São, de modo geral, solos com elevado potencial agrícola, apresentando, entretanto, em determinadas áreas, problemas de relevo, principalmente onde as precipitações pluviométricas são mais elevadas (serras).
Espodossolo (do russo, podzol, "sob cinzas"), é um tipo de solo típico de Taiga (Floresta Conífera ou Floresta Boreal). Esse tipo de solo é encontrado em regiões frias e úmidas, como na Rússia e no Canadá (Ontário).
Podzóis: São solos férteis, graças à acumulação de minérios, húmus e matéria orgânica, e são próprios de climas frios e temperados; 1.3. Solos de pradarias: São ricos em cálcio e matérias orgânicas, por isso, são extremamente férteis.
O processo de podzolização é caracterizado pelo transporte em solução de matéria orgânica (MO) associada ou não a ferro e alumínio dos horizontes superficiais aos mais profundos do solo. A drenagem pode influenciar nesse processo e está relacionada principalmente com o transporte e acumulação da MO através do solo.
São solos minerais, não hidromórficos, pouco profundos a profundos (50-200 cm), caracterizados a pela presença de um horizonte B textural de coloração vermelho-amarelada nos matizes 5YR, 7,5YR ou 10YR.
Você conhece os tipos de solo? Super resumo em 3 minutos!
Qual é o nome do solo amarelo?
O latossolo vermelho-amarelo de textura argilosa também é chamado apenas de “amarelo”, pois tem baixa tonalidade de vermelho, apesar de ser possível notar um fundo avermelhado. É um solo com permeabilidade e retenção de água moderadas, sendo considerado ideal para plantações de baixa estatura.
Latossolos Vermelhos Distróficos: São solos minerais com teores médios a altos de Fe2O3, conhecidos anteriormente como Latossolos vermelho-escuro. Possuem textura argilosa, muito argilosa ou média.
Sulfuração é um termo genérico utilizado para definir processos de descoloração que ocorrem internamente nas latas durante o acondicionamento de produtos alimentícios.
Portanto, as causas da lixiviação envolvem fatores naturais, mas também antrópicos, que são responsáveis, em especial, pelo empobrecimento do solo, com a retirada de nutrientes importantes na sua composição. A retirada da vegetação nativa do solo intensifica a ocorrência do processo de lixiviação.
Processo pedogenético específico que ocorre em locais saturados de água e consiste na acumulação de material orgânico em ambiente redutor ou anaeróbio desfavorável à biodegradação. Quando esse acúmulo alcança grandes espessuras, formam-se turfeiras.
Os solos do tipo zonal são os solos de pradarias, latossolos, podzóis e desérticos. São solos maduros, bem delineados e profundos. Os solos azonais estão em processo de formação. São rasos e “pedregosos”, não possuindo todos os horizontes ou camadas.
Neossolos Litólicos são solos minerais, não hidromórficos, que possuem o mais baixo grau de desenvolvimento pedogenético. Por esta razão possui sequenciamento de horizontes muito simplificado, distribuído em pequenas profundidades.
Quais são os tipos de solo no mundo? De modo geral os tipos de solo presentes no mundo se dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).
São moderadamente ácidos a neutros, com elevada saturação por bases. Apresentam frequentemente revestimento pedregoso na superfície (pavimento desértico) ou na massa do solo e normalmente possuem uma crosta superficial de 5 a 10 mm de espessura, além de altos teores de silte.
O principal agente causador da lixiviação é a água. A lixiviação é, portanto, uma espécie de lavagem do solo que promove a alteração na composição química por conta do carreamento de nutrientes. Por conseguinte, a fertilidade desse substrato é alterada.
Como evitar a lixiviação do solo? A lixiviação pode ser evitada mantendo o solo sempre coberto com plantas e resíduos de culturas, como a palhada. “Mesmo com a cobertura permanente do solo, tem de fazer o terraceamento da área, inclusive naquelas com baixa declividade.
A lixiviação pode ser química ou metalúrgica (processo industrial). Para evitar a lixiviação, deve-se adotar técnicas sustentáveis de manejo e promover o reflorestamento ou recuperação de áreas desmatadas, além de manter a cobertura vegetal.
A desgaseificação é uma operação de refino secundário após o forno, em que o aço líquido é exposto a um vácuo médio (0,5 - 1 mmHg ou 0,001 bar ou 1 torr) e agitado. O objetivo principal deste processo é remover os gases existentes no aço líquido (SILVA e MEI, 1981).
Processo pedogenético específico que ocorre quando materiais que contém sulfeto (pirita: FeS2) são expostos a condições oxidantes, tais como, na drenagem de sedimentos e solos em áreas de mangue, na drenagem de solos originados de sedimentos marinhos, na exposição de sedimentos piritosos por mineração ou por dragagem e ...
A sulfitação tem como objetivo principal a eliminação de materiais corantes do caldo para a fabricação de açúcar branco, mas proporciona também a redução da viscosidade do caldo, xarope, massas, méis, etc., reduzindo o tempo de cozimento e melhorando a cristalização.
A terra roxa tem como principal característica o tom vermelho, que se formou após milhões de anos de decomposição de rochas basálticas. Esse solo é muito rico em óxidos minerais, tornando-o uma ótima alternativa para o plantio de diversas culturas.
Massapé: é um tipo de solo caracterizado pela elevada fertilidade, possui cor escura em razão de sua formação ser proveniente da decomposição de rochas, como gnaisses escuros, calcários e filitos. Salmorão: é um tipo de solo constituído a partir da decomposição de rochas graníticas e gnaisses claros.
Solo turfoso, contendo turfa propriamente dita (ou terra preta) - classificado como Organossolo, segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), e horizontes orgânicos de solo mineral - principalmente em Gleissolos Melânicos (SiBCS), são resultantes da decomposição de restos de plantas que se depositam ...