O eritema polimorfo (EP) é uma síndrome de hipersensibilidade da pele, uma alergia caracterizada pelo aparecimento súbito de inflamação da pele e das mucosas da boca, do órgão genital e dos olhos, mediada pelo sistema imunológico.
As causas do Eritema estão relacionadas com os tipos do problema. Entre eles, temos: Eritema multiforme: causado por reação alérgica a medicamentos, alimentos ou infecções bacterianas ou virais, como a Herpes. Eritema infeccioso: causado pelo vírus parvovírus B19.
O eritema é uma condição caracterizada pela presença de manchas vermelhas na pele, podendo ser provocada por condições como gravidez, infeções causadas por fungos, parasitas ou bactérias, doenças autoimunes e uso de medicamentos, por exemplo.
Se a coceira for incômoda, tratamentos para coceira convencionais, como anestésicos e corticosteroides aplicados na pele e anti-histamínicos por via oral, podem ser úteis.
A erupção cutânea e a doença toda costumam durar cinco a dez dias. Nas semanas seguintes, a erupção pode reaparecer temporariamente como resposta à exposição ao sol, ao exercício, ao calor, à febre ou a estresse emocional.
O eritema multiforme é uma doença inflamatória mucocutânea leve, autolimitada e potencialmente recorrente. Caracterizada por lesões em alvo que se assemelham à lesão "olho de boi". Elas geralmente surgem em um período de 24 a 48 horas e duram de 1 a 2 semanas.
O exantema é maculopapular confluente, adquire um aspecto rendilhado com área central clara, geralmente mais evidente nas áreas expostas. O exantema e toda a doença duram geralmente 5 a 10 dias.
Repouso no leito, compressas frias, elevação das pernas e AINEs podem ajudar a aliviar a dor causada pelos nódulos. Pode-se prescrever comprimidos de iodeto de potássio para diminuir a inflamação.
O eritema multiforme pode ser desencadeado por diferentes fatores, incluindo infecções virais, especialmente herpes simplex (HSV), infecções bacterianas, como Mycoplasma pneumoniae, reações a medicamentos, a exemplo de alguns antibióticos e antiinflamatórios não esteroides (AINEs), além de outros agentes desencadeantes ...
Pontos-chave. As causas mais comuns de eritema nodoso são infecções por estreptococos (principalmente em crianças), sarcoidose e doença inflamatória intestinal.
Não existe um tratamento específico para o eritema infeccioso. Durante o período em que está afetado pelo vírus, o paciente recebe tratamento contra os sintomas que apresenta. São medicamentos contra a febre e a dor no corpo, por exemplo.
O eritema nodoso é uma situação que pode acontecer devido ao uso de medicamentos, doenças autoimunes ou infecção por bactérias ou vírus, e é caracterizado pelo aparecimento de nódulos vermelhos ou roxos na pele, principalmente na canela.
Exantema polimórfico, escarlatiniforme ou purpúrico, com início no tronco e descamação lamelar. Há alterações de mucosa oral, com hiperemia, edema e ressecamento de lábios com fissuras e edema duro de dedos de mãos e pés, com hiperemia palmoplantar.
Os carocinhos na pele, que podem surgir em adultos, crianças e bebês, podem ser provocados por situações como dermatite atópica, alergias, acne, queratose pilar, brotoeja ou até mesmo devido à picada de insetos.
Medicamentos como o paracetamol podem ser usados para aliviar a dor nas articulações e reduzir a febre. Medicamentos anti-coceira podem ser usados para aliviar a coceira associada à erupção cutânea.
Os medicamentos frequentemente envolvidos são os analgésicos comuns (paracetamol), os antibióticos (sulfametoxazol+trimetropim, tetraciclinas, penicilinas, dapsona), os anti-inflamatórios (ibuprofeno, nimesulida, diclofenaco, ácido mefenâmico) e outros agentes (barbitúricos, antimaláricos).
Eritema nodoso: caracterizado por placas e nódulos, pode ser causado por vírus, fungos, parasitas, bactérias (como tuberculose, hanseníase, leptospirose, mononucleose infecciosa), leucemia, linfoma e doenças autoimunes.
O tratamento do eritema nodoso visa tratar a causa subjacente, quando identificada, e aliviar os sintomas. Isso pode incluir o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), repouso, compressas frias e, em casos mais graves, corticosteroides.
O eritema infeccioso é uma enfermidade transmitida pelo contato com as secreções respiratórias de pessoas infectadas, ou da mãe para o feto durante a gravidez.
Quando a causa do eritema multiforme não foi identificada, o médico também pode indicar o uso de remédios, como a hidroxicloroquina, dapsona ou corticoides por via oral, para reduzir a resposta exagerada do sistema imunológico e aliviar as lesões na pele ou mucosas.
Qual a etiologia do eritema multiforme ou polimorfo?
Em geral, eritema multiforme costuma ser desencadeado por herpes simplex virus (HSV), embora possa ser causado por fármacos. Lesões alvo e lesões nas palmas das mãos e plantas dos pés podem ser achados relativamente específicos.
Eritema nodoso é uma inflamação da parte mais profunda da pele, correspondente à gordura (tecido celular subcutâneo), pertencendo ao grupo das paniculites. Manifesta-se como nódulos avermelhados e dolorosos, na parte anterior das pernas.