Muita gente no Brasil se confunde simplesmente porque temos em português uma única palavra – “quilate” – para designar duas coisas diferentes. O quilate abreviado com “ct” representa o PESO de uma pedra. Um quilate (1 ct) equivale a 0,2 g. Então, se uma pedra tem 5 ct ela pesa 1 g, e assim por diante.
Os quilates de uma pedra preciosa, como um diamante, não medem o tamanho da pedra preciosa, mas, sim, o peso. Especificamente, um quilate de diamante, cuja abreviatura é ct, é a quinta parte de 1 grama, ou seja, equivale a 0,20 gramas. O tamanho da pedra dependerá de sua forma ou tamanho.
Encontrando pedras de RUBI na natureza entre as pedras preciosas
O que significa 1 quilate?
No que se refere a pedras preciosas, como o diamante, um quilate representa uma massa igual a duzentos miligramas. A unidade de massa foi adotada em 1907 na Quarta Conferência Geral de Pesos e Medidas. O quilate pode ser subdividido ainda em 100 pontos de 2 mg cada.
O peso em quilates é uma unidade de medida do peso de um diamante e um dos fatores-chave na determinação do seu valor. Um quilate equivale a 0,2 gramas, ou o peso de um clipe.
Como saber se ela é verdadeira em sua casa? Você deve olhar o brilho e a cor, pois os rubis falsos são muitas vezes opacos, claros, mas não brilhantes. Enquanto os rubis são verdadeiros, bilhão e tem um vermelho bem vivido.
Além do seu valor histórico, o Rubi é muito valioso do ponto de vista econômico. Por conta de sua raridade, é uma das pedras preciosas mais caras do mercado, tornando-se um tipo de investimento lucrativo para quem compra jóias com essa pedra.
Um rubi é uma pedra preciosa rosa a vermelho-sangue, uma variedade de corindo mineral (óxido de alumínio). Outras variedades de corindo com qualidade de gema são chamadas safiras.
No Brasil, encontra-se pedras rubi em estados como Santa Catarina e na Bahia, entretanto, a incidência é baixa e o valor gemológico não se aproxima das gemas originárias em solos asiáticos.
Um quilate é igual a 1/5 de um grama. As pedras são medidas ao centésimo mais próximo de um quilate. A dimensão do rubi é uma característica de extrema importância para determinar o seu valor.
O Rubi é uma das quatro gemas mais valiosas, destacando-se principalmente as pedras vermelho-escuras, levemente púrpuras. O Rubi de Mianmar de melhor qualidade (extra fine), sem tratamento, com 4 a 5 quilates, vale entre US$ 28.000 e US$ 40.000 por quilate.
Este rubi birmanês criado pela Cartier possui 25,59 quilates e é conhecido pela sua coloração única chamada de “pigeon blood” ou sangue de pombo, em português. Após sua venda em 2015, a pedra se estabeleceu como o rubi mais caro do mundo.
O rubi, a esmeralda e a safira são consideradas as três pedras preciosas mais belas e de maior valor. O rubi é considerado, gemologicamente, uma das pedras mais duras, intimamente ligado à safira por serem da mesma família.
No vasto reino das pedras preciosas, o Rubi destaca-se como um portador de energia extraordinária, capaz de impulsionar e revitalizar aspectos fundamentais de nossa existência. Mais do que uma simples gema, o Rubi é um aliado poderoso, desenhando trajetórias de sucesso e ampliando nossa vitalidade.
Para converter o valor de partes por mil para quilates, basta dividir por 1000 e multiplicar por 24. Por exemplo, quando convertemos o valor da marca 585 pelo processo mencionado acima, obtemos o valor final como 14,04, que na verdade é igual a 14 quilates.
3. Como descobrir quantos quilates de ouro tem uma joia? Normalmente, esta informação está gravada na própria joia, seja expressa em quilates — 10k, 14k, 18k etc — ou com a informação sobre a pureza do metal — 916 para 91,6%, 750 para 75%, e assim por diante.