Para Kotler (1998), um produto é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição ou consumo; inclui objetos físicos, serviços, personalidades, lugares, organizações e ideias.
Para Kotler (1993): “Produto é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição, atenção, utilização ou consumo e que pode Page 6 6 6 satisfazer um desejo ou necessidade”. O desenvolvimento de um produto deve considerar três estágios: o primeiro diz respeito ao produto básico que é o núcleo do produto.
Um produto é tudo aquilo capaz de satisfazer um desejo ou uma necessidade. O mais importante de um produto é o serviço que ele presta. O produto não é somente o que o engenheiro diz dele, mas, também, o que está implicado por sua concepção, embalagem, distribuição, preço qualidade e garantia.
Na verdade, a resposta é simples: produto é toda a mercadoria colocada à venda no comércio, que, normalmente, tem prazo de validade. Já serviço é um ato ou desempenho intangível, oferecido por uma empresa para outra empresa ou consumidor final.
O QUE É o Marketing 4.0 | Philip Kotler | #marketing
O que é um produto ou serviço?
Ou seja, o produto é adquirido por um comprador e, depois, ele passa a ter posse sobre aquele item. No caso do serviço, essa posse não acontece. Isso porque, você pode contratar um curso, por exemplo, podendo usufruir de todos os seus ensinamentos, mas ele não é seu.
Quais são as 4 diferenças entre serviços e produtos?
Principais diferenças entre produto e serviço Produtos são tangíveis, ou seja, podem ser tocados, enquanto serviços são intangíveis e não podem ser tocados. Em outras palavras, produtos são bens materiais que podem ser tocados e criados a partir de matérias-primas, enquanto serviços são consumidos enquanto prestados.
Também chamado composto de marketing, os 4 Ps do marketing referem-se a quatro fatores que devem ser considerados ao planejar e executar as estratégias de marketing da empresa. São eles: preço, praça, produto e promoção.
Qual a principal característica que define um produto?
Os produtos podem ser classificados quanto a determinadas características: a) Quanto à vida útil: durável e perecível. b) Quanto à necessidade: necessário e supérfluo. c) Quanto à demanda: elástico e inelástico.
A descrição de produto deve informar a origem do item, como ele foi feito, quem o fabricou e a inspiração para desenvolvê-lo. É como se fosse a história do produto, que deixa de ser apenas um mero auxílio para a venda e também ajuda na interação com o cliente.
Quais são os aspectos básicos do marketing segundo Kotler?
Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.” O marketing segundo Kotler envolve identificar e satisfazer as necessidades do seu público-alvo gerando lucro.
Quais são as 8 demandas de Kotler? Segundo Kotler; Keller (2012), existem oito tipos de demandas, quais são elas? c. Demanda negativa, demanda inexistente, demanda latente, demanda em declínio, demanda irregular, demanda plena, demanda excessiva, demanda indesejada.
Qual é o principal objetivo do marketing vista por Philip Kotler?
Essa definição vai ao encontro do que diz Philip Kotler, que define o marketing como: “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com lucro.
Os 4 Ps do Marketing representam os quatro pilares de uma estratégia — Preço, Produto, Praça e Promoção. Eles definem como a marca vai chegar até o seu público-alvo e se posicionar no mercado para atingir seus objetivos.
Um automóvel e um ônibus são produtos, enquanto uma passagem de ônibus e uma corrida de táxi ou Uber são serviços. Outro exemplo: um aparelho celular é um produto, e a sua linha telefônica, cobrada pela operadora, é um serviço.
Alguns atributos de produtos são considerados obrigatórios, como nome, descrição, largura, altura, profundidade, EAN, peso e garantia. Outros atributos de produtos são peso e medidas, em quilos ou litros, por exemplo.
Os atributos de produto são características e funcionalidades da mercadoria. São as informações técnicas que enriquecem a descrição de produto e ajudam a criar um cadastro mais completo, proporcionando uma noção completa sobre o produto e mais clareza aos clientes interessados na aquisição.
Como fazer os 4 ps do marketing? Para fazer os 4 ps de marketing você precisa definir seu Produto, o Preço, a Praça (onde vai ser ofertado) e criar uma estratégia de Promoção.
Os 4 Ps do marketing (Mix de Marketing ou Composto de Marketing) são um conjunto de fatores que uma empresa pode aproveitar para realizar estratégias que a ajudem a obter resultados positivos nas vendas. A definição de cada um dos 4 Ps é: produto, preço, praça e promoção.
“[...] o termo 'produto' abrange tanto a mercadoria (aquele que é importado para integrar o processo industrial ou comercial, com destino ao consumo) quanto o bem (aquele que é destinado ao uso do próprio importador)”. 10 Então, repita-se: toda mercadoria é um produto; mas nem todo produto é uma mercadoria.
O que caracteriza a mercadoria é a existência de um bem material posto em circulação econômica, para o consumo, mediante remuneração”. Aqui, já temos um produto, que está em processo de venda ou já vendido, que então, se torna uma Mercadoria.
O produto consiste em algo que reúne atributos específicos, que podem ser tangíveis ou intangíveis, e foram criados ou desenvolvidos a partir de um processo de produção.