Vocês sabem o que é coração de Dorama? É defesa da androginia”, alegou o pastor. “Não há definição de macho, nem fêmea, e todo mundo fazendo sinal de Dorama porque são ignorantes.” O símbolo, feito unindo a base do polegar e a do dedo indicador, é uma forma popular de formar um coração na Coreia do Sul.
Para quem não sabe, esse é o símbolo do coração na Coreia —formado ao unir as pontas do polegar e do dedo indicador. Tudo começou com um gesto feito por astros do K-pop como BTS, gênero musical originado na Coreia do Sul, para agradecer os fãs, e que se transformou na pose favorita para selfies no país.
Doramas são produções audiovisuais japonesas que se classificam entre as novelas e as séries. São histórias contadas em formato episódico e exibidas nos canais de televisão japoneses, seguindo uma agenda de lançamentos, assim como os animes.
O termo dorama vem da pronúncia japonesa da palavra "drama" e representa as "parentes" das séries americanas. Os lançamentos de episódios costumam acontecer semanalmente e seguem uma trama mais focada em um grupo específico de personagens ao invés de se desdobrar em diversos núcleos, como as novelas que temos por aqui.
Você já ouviu falar em doramas? São produções dramáticas muito populares nas emissoras de televisão asiáticas, que vem conquistando outros países, inclusive o Brasil. O termo dorama é derivado da palavra "drama" em japonês. Apesar de serem conhecidas como "novelas japonesas", eles se assemelham mais às séries.
1. Boys Over Flowers. Boys Over Flowers é um dorama inspirado no mangá shjo japonês, exibido pela rede televisiva sul-coreana KBS2 nos meses de janeiro e março de 2009.
Devido à popularidade, esse tipo de dramaturgia acabou sendo visto como uma ampla gama de produções asiáticas, incluindo os renomados K-dramas (doramas sul-coreanos), os C-dramas (doramas chineses), além dos t-dramas (doramas taiwaneses) e thai-dramas (doramas tailandeses).
Com relacionamentos sendo construídos em um ritmo lento, a pausa entre o casal para testar o amor, a demora no primeiro beijo e a cena típica em que os dois estão no mesmo lugar, mas não se veem, os doramas vêm conquistando fãs no Brasil.
É o “Finger Heart”, que demonstra afeto, carinho ou amor entre pessoas. O hábito de manifestar o formato de um coração com os dedos viralizou a partir do ano passado (2015) em diversas redes sociais e outros meios de comunicação. Surgiu na Coreia do Sul e ficou muito comum entre os astros do K-Pop.
O Emblema (Nara Munjang) é utilizado como representação visual do país em documentos internacionais, medalhas entre outros. O Yin e Yang representam a paz e a harmonia. As cinco pétalas estão relacionadas à flor nacional da Coreia (a Rosa de Saron).
Desde a década de 1960, quando o "sinal de V" foi amplamente adotado pelo movimento de contracultura, ele passou a ser usado como um símbolo da paz (geralmente com a palma para fora) e ainda hoje nos Estados Unidos é comumente chamado de "sinal da paz".
Um jovem foi flagrado fazendo gesto com dois dedos em cima de uma motocicleta da Polícia Militar, em Morro de São Paulo. O gesto, associado à gíria "Tudo 2", é comumente utilizado por membros da facção criminosa Comando Vermelho.
Diferentes religiões e crenças populares sustentam que há maneiras de se proteger de energias negativas utilizando o próprio corpo. Cruzar os dedos diante do que alguém fala teria a força para "cancelar" o que está sendo dito — e, por conseguinte, para proteger aquele que está ouvindo tal discurso.
Para quem não sabe, esse é o símbolo do coração na Coreia —formado ao unir as pontas do polegar e do dedo indicador. Tudo começou com um gesto feito por astros do K-pop, gênero musical originado na Coreia do Sul, para agradecer os fãs, e que se transformou na pose favorita para selfies no país.
A palavra "dorama" vem da pronúncia de "drama" em japonês. Apesar de serem conhecidas como "novelas japonesas", eles se assemelham mais às séries. Isso porque são produções de apenas uma temporada, com início, meio e fim, e cerca de 10 episódios de uma hora.
Dorama: substantivo masculino. Obra audiovisual de ficção em formato de série, produzida no leste e sudeste da Ásia, de gêneros e temas diversos, em geral com elenco local e no idioma do país de origem.
Em primeiro lugar ficou a Malásia e em segundo a Tailândia. Depois do Brasil, os Emirados Árabes Unidos e Taiwan ocupam o quarto e quinto lugar respectivamente.
Recentemente a Academia Brasileira de Letras incluiu a palavra “dorama” no dicionário da língua portuguesa, porém, a Associação Brasileira dos Coreanos, que representa a comunidade coreana no Brasil, informou que recebeu com descontentamento a novidade, além de afirmar que considera a decisão preconceituosa.
Segundo a criadora da página do instagram Zoando Doramas, Alyce Stopa, por terem uma narrativa envolvente, temáticas emocionantes e personagens carismáticos, essas produções acabam se tornando muito viciantes.
Especialistas em entretenimento costumam atribuir a receita de sucesso do gênero a ingredientes característicos de um bom melodrama, como romance, belas locações, figurinos impecáveis e o fato de abordarem temas universais, portanto facilmente assimilados pelo público, como bullying, questões de saúde mental, machismo, ...