O significante é um termo técnico que Lacan usou para se referir ao som ou à imagem que representa um objeto ou conceito. Por exemplo, a palavra “mesa” é um significante que representa um objeto com uma superfície plana e pernas. O significado, por sua vez, é o conceito ou ideia que o significante representa.
O significante é uma representação sonora do vocábulo, ele não é um som material, mas sim a impressão psíquica desse som. Ele está relacionado à imagem acústica, é uma tradução fônica de um conceito e é sensorial.
Qual é a diferença entre significante e significado?
O signo é átomo da linguagem, ele é a unidade fundamental de entendimento de um código e pode ser decomposto em dois níveis de compreensão: Significante: É o elemento tangível, perceptível, material do signo. Significado: É o conceito, o ente abstrato do signo.
A cadeia dos significantes torna a condição do significante possível e é nela que ele subsiste (LACAN, [1966], 1998: 665). O significante da teoria lacaniana vai na contramão do discurso da linguística, ele representa um sujeito para outro significante. O significante desfila na cadeia dos significantes.
211), a noção de que um significante significa algo implica em admitir que há alguém que se serve dele para significar. Isso se explicita pela idéia de que Deus estaria no mundo para nos falar a sua língua.
O significante é um termo técnico que Lacan usou para se referir ao som ou à imagem que representa um objeto ou conceito. Por exemplo, a palavra “mesa” é um significante que representa um objeto com uma superfície plana e pernas. O significado, por sua vez, é o conceito ou ideia que o significante representa.
Para Piaget2 a representação inicia quando, no sistema de significações que constitui toda inteligência, o significante se diferencia do significado. Existe atividade simbólica quando a criança evoca um significado não perceptível (um objeto, uma pessoa, uma situação) por intermédio de um significante diferenciado.
O saber no lugar da verdade no discurso do psicanalista
Com o matema dos quatro discursos, Lacan estabelece uma máquina em que quatro letras, S1 (significante-mestre), S2 (saber), $ (sujeito) e a (mais-de-gozar), em uma sequencia específica, giram sobre quatro posições fixas (agente, trabalho, verdade e produção).
Em "De uma questão preliminar a todo tratamento possível da psicose" (1957-1958), Lacan toma a metáfora como um princípio de estabilização, um ponto de basta, algo que detém o deslizamento do significado sobre o significante, permitindo, assim, a sustentação de uma significação.
Lacan diz que para além da "fala" - a qual é instrumento, enquadre, material e ruído de fundo da experiência psicanalítica -, "é toda a estrutura da linguagem que [a experiência psicanalítica] [...] descobre no inconsciente" (1957/1998, p. 498).
“Ao conceito Saussure chama significado e à imagem acústica, significante. Não existe significante sem significado; nem significado sem significante, pois o significante sempre evoca um significado, enquanto o significado não existe fora dos sons que o veiculam.
Os signos podem ser verbais (as palavras) ou não verbais (gestos, símbolos, cores, até o tom de voz). Repare que em um anúncio de sorvetes, por exemplo, há, normalmente, sol e uma luz alaranjada, signos que representam o calor.
Qual a diferença entre significância e significado?
Se o significante é a “forma”, o “corpo” que se vê ou que se ouve – da palavra –, o significado corresponde ao conteúdo, ao que o conjunto de sons/letras que constituem essa palavra representa. ... Assim, o conceito corresponde ao significado, e a imagem acústica, ao significante.
Em Saussure qualquer significante remete a um significado; por sua vez, em Lacan um significante não significa nada, ele apenas produz significação quando articulado com outros. Por fim, o conceito lacaniano de significante também permite ser distinguido do conceito freudiano de representação (Vorstellung).
O "estágio do espelho" de Lacan é uma metáfora psicanalítica que descreve um estágio específico no desenvolvimento humano quando uma criança começa a reconhecer-se como um ser separado do mundo ao redor.
O que Lacan nos diz no Seminário Ainda não deixa lugar a dúvidas: “Um sonho, isso não introduz a nenhuma experiência insondável, a nenhuma mística, isso se lê do que dele se diz, e que se poderá ir mais longe ao tomar seus equívocos no sentido mais anagramático do termo”.
O self é descrito como instância psíquica fundamental que contém os elementos que compõem a personalidade, mas não contém o núcleo da existência genuína do indivíduo. Assim, o protagonista da existência é o "ser interior", e o self atua como coadjuvante principal na formação da personalidade.
O laço social é um vasto e profícuo campo de pesquisa, que convoca a psicanálise a um trabalho contínuo, na medida em que as mudanças na estrutura de gozo da cultura afetam-no diretamente, como demonstra a teoria lacaniana dos discursos.
A função simbólica consiste na capacidade que a criança adquire de diferenciar significantes e significados. Por meio de suas manifestações, a criança torna-se capaz de representar um significado (objeto, acontecimento) através de um significante diferenciado e apropriado para essa representação (Piaget, 1975).
Segundo Vygotsky (1996), a transição do pensamento para a palavra passa pelo significado: «Isso significa que o significado da palavra é, ao mesmo tempo, um fenômeno verbal e intelectual» (VYGOTSKY, 1996, p. 289). Significado é, pois, a estabili- zação de ideias por um determinado grupo.
Comportamento simbólico é “a capacidade de uma pessoa de responder ou usar um sistema de símbolos significativos”. A perspectiva do comportamento simbólico argumenta que a realidade de uma organização é construída socialmente através da comunicação.