A aliança de casamento simboliza a união e o compromisso firmado entre duas pessoas. É a representação do elo entre o material e o espiritual, entre o corpóreo e o sentimental. Duas vidas unidas, em amor e cumplicidade, compartilhando alegrias e tristezas.
A palavra aliança tem origem no latim alligare, que remete a um relacionamento de proximidade, intimidade e união. Fazer uma aliança com alguém é como fazer um acordo, um contrato de que o casal compartilhará dos mesmos valores, por exemplo: cuidado mútuo, amizade, fidelidade etc.
Significado da aliança de casamento: É o símbolo de amor e devoção, da concordância de um casal em amar e respeitar um ao outro. Sendo assim, sua forma circular representa que não tem começo nem fim, é constante como o amor deve ser.
Como toda superstição, o fato de usar a aliança de outra pessoa e ter azar no casamento é algo não baseado em fatos. Esse tipo de crença não tem nenhum fundamento científico ou explicação racional. As superstições não são provadas e podem ser nocivas.
A Aliança de Amor, segundo a espiritualidade de Schoenstatt, funciona como forma mútua, ou seja, a forma do dar e do receber. Pela Aliança de Amor, Schoenstatt oferece para todos nós um caminho mariano para melhor desenvolvermos a aliança batismal. É a fonte e o centro da espiritualidade de Schoenstatt.
O anel de namoro é uma simbologia moderna, não existem relatos na história do uso desse acessório, a maioria dos casais só usava algum tipo de jóia quando noivavam ou casavam. No entanto, o anel de namoro não é uma regra, ou seja, não é obrigatório, o casal é quem decide se usa ou não.
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
Para namoro, sempre são escolhidas as alianças de prata. Existe um motivo para sempre se escolher as peças em prata e não as alianças de ouro. Primeiro, as alianças de prata são sempre utilizadas na mão direita, assim como as alianças de noivado, o que torna a peça muito confundível.
Esse par de anéis simboliza então a relação de cumplicidade, fidelidade e companheirismo entre duas partes. Eles servem como uma lembrança do pacto feito entre duas pessoas que se amam.
O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas. Se você gosta de viver altas aventuras ao lado da pessoa amada, a escolha ideal são alianças com três pedras.
Muitas vezes, Abraão, o pai da fé, perdeu sua fé em Deus e tentou agir com as próprias forças. Assim a aliança foi quebrada inúmeras vezes por ele. Mas, quem pagou o preço dessa aliança fragmentada novamente não foi Abraão, foi Deus. Cristo morreu por nós para refazer essa aliança entre Deus e seus filhos.
Aliados são alianças que se unem em busca de ajuda tanto em relação ao apoio das defesas quanto nos ataques. Em contrapartida, os pactos são "contratos" firmado entre duas (ou mais) alianças para não se atacarem.
Antigamente eram usadas somente após um ano de namoro, mas atualmente não existe uma data certa para que se use alianças. Alguns casais, desde o início já querem selar o compromisso e a fidelidade, já outros esperam alguns meses ou anos para se certificar sobre seus sentimentos um pelo outro.
Saiba tudo neste post! Muitos casais optam por usar alianças desde o primeiro momento em que firmam um compromisso, já outros preferem usar a partir do noivado e outros só quando se casam. Independente de qual casal você seja, as alianças farão parte do seu relacionamento!
Não é necessário ter uma aliança para pedir alguém em namoro. O pedido pode ser feito de várias formas, desde uma conversa até um gesto romântico ou surpresa criativa — como jantar à luz de velas. A aliança de namoro é um símbolo de compromisso utilizado após o casal estar em um relacionamento mais sólido.
A origem da palavra “aliança” vem do latim, do termo alligare, que significa “relação de proximidade, união”. Em outras palavras, o anel com nome de aliança é um pacto feito entre marido e esposa, que simboliza o amor, comprometimento, fidelidade, cumplicidade e eternidade.
Compromisso: A aliança de namoro simboliza um relacionamento que pretende ser duradouro. É a primeira aliança do casal e costuma ser usada quando os dois sentem que a relação está mais séria e estável. O tempo é uma escolha do casal, já que só eles sabem, de fato, o status da relação.
Embora alianças de namoro não tenham o mesmo significado das alianças de casamento, eles não devem ser tratados com menos importância. Portanto, é desnecessário dizer que você só deve dar ou usar uma aliança de namoro quando estiver pronto para o compromisso.
Foi-se o tempo do indicativo de um relacionamento através do status “Em um relacionamento sério com…”. Hoje basta jogar um emoji de cadeado 🔒 na bio do perfil do Instagram e está tudo certo.