Os pontinhos pretos são formados por sangue, pedações de tecido conjuntivo ou ainda por um aglomerado de células. Essa composição pode variar de acordo com a causa das moscas volantes. Há outros fatores de risco associados às moscas volantes como: Miopia.
Se você já percebeu pequenas manchas pretas flutuando no seu campo de visão, você não está sozinho. Essas manchas na visão, também conhecidas como moscas volantes, são uma ocorrência comum e geralmente inofensiva. Embora possam ser incômodas, a maioria das pessoas não precisa se preocupar com elas.
Os cravos pretos são aqueles poros que ainda não foram cobertos pela pele e apenas estão entupidos por sebo. Já os cravos brancos são cravos fechados, formados dentro da nossa pele. Ou seja, os cravos pretos consistem em comedões abertos.
O termo é usado para se referir a qualquer objeto ou fenômeno observado no céu que não possa ser facilmente identificado como um avião, helicóptero, balão, pássaro ou qualquer outra coisa comum.
Tais marcas são causadas pela atividade de células responsáveis pela produção de pigmento da pele, nomeadas de melanócitos. Esses sinais são chamados ainda de nevos ou nevus, e podem possuir vários formatos. Entre as suas cores possíveis estão o preto, o pardo e qualquer tonalidade escura.
Se você enxerga manchas ou pontos pretos se movimentando no seu campo de visão, saiba que moscas volantes é o termo correto para esse sintoma. Geralmente, elas são mais facilmente percebidas durante a leitura, em superfícies brancas ou dependendo da iluminação do local ou da posição do olhar.
As moscas na visão ou moscas volantes são consequência de um processo chamado descolamento do vítreo. O vítreo é um gel transparente que preenche o olho por dentro. Este processo é normal, fisiológico do envelhecimento.