Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
As cantigas fazem parte da rotina da Educação Infantil. A partir delas é possível brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas são também a porta de entrada para outros mundos.
As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
📍🎵CANTIGAS DE RODA - VAMOS APRENDER ➕ BNCC - GÊNEROS TEXTUAIS📝 - AULA 1
O que são cantigas populares exemplos?
As cantigas populares fazem parte do patrimônio cultural da humanidade. De forma geral, são músicas associadas ao folclore. Ou seja, às tradições, costumes e até lendas de um povo. Por isso, costumam ser cantadas em momentos de roda ou cirandas.
As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.
O termo Trovadorismo faz referência à palavra trovador, que pode ser definido como o cantor e compositor das cantigas. Essas, por sua vez, eram as principais atividades literárias da Península Ibérica.
As composições chamavam-se cantigas e eram geralmente acompanhadas de música e dança; Cantigas de amor (cavaleiro declara amor e coita à dama); Cantigas de amigo (sempre na voz feminina); Cantigas de escárnio (ironia e crítica indireta);
As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.
A IMPORTÂNCIA EM TRABALHAR AS CANTIGAS DE RODA, SÃO VÁRIAS ENTRE AS PRINCIPAIS ESTÃO: É POSSÍVEL BRINCAR, DESENVOLVER A AUDIÇÃO, RITMO, MOVIMENTOS, EQUILÍBRIO, LINGUAGEM ORAL E MEMÓRIA, A PRÁTICA AINDA CONTRIBUI PARA AS CRIANÇAS SE INICIAREM NA MÚSICA.
A autora diz que as cantigas têm grande contribuição no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil, sendo instrumentos importantes neste processo. Ela usa a brincadeira para expressar e interpretar o mundo em sua volta, enquanto sua imaginação e linguagem vão se constituído.
São músicas que fazem parte do folclore brasileiro e, portanto, traduzem o conhecimento popular, passado ao longo de várias gerações. Além disso, como o nome sugere, o objetivo é que sejam cantadas em roda, com as mãos dadas e girando, em uma brincadeira simples, mas muito divertida.
Tipos de textos do trovadorismo. Os textos do trovadorismo são divididos em quatro principais grupos: cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
As cantigas de amor tinham como tema o sofrimento amoroso. As de amizade cantavam a saudade do ser amado. Já as cantigas satíricas demonstravam a ousadia do trovador ao criticar a sociedade da época, em que o livre pensamento era combatido pela Igreja.
De acordo com o tema tratado, as cantigas de amigo podem denominar-se alva, alba ou alvorada, barcarola ou marinha, bailia ou bailada e cantiga de romaria.
As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.
A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.