Sinais são eventos ou experiências que demonstram o poder de Deus. Geralmente são milagrosos. Eles identificam e anunciam grandes eventos, como o nascimento, a morte e a Segunda Vinda do Salvador.
Os sinais de Deus estão vivos e presentes no meio de nós: Sua Palavra, que é anunciada; Seu Corpo e Sangue, que são o nosso alimento; Seu Reino, que se instalou no meio de nós.
Os sinais bíblicos são um pouco diferentes. Embora nos apontem para a direção correta, eles são sobrenaturais – dados por Deus para substanciar, confirmar e identificar Sua mensagem e Seu mensageiro. A palavra “sinal” aparece mais de 100 vezes na Bíblia.
Sinal, do latim signalis, que significa indício ou manifestação, é um termo usado para referir-se às manifestações clínicas que são reconhecíveis por outra pessoa, em geral, por um profissional da área da saúde, por meio da observação direta do paciente.
Desde o início, Deus se comunica com o ser humano de forma a não somente transmitir mensagens, mas fazendo doação de Si mesmo a nós. “Por uma vontade absolutamente livre, Deus revela-se e dá-se ao homem” (Catecismo da Igreja Católica, nº 50).
COMO SABER SE É UM SINAL DE DEUS? REFLEXÃO - Padre Fabio de Melo
O que quer dizer Sinal de Deus?
Sinais são eventos ou experiências que demonstram o poder de Deus. Geralmente são milagrosos. Eles identificam e anunciam grandes eventos, como o nascimento, a morte e a Segunda Vinda do Salvador. Eles lembram aos filhos de Deus os convênios que o Senhor fez com eles.
Lucas 21:25-27 NBV-P. “Então haverá sinais estranhos nos céus, sinais no sol, na lua, e nas estrelas; aqui na terra, as nações estarão em angústia e apavoradas com o barulho terrível dos mares.
Os sinais de pontuação servem para indicar, na língua escrita, o ritmo e a entonação da leitura, mostrando as pausas ou o tom de voz. Também servem para mostrar como as ideias estão encadeadas no texto, organizando-as hierarquicamente, mostrando se são complementares ao enunciado principal.
Com isso em mente, uma boa maneira de reconhecer que Deus está respondendo suas orações é oferecendo orações de gratidão. Ao reservar um tempo para identificar e reconhecer as coisas boas em sua vida e no mundo a seu redor, você será abençoado com uma visão clara da mão de Deus em sua vida.
Sinais são acontecimentos ou experiências que demonstram o poder de Deus. Geralmente são milagrosos. Eles identificam e anunciam grandes acontecimentos, como o nascimento, a morte e a Segunda Vinda do Salvador. Eles lembram aos filhos de Deus os convênios que o Senhor fez com eles.
Mais do que milagres, Jesus fazia “sinais”. Ou seja, realizava, sim, obras extraordinárias, mas com uma finalidade bem clara e enunciada: fazer-nos sair de nosso egoísmo e materialismo, e voltar os nossos olhos para Ele, Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós.
Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.
Um sinal é dito Analógico, se sua amplitude pode apresentar infinitos valores. Um sinal é dito Digital, se sua amplitude pode apresentar apenas alguns números finitos de valores.
Quando o Senhor revela algo para alguém a faz ver ou entender algo que ainda não estava claro. Esse entendimento fortalece, renova, direciona, orienta. Por exemplo: a Salvação, a fé, a existência e o destino da alma são tipos de revelações.
Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.
1 Qualquer manifestação, gesto ou movimento que serve de aviso ou advertência e que possibilita conhecer, reconhecer ou prever alguma coisa. 2 Gesto ou movimento para comunicar alguma coisa a alguém; aceno, gesto. 3 Algo que restou de alguma coisa que sumiu, que desapareceu; indício, rastro, toque, vestígio.
Um sinal é uma alteração que pode ser mensurada ou observada por terceiros, como, por exemplo, um sangramento, uma temperatura mais alta ou mais baixa do que o normal, pressão arterial elevada ou baixa ou uma anormalidade exibida em um exame médico.
Um sinal é uma corrente eletromagnética ou elétrica que transporta dados de um sistema ou rede para outro. Existem dois tipos principais de sinais usados em eletrônica: sinais analógicos e digitais.
Deus não confirma algo para realizar na mesma hora. A vida de Abraão nos mostra claramente isso, onde muito tempo depois as promessas que Deus havia feito a ele se cumpriram. Certifique-se de que realmente há uma confirmação por parte do Senhor, se houver, espere com paciência o cumprimento daquilo que Ele confirmou.
Depois de sua oração, você pode ouvir os sentimentos e as intenções que lhe vêm ao coração. Um deles pode ser a resposta para sua oração. Quando oramos com um coração sincero e com real intenção, nosso Pai Celestial responde de acordo com a fé que temos Nele. Ele não responde apenas para satisfazer nossa curiosidade.
Entretanto, João denomina estes milagres de “Sinais”, pois, para o evangelista, os sinais têm uma finalidade e propósito que, no seu Evangelho, consiste em demonstrar que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus, para que as pessoas que cressem nesta verdade fossem verdadeiramente salvas de seus pecados.
E Jesus continuou: — Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas.
Pedir um sinal significa que você está disposto a colaborar com o Universo. Isso demonstra que você está comprometido em abrir mão do seu controle para ser liderado por um poder maior que você.