Um texto expressivo é aquele que consegue ir além da informação, aquele no qual você consegue registrar sua reação sobre o tema e influenciar o leitor nesse processo. Supondo que você tenha se entristecido com o fato que irá descrever é expressivo o texto que consegue manifestar algo dessa percepção pessoa.
A função emotiva ou expressiva é aquela em que o foco está no emissor (locutor), aquele(a) que elabora a mensagem, seja por meio da linguagem verbal falada ou escrita, seja pela linguagem não verbal também. Por meio desse tipo de função, é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista.
Expressivo: gostam de se destacar no grupo, têm foco no resultado e querem consegui-lo através de seus relacionamentos. Demonstram as emoções. Tomam decisão com foco no resultado e no grau de visibilidade que será proporcionado.
Resumo fácil para entender os elementos da comunicação
O que é linguagem expressiva exemplo?
A linguagem expressiva é a capacidade de usar palavras, gestos e escrita para se comunicar com os outros. Também pode incluir o uso de um dispositivo de comunicação assistiva. A linguagem expressiva pode ser testada perguntando a uma criança: “O que você quer?” ou “O que é isso?”.
A leitura expressiva consiste na interpretação oral de um texto realizada com convicção. Está para além da mera leitura em voz alta, pois pressupõe que o leitor encarna a(s) consciência(s) manifestada(s) no texto, assumindo como suas as vozes que nele falam.
O termo “artes expressivas” significa a utilização de várias formas de arte para expressar os sentimentos internos através de um meio externo que facilite o crescimento e a cura.
A expressividade é a extensão com a qual o gene é expresso em um indivíduo. Pode ser graduada como porcentagem, p. ex., quando um gene apresenta 50% de expressividade, apenas metade das características está presente ou a gravidade é de apenas metade da que poderia ocorrer com a expressão completa.
O que é uma leitura expressiva e como essa habilidade pode ser aplicada?
A leitura expressiva é uma maneira de o leitor demonstrar os significados apreendidos do texto. Com efeito, a expressividade na leitura oral pode não só distinguir entre leitores mais e menos habilidosos, mas também pode ser usada para monitorar a compreensão.
Recursos expressivos ajudam a enriquecer o texto que você elabora. Através de figuras de linguagem, como ironia, antítese, elipse, eufemismo e hipérbole, a escrita se torna mais expressiva e criativa.
As figuras de linguagem são recursos expressivos que consistem em “fugas” discursivas da língua, uma vez que nem sempre uma ideia pode (ou precisa) ser comunicada literalmente. A criatividade humana permite uma comunicação fluida e que, muitas vezes, não se adapta à literalidade ou à realidade palpável do mundo.
ELEMENTOS EXPRESSIVOS DA LINGUAGEM VISUAL. A LINGUAGEM VISUAL SE CONSTITUI DE CINCO ELEMENTOS EXPRESSIVOS: A LINHA, A SUPERFÍCIE, O VOLUME, A LUZ E A COR.
Expressividade: é o complemento da clareza vocabular. Ela se concentra no modo geral como o autor trabalha com as palavras, escolhe-as com objetividade e organiza-as com estratégia e direcionamento, permitindo que o sentido esteja acessível ao leitor.
Use frases com “eu”: Faça uso de expressões como “eu quero” ou “eu preciso” para fazer afirmações simples e dizer seu ponto de vista. Evite exageros com palavras como “sempre” ou “nunca”. Tente falar com fatos, e não com julgamentos. Empatia: sempre tente entender a maneira com que a outra pessoa enxerga a situação.
Com liberdade, as crianças expressavam-se, movidas por uma curiosidade vigorosa, por meio das linguagens expressivas: desenho, pintura, modelagem, literatura, música, fotografia, dentre outras maneiras, evidenciando uma organização estruturante dos modos de ação sobre os materiais disponíveis na proposta do projeto.
A linguagem corporal, como o próprio nome já indica, é uma forma de se expressar por meio do corpo, usando gestos, olhares, expressões, movimentos e outros elementos.
A Linguagem Expressiva é a capacidade de se expressar, verbalmente ou não, após adquirir a capacidade de compreensão de conceitos e de adquirir unidades significativas de experiências proporcionando-a a capacidade de se comunicar com outras pessoas. A expressão pressupõe a recepção.
- Caráter expressivo: são os sentimentos/emoções que a música transmite, o que a música expressa (ex: alegria, solidão, entusiasmo, tranquilidade, melancolia…). Para identificar o caráter expressivo, busquem prestar atenção não só à letra da música, mas aos sons.
As atividades expressivas propõem a inclusão de múltiplas singularidades. Além disso, busca-se um acolhimento às diversas formas de linguagem, não apenas aquelas restritas ao verbal, e a circulação de afetos e de produções artísticas em diversos territórios comunitários.