Um corpo está em equilíbrio quando a somatória de todas as forças que atuam sobre ele for nula, ou seja, igual a zero. De acordo com a Primeira Lei de Newton, quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é nula, o corpo permanece em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme.
O Equilíbrio ocorre quando a taxa da reação direta é igual à taxa da reação inversa. Todas as concentrações de reagentes e produtos são constantes no estado de equilíbrio.
O Equilíbrio Químico é atingido quando uma reação reversível ocorre no sentido direto e no inverso, com a mesma velocidade, e as propriedades do sistema se estabilizam.
Quando movimentamos nosso corpo, a força da gravidade atrai os otólitos que se encostam nas células sensoriais, gerando impulsos nervosos que são enviados ao cérebro, permitindo determinar qual a real posição da cabeça em relação à força gravitacional. Dessa forma podemos perceber em que posição estamos.
Dependendo do comportamento de um objeto após ser retirado de sua posição inicial, podemos classificar seu equilíbrio em três tipos diferentes: estável, instável e indiferente.
Quando podemos dizer que um sistema se encontra em equilíbrio termodinâmico?
O equilíbrio termodinâmico é a condição em que dois ou mais sistemas não realizam trocas de energia ou massa entre si, portanto, passado um longo tempo, sob tais condições, será impossível que se meça quaisquer mudanças macroscópicas nas variáveis de estado (pressão, volume e temperatura) desses sistemas.
O sistema vestibular exerce um importante papel na manutenção do equilíbrio geral do corpo, sendo constituído por três componentes: um sistema sensorial periférico, denominado aparelho vestibular, um processador central, constituído pelo cerebelo e núcleos vestibulares, e um mecanismo de resposta motora, composto por ...
O equilíbrio é um fator de grande importância para o ser humano, pois sem ele seria difícil ou até impossível a realização de algumas tarefas. Trata-se de habilidades das articulações que as fazem retornar ao seu estágio inicial após a realização de um movimento que provoca instabilidade.
O equilíbrio é um estado dinâmico, em que cada espécie participante da reação se forma exatamente na mesma taxa em que é consumida. Ou seja, as reações direta e inversa se processam simultaneamente com a mesma velocidade.
Ter equilíbrio nada mais é que manter a vida balanceada e saudável nas mais diversas esferas, como a pessoal, profissional, familiar, amorosa, emocional, social e de relacionamentos interpessoais. Contudo, nem sempre é fácil garantir uma vida equilibrada.
O senso de equilíbrio ou equilibriocepção é a percepção de equilíbrio e orientação espacial. Ajuda a evitar que humanos e animais não humanos caiam ao ficarem parados ou em movimento.
Em nosso cotidiano muitos sistemas se caracterizam como um equilíbrio químico. A formação de estalactites e as lentes fotocromáticas dos óculos são exemplos que estão relacionados à reversibilidade das reações químicas.
Quando na situação de equilíbrio estático, os corpos encontram-se em repouso. Ao todo, existem duas três diferentes tipos de equilíbrio: estável, instável e indiferente.
Existem três principais variações do ponto de equilíbrio: o contábil, o financeiro e o econômico. Eles são razoavelmente parecidos no conceito, mas apresentam perspectivas um pouco diferentes para o cálculo.
O equilíbrio de vida está relacionado principalmente ao autoconhecimento e autocuidado ― sim, pois o condicionamento físico, a saúde do corpo e sentir-se belo colaboram para o cuidado mental e espiritual.
Por princípio do equilíbrio, entende-se que em cada exercício financeiro, o montante da despesa não deve ultrapassar a receita prevista para o período. Uma razão fundamental para defender esse princípio é a convicção de que ele se constitui num meio eficaz de limitar o crescimento dos gastos governamentais.
O cerebelo, localizado entre o cérebro e o tronco cerebral, desempenha papel fundamental para a movimentação, controle da musculatura corporal e equilíbrio.
Temperatura. Se a temperatura aumenta, o equilíbrio desloca-se no sentido endotérmico. Se a temperatura diminui, o equilíbrio desloca-se no sentido exotérmico. Obs.: desses fatores, a temperatura é o único fator que modifica a constante de equilíbrio (Kc).