laser. Dessa forma, se evita um quadro grave. Percebendo flashes na visão, agende rapidamente uma consulta oftalmológica.
Outra opção de editor de olhos vermelhos de terceiros nesta lista é o YouCam Makeup. O aplicativo está disponível para smartphones Android e iOS. Ele utiliza tecnologia de inteligência artificial para remover automaticamente o efeito olho vermelho. Com isso, sua IA pode detectar automaticamente o olho vermelho.
Os principais sintomas do descolamento de retina incluem a percepção de flashes de luz (fotopsias), um aumento repentino de "moscas volantes" (pequenos pontos ou linhas que flutuam no campo de visão) e uma sombra ou cortina que se move sobre uma parte do campo visual.