O GUIA PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) é um GUIA DE MELHORES PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS, ou seja, consiste em uma padronização que identifica e conceitua o que pode ser aplicado em termos de processos, ferramentas e técnicas da gestão de projetos, norteado por PRINCÍPIOS e DOMÍNIOS DE ...
O que é o PMBOK? O Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (tradução de PMBOK) é considerado um guia, pois norteia as ações no gerenciamento de projetos. Seu valor para as empresas vem do fato de que o PMBOK ajuda a padronizar a gestão de projetos, independente do departamento.
Projetos são conjuntos de tarefas que são realizadas, geralmente uma vez, para atingir determinado objetivo, enquanto processos são conjuntos de etapas que se repetem regularmente para obter o mesmo resultado. Você quer entender melhor a diferença entre projeto e processo?
Já os cinco grupos de processos do PMBOK são: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento. Esses, que são utilizados para estruturar e categorizar de forma eficiente todos os processos da gestão do projeto.
O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia de conceitos e ferramentas para descrever e fazer a gestão do “ciclo de vida” de um projeto, podendo ser utilizado em qualquer segmento. Nesse guia, se descreve técnicas, normas, métodos e práticas validadas por diversas organizações ao longo do tempo.
Onde o PMBOK pode ser aplicado? Por se tratar de um guia generalista, o PMBOK pode ser aplicado em qualquer área do conhecimento. Além disso, não existem restrições quanto as particularidades de um projeto, bem como prazo ou orçamento. Por isso que o documento é usado como referência no mundo inteiro.
A metodologia PMBOK descreve cinco grupos de processos de gestão de projetos: Iniciação: Os processos de iniciação são aqueles envolvidos na obtenção de aprovação para um novo projeto ou início de uma nova fase de um projeto existente, juntamente com a definição do escopo inicial e das principais partes interessadas.
De forma geral, processos podem ser caracterizados como cada atividade realizada com o intuito de transformar uma entrada em saída. Isso significa que uma sequência lógica de tarefas que busquem um objetivo pode ser considerada um processo.
Um processo possui uma entrada, uma saıda e realiza uma determinada operaç˜ao. Assim os termos Planta e Processo podem ser utilizados como sinônimos, mas Processo é sempre mais abrangente que Planta. Sistema – é uma combinaç˜ao de componentes que atuam em conjunto e realizam um determinado objetivo.
Qual a principal diferença entre projeto e processo?
A diferença entre processo e projeto é a repetitividade das atividades. Um projeto é realizado uma vez só, as entregas serão realizadas para atingir um objetivo. Em um processo existe recorrência das atividades, onde as entradas são transformadas em saídas.
usa recursos limitados; pode ser planejado, executado e monitorado; é desenvolvido de maneira progressiva e por etapas; tem um objetivo específico a ser alcançado, seja a entrega de um produto, serviço, processo, método ou resultado.
O Guia PMBOK é muito importante para o trabalho de organizar, já que explora três conceitos fundamentais para projetos: o ciclo de vida do projeto, o processo administrativo do projeto e as áreas de conhecimento.
Isso porque, nesse grupo, são previstos 24 subprocessos, conforme elencado abaixo: Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto. Planejar o gerenciamento do escopo.
Como elaborar um projeto PMBOK? Para criar um projeto com base no PMBOK, é preciso seguir as 5 etapas definidas no guia (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento) em ordem.
O que é o PMBOK? O Project Management Body of Knowledge (PMBOK), ou guia pmbok, é uma documentação que tem como base um conjunto de processos contendo as melhores práticas, terminologias e diretrizes que são aceitas como padrões pelo Project Management Institute (PMI).
O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um guia de boas práticas para gerenciamento de projetos. Ele não é uma metodologia prescritiva, ou seja, não obriga que seus processos sejam seguidos à risca. A ideia é que eles sejam adotados conforme a necessidade do projeto e/ou da instituição.
PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é, em português "Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos". Foi desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI) que estabelece as melhores práticas para o gerenciamento de projetos.
O PMBOK inclui conceitos como integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas (stakeholders) dos projetos.
Juntamente com os 12 Princípios, serve como um guia para gerentes de projeto, membros da equipe e stakeholders entregar valor à organização e a todas as partes envolvidas. Sobre a seção denominada Guia PMBOK, ao contrário da sexta versão, ela deixa de abordar áreas de conhecimento e grupos de processos.
No entanto, existem algumas parti comuns aos projetos, que nos permitem listar as seguintes características gerais. Na tabela abaixo, apresentamos conceitos de projeto em outras literaturas. PMBOK Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo (entregas).