Testículos retráteis (testículos hipermóveis) são aqueles que desceram para o escroto, mas podem facilmente retornar (se retrair) para dentro do canal inguinal como uma resposta reflexa à estimulação. Os testículos se desenvolvem dentro do abdômen no feto.
O testículo retrátil ocorre quando a criança possui um testículo completamente descido, mas que, em algumas situações, “muda” de posição, permanecendo acima do saco escrotal.
Os principais sinais e sintomas da torção do testículo são: dor súbita e intensa no saco escrotal (principalmente do lado comprometido) que pode se propagar para a virilha e o abdome; vermelhidão e edema escrotal; aumento da temperatura local; náuseas e vômitos.
O que significa quando o homem está com o saco murcho?
A retração do pênis e saco escrotal é absolutamente normal quando há a exposição ao frio. Os testículos precisam estar numa temperatura ideal e ao serem expostos ao frio, retraem para próximo ao Abdome a fim de aumentar a temperatura. Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis.
Quando está mais frio, ou quando você está mais excitado, há uma contração dos músculos do testículo e ele fica mais redondinho, mais lisinho, mais próximo à cavidade abdominal.
O inchaço do escroto (saco que circunda e protege os testículos) de um ou dos dois lados pode ser um sintoma de um distúrbio do trato urinário. O inchaço pode ser pequeno e detectável apenas quando o escroto é analisado delicadamente ou pode ser muito grande e facilmente visível.
A rafe perineal é uma linha visível ou uma linha de tecido no corpo humano que se estende do ânus ao períneo. É encontrado em homens e mulheres e surge da fusão das dobras urogenitais.
A hidrocele é uma das causas mais comuns, caracterizada pelo acúmulo anormal de líquido no saco escrotal, o que resulta no aumento do tamanho do testículo. A orquite, por sua vez, é uma inflamação testicular geralmente causada por infecção viral ou bacteriana, e também pode levar ao aumento do testículo.
O aumento testicular pode acometer qualquer idade em casos de hidrocele; porém, os cânceres costumam aparecer em homens entre 15 e 45 anos e menos frequentemente em idosos.
Esse exame de assoprar a palma da mão (sem deixar sair o ar), verificando a região do anel externo via testículos chama-se manobra de Landivar. Ela permite visualizar se existe presença de hérnia inguino-escrotal e, concomitante com a palpação do anel interno permite dizer se há uma hérnia indireta e ou direta.
Ocorre o desenvolvimento súbito de dor intensa no testículo. O inchaço ocorre logo depois. Pode parecer que a dor provenha do abdômen, e existe a possibilidade de surgirem náuseas e vômitos.
Ter um testículo um pouco maior que o outro é normal. Geralmente o testículo esquerdo fica ligeiramente mais abaixo que o direito o que também pode causar a impressão de tamanhos diferentes.
A torção testicular ocorre devido a problemas de fixação, fazendo com que o testículo gire em seu próprio eixo, torcendo o cordão espermático e promovendo uma interrupção ou diminuição drástica na vascularização (irrigação sanguínea) do testículo afetado.
A testosterona é o principal hormônio sexual masculino. Ela é produzida no corpo preferencialmente nos testículos e é responsável por diversas funções no organismo, como: Desejo sexual (libido).
Causa mais frequente de nódulos escrotais, a varicocele se desenvolve em casos de dilatação excessiva das veias, gerando acúmulo de sangue e a formação do caroço. O tratamento da varicocele caso necessário, em decorrencia de dor, alterações no espermograma e atrofia testicular, é cirúrgico.
O inchaço nos testículos que caracteriza a hidrocele testicular é causado por um acúmulo de fluídos na bolsa escrotal, onde os testículos estão localizados.
Os testículos retráteis (hipermóveis) são testículos que desceram e que se movem facilmente para cima e para baixo entre o escroto e o canal inguinal. A retração dos testículos ocorre como resposta reflexa ao toque, temperatura, medo ou riso. Essa resposta é comum, particularmente em bebês e crianças.
Durante a relação sexual: durante o orgasmo, os músculos se contraem, incluindo o cremaster. Com isso, os testículos acabam ficando grudados na região superior do escroto, mas não desaparecem totalmente.
Nesse caso, a fadiga é ocasionada por um acúmulo de ácido lático, devido a reações químicas ligadas ao alto gasto energético em decorrência da intensa atividade. Em casos de relações sexuais muito longas sem a ejaculação, o fluxo de sangue não irá parar, o que pode gerar essa sensação de dor nos testículos.
Quando o homem ejacula os testículos ficam vazios?
Prestar atenção à aparência dos testículos permite saber quando um homem vai ejacular, pois como ficam contidos dentro de uma "bolsa de pele" forrada por uma fina camada de músculos, eles ficam contraídos em determinadas situações, como baixas temperaturas e proximidade da ejaculação.
Quando o saco do homem está murcho o que pode ser?
A atrofia testicular pode ser causada por varicocele, orquite, torção testicular, tratamento de reposição hormonal com testosterona, câncer de testículo ou até infecções sexualmente transmissíveis (IST's), como gonorreia ou clamídia, por exemplo.