O bicho de pé é, na verdade, por uma pulga, a Tunga penetrans, que causa infecção e lesões principalmente na planta do pé, ao redor das unhas e nos espaços entre os dedos. É um pontinho preto que pode inflamar e causar dor, coceira e vermelhidão.
- Algumas verrugas tem "spots" sobre a pele, que são pontinhos pretos, que comumente são chamados de sementes de verrugas, mas são realmente pequenos vasos de sangue coagulados. - Dor ou sensibilidade ao caminhar ou ficar em pé. Você deve procurar um médico se: - A lesão é dolorosa ou muda de aparência ou cor.
Pinta benigna ou Nevo melanocítico: Pintas são comuns nas solas dos pés e não representam risco algum. Uma pinta benigna pode crescer e mudar, em especial em crianças e jovens, se confundindo com um melanoma. Às vezes é difícil fazer a diferenciação entre um sinal benigno e um câncer de pele.
Costuma-se observar um círculo claro em volta de um ponto escuro, que nada mais é do que o abdômen da pulga cheio de ovos. O desconforto e a dor provocados variam de acordo com a localização e o tamanho da infestação.
O que é a verruga plantar também conhecida como cravo no pé? A verruga plantar ou cravo plantar é uma lesão da pele que ocorre na planta dos pés, normalmente na região das “cabeças” dos metatarsos, na parte de trás dos dedos. Essas verrugas podem não apresentar sintomas ou em alguns casos serem extremamente dolorosas.
UM PONTINHO NO PÉ (A LITTLE SPOT AT THE FOOT) - PODÓLOGO MAURÉLIO
O que é HPV no pé?
Verrugas plantares ou Papilomas Víricos (frequentemente chamadas de mirmécias, cravos ou papilomas), são pequenas lesões cutâneas que se desenvolvem na planta (ou "solas") dos pés (veja imagens superiores). Uma verruga plantar é um vírus, o HPV (Papilomas Vírus Humano) e pode ser muito dolorosa.
Calotrat Plantar é indicado para uso nas hiperqueratoses, como cravos e rachaduras nos pés, calos secos e verrugas. Calotrat é um medicamento indicado para alívio da dor e para a eliminação de calos, calosidades e verrugas.
O bicho de pé é, na verdade, por uma pulga, a Tunga penetrans, que causa infecção e lesões principalmente na planta do pé, ao redor das unhas e nos espaços entre os dedos. É um pontinho preto que pode inflamar e causar dor, coceira e vermelhidão.
No entanto, é importante tirar o bicho-de-pé da pele para evitar a infecção do local por bactérias e outros microorganismos. Para tirar o bicho-de-pé, normalmente, é utilizada uma agulha estéril, que permite remover o parasita completamente da pele onde está instalado.
A maioria das pintas aparece durante a infância e adolescência – são os nevos adquiridos. O aparecimento está relacionado com a predisposição genética e a quantidade de exposição ao sol. É normal aparecem mais pintas até os 30-40 anos de idade. Muitas pintas podem tornar-se elevadas e apresentam pêlos na superfície.
Várias coisas podem causar isso, como problemas de circulação, alergias, ou infecções. Doenças como a arterial periférica também são causas comuns. É muito importante procurar um médico para saber exatamente o que está acontecendo.
As pintas benignas costumam ter uma cor só. Cores variados (marrom, castanho, preto) também são sinal de alerta. O melanoma pode mudar para tons de vermelho, branco ou azul.
As bolhas no pé podem surgir devido a fricção do pé com um sapato muito apertado ou novo, ou com meias molhadas ou de tecido sintético, ou queimaduras, mas também podem ser causadas por condições de saúde, como dermatite de contato, micoses ou disidrose, e afetar o calcanhar, os dedos ou a sola dos pés, por exemplo.
As manchas escuras na pele são provocadas por um aumento da reprodução das células da epiderme, quase sempre estimuladas por excesso de insulina circulante. Outros fatores como medicamentos, alterações hormonais e até tumores, também podem estimular este crescimento anormal.
Também chamados de fibromatose plantar, os nódulos ocorrem quando há um super crescimento do tecido fibroso da fáscia plantar (banda fibrosa que reveste toda a planta dos pés, dos dedos ao calcanhar), ou seja, quando esse tecido cresce mais que o normal.
O que acontece se não tirar o bicho de pé? Quando o bicho de pé não é tratado com rapidez, logo depois de penetrar a planta dos pés, a pessoa pode sofrer de infecções secundárias. É comum que os hospedeiros contraiam tétano, septicemia, linfangite, Staphylococcus aureus e gangrena gasosa.
Pulverize com uma solução salina de 200 gramas de sal por litro de água. Se houver cães e gatos com bicho-de-pé, pulverize-os com produtos sistêmicos, e lave o local onde os mesmos dormem com a solução salina, e ferva seus panos que servem de cama.
O bicho-de-pé deve ser retirado utilizando uma agulha estéril após realizar a limpeza adequada da pele onde está instalado, o que pode ser feito com a aplicação de álcool 70% ou clorexidina sobre a pele, por exemplo.
Calosidades e Calos: As bolinhas podem representar calosidades ou calos que se desenvolvem devido à pressão excessiva ou fricção contínua na área. Calçados inadequados, atividades de alto impacto ou pé plano podem contribuir para o desenvolvimento dessas protuberâncias endurecidas.
Embora o HPV provoque o aparecimento do olho de peixe e não seja facilmente transmitido de uma pessoa para a outra, é comum que entre em contato com a pele do pé a partir de andar descalço em locais públicos úmidos, como banheiros ou piscinas.
O que é olho de peixe? O olho de peixe é uma verruga plantar que ocorre devido à infecção por alguns subtipos do papilomavírus humano, conhecido como HPV. Clinicamente, essa condição se manifesta como uma calosidade ou protuberância rígida e endurecida na região da sola do pé, ou seja, na região plantar.
O que é verruga plantar? A verruga plantar é uma lesão cutânea que se desenvolve na planta do pé, próxima aos dedos, sendo conhecida pelo termo popular “olho de peixe”. O peso do corpo impede que a lesão cresça para fora.
Ele costuma ser transmitido quando se caminha por lugares inadequados descalço e se seu sistema imunológico está enfraquecido, se instala mais facilmente.