Trata-se de um tipo textual muito utilizado em artigos cientí- ficos e livros didáticos. Algumas características desse tipo de texto são: impessoalida- de, objetividade, coesão, abordagem que permite uma interpreta- ção única e específica.
O gênero preditivo é aquele cujo discurso serve para indicar uma previsão, dar uma informação sobre o futuro, de forma a antecipar os eventos que, segundo o enunciador, deverão ocorrer. É um gênero que abarca textos como previsões do tempo, horóscopo, profecias e mesmo alguns provérbios.
Textos exortativos correspondem a um tipo de discurso comportamental (behavioral discourse) com a função de modificar o comportamento dos seus leitores, influenciando-os no sentido de estes virem a fazer algo ou a deixarem de fazer algo [ver Longacre, R.
Considerando esse questionamento, ressalte que todo texto tem sua função social e, por isso, pretende, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posição, narrar um acontecimento, fazer uma advertência, persuadir alguém de alguma coisa, etc.
Um texto é uma manifestação da linguagem. Pode ser definido como tudo aquilo que é dito por um emissor e interpretado por um receptor. Dessa forma, tudo que é interpretável é um texto. Outra forma de conceituação é pensar que tudo aquilo que produz um sentido completo, que seja uma mensagem compreensível, é um texto.
O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.
Texto é uma produção, verbal ou não verbal, que se constitui com algum código, no intuito de comunicar algo a alguém, em determinado tempo e espaço. Sua definição ampla se deve ao fato de também abranger diversos formatos.
De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: tipo narrativo, tipo descritivo, tipo dissertativo, tipo expositivo e tipo injuntivo. Neste artigo você vai ver a tipologia textual de cada tipo de texto e suas principais características.
O texto explicativo consiste em um gênero textual que faz compreender um problema da ordem do saber. A partir do problema apresentado, um sujeito comunica a seu interlocutor a solução, modificando-lhe a percepção anterior.
Os textos normativos são considerados como textos regulatórios capazes de sistematizar leis e códigos que asseguram nossos direitos e deveres. Esta modalidade textual também regula as normas funcionais de uma determinada comunidade, instituição, igreja, escola, empresas privadas ou instituições públicas.
O texto instrucional é um gênero textual que tem como principal característica a informação. Ou seja, este texto nada mais é que um texto que passa informações de modo que instrua o leitor a fazer algo. Por exemplo, uma receita, montar um móvel, manusear ou usar um eletrodoméstico.
O texto dialogal tem a especificidade de ser um texto cogerido, na medida em que é produzido por, pelo menos, dois locutores: aquilo que um locutor diz tem de vir a propósito do que o outro disse; os interlocutores, à vez, concordam, discordam, generalizam, exemplificam, justificam, concluem, particularizam, etc.
a finalidade de texto é o objetivo, o propósito que se deseja alcançar a partir de determinada ação, atitude, comportamento, etc... Ao ser questionado sobre a finalidade de um texto, a ideia é que quem responda possa identificar quais os objetivos que o conteúdo apresentado traz.
Uma redação escolar escrita de modo desconexo, com partes confusas ou inconclusivas, por exemplo, pode ser considerada um texto mal escrito, haja vista que a tessitura entre as palavras está falhando.
O primeiro – texto misto ou híbrido – tem sua construção realizada a partir da associação/conexão entre a linguagem escrita e a imagem [leia-se verbal e não verbal]. São exemplos que ilustram essa modalidade textual: os cartuns, as charges, as histórias em quadrinhos (HQs), as propagandas, as tirinhas etc.
Mas, talvez, o objetivo do texto é informar você sobre alguma coisa, por meio de uma mensagem clara e objetiva, pois tem função referencial ou denotativa.
São eles: narração, argumentação, descrição, injunção (ordem) e exposição (que é o texto informativo). Possuem um conjunto ilimitado de características, que são determinadas de acordo com o estilo do autor, conteúdo, composição e função. Geralmente variam entre 5 e 9 tipos.