Historicamente, em nossa sociedade, os avós desempenham um papel bastante especial. Eles cuidam, educam e transmitem amor e conhecimento aos netos, e, em muitas famílias, assumem a função de pais.
O papel dos avós é de grande importância na vida das crianças; eles representam uma referência familiar, fonte de histórias, relatos e anedotas que incrementam o desenvolvimento social e intelectual das crianças. Além disso, os avós representam uma forma especial de amor, diferente da dos pais.”
Um levantamento realizado pela London School of Economics and Political Science sobre 45 estudos de famílias ao redor do mundo mostrou que crianças com o suporte da avó materna têm maior tendência a sobreviver e se desenvolver de forma saudável.
Os avós tem direito de pegar os netos, sendo regulamentado no poder jurídico e não apresentado danos a vida do menor. Os avós tem direito de regulamentação de visitas dos netos sim. A Constituição Federal assegura no seu artigo 227, que os avós devem sempre visitar seus netos e vice-versa.
A Importância da AVÓ PATERNA na Sua Vida 🔮 Entenda seu Grande Poder Misterioso ✨ Dolores Cannon
Por que a avó materna é a mais importante?
Além de prestarem apoio, os avós também contribuem transmitindo valores, crenças e experiências, acumuladas ao longo da vida (Barros, 1987; Dessen & Braz, 2000).
Sou obrigada a deixar a avó paterna ver meu filho?
Em 28 de março de 2011, a Lei 12.398 adicionou ao Código Civil brasileiro o entendimento de que “o direito de visitas estende-se a qualquer dos avós, a critério do juiz, observados os interesses da criança ou do adolescente”.
Quando a avó paterna pode pedir guarda compartilhada?
O pedido de guarda pelo avós pode ser feito em razão de diversas situações, principalmente diante da existência de maus tratos, abuso sexual, falecimento dos pais ou até mesmo por falta de condições financeiras para cuidar do menor, lembrando que o melhor interesse da criança ou do adolescente irá prevalecer sempre, ...
A guarda é um direito-dever: o guardião da criança tem o direito-dever de proteger, defender, vigiar, preservar. Em dadas circunstâncias, pode ser conferido judicialmente a algum parente próximo e, em isso ocorrendo, é oponível aos próprios pais do menor.
Carregamos muitas de suas características, não somente físicas – como aquelas das quais alguém nos diz “nossa, você é a cara dos seus avós” -, mas também compartilhamos muito de sua história, cultura e ancestralidade.
Além de ajudar mães e pais e transmitir conhecimento entre gerações, essa relação cria memórias que ficam para sempre. Essas premissas estão presentes no livro infantil “Os avós são para sempre”, escrito pelo jornalista Daniel Cassol, pai da Helena, 6 anos, e do Santiago, de 2.
Os avós são fonte de apoio, carinho e afeto para filhos e netos, o que os torna, em muitos casos, amados, admirados e respeitados (Dias, Hora & Aguiar, 2010).
Os avós desempenham um papel de extrema importância na educação dos netos, além de contribuir para o desenvolvimento emocional, social, intelectual e afetivo. A relação entre avós e netos é única e especial, trazendo benefícios valiosos para ambas as partes.
Os avós têm papel importante no crescimento e na formação das crianças. Com a experiência que eles acumulam, oferecem uma visão mais ponderada sobre a vida e são capazes de transmitir segurança. A relação próxima com os netos contribui para dar mais estabilidade emocional para os pequenos.
"A avó materna é a encarregada de transferir a maior parte da carga genética dentre todos os avós. E a genética pula uma geração. Por isso, muitas crianças não se parecem com seus pais, mas sim com seus avós." 👵👶💛
Quais os direitos dos avós paternos sobre os netos?
Assim como as crianças têm o direito de conviver com seus pais, os avós também têm o direito de conviver com os seus netos. No entanto, em alguns casos esse relacionamento nem sempre é de grande proximidade, principalmente quando os pais não possuem uma boa relação após o divórcio.
Não obstante, a teor dos arts. 1.696 e 1.698, do Código Civil, a responsabilidade dos ascendentes é sucessiva e complementar. Assim, os avós somente serão obrigados pelos alimentos dos netos na falta dos pais ou se esses não estiverem em condições de suportar o encargo".
É direito dos avós a convivência com seus netos, independentemente da vontade dos pais da criança. Isso porque a convivência familiar é um direito, sobretudo, da criança. É amparado nesse direito que os avós têm a possibilidade de ingressar com ação judicial para regulamentar o direito de visitas aos netos.
Os avós, tanto maternos quanto paternos, tem o direito de conviver com os netos! O Código Civil traz dispositivos que defendem e amparam esse direito, portanto, se você está sendo privado de conviver com seu neto, procure um advogado de sua confiança para garantir que você não perca nenhuma etapa da vida de seu neto!
A avó paterna representa a nossa força espiritual e o nosso êxito profissional. Dela recebemos a energia da força e da segurança para irmos para o mundo. Ao olhar para ela vem a confiança e os recursos necessários para enfrentar a vida. Ir adiante é seguir com ela.
A aplicação do Direito Avoenga na prática envolve a consideração cuidadosa de cada situação. Os avós podem buscar a guarda legal de seus netos em casos nos quais os pais estão ausentes, incapazes ou em situações que colocam em risco o bem-estar das crianças.
Primeiro, em não havendo cônjuge e filhos, os netos herdam toda a herança dos avós, cada um com cotas iguais. Segundo, os avós sempre poderão, indicar seus netos como herdeiros, devendo sempre obedecer os limites impostos pela lei, por meio de testamento e mesmo que tenha filhos vivos.