É a avaliação que ajuda a detectar o que cada aluno aprendeu ao longo dos períodos anteriores, especificando sua bagagem cognitiva, para auxiliar o professor a determinar quais conhecimentos e habilidades devem ser retomadas antes de serem introduzidos os novos conteúdos previstos nos planos de ensino e de aula.
A avaliação qualitativa é a que visa o caminho da aprendizagem, em que o aluno evolui, o que construiu em um determinado tempo, para que o professor possa dar continuidade no seu trabalho alterando, diversificando ou não o seu fazer pedagógico.
A qualitativa se baseia muito na percepção individual de cada pessoa, podendo assim ter sua credibilidade questionada. Porém podem demonstrar problemas que vão além dos números e dos limites, sendo mais aprofundadas de maneira subjetiva.
Já a avaliação qualitativa é feita com base em observação e também no diálogo entre os funcionários que costumam atuar com aquele agente de risco, pois o seu intuito é descobrir a qualidade da exposição que esses funcionários estão passando.
Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática.
Um dado qualitativo é aquele que se refere à qualificação ou a qualidade de determinada coisa ou situação. Na prática, é uma informação que representa uma característica em que podemos compreender melhor quando é expressa por meio de palavras, em vez de números.
A pesquisa qualitativa, por sua vez, baseia-se no caráter subjetivo. Ou seja, seu resultado não mostra números concretos, e sim narrativas, ideias e experiências individuais dos participantes. Os dados, portanto, são obtidos no formato de palavras - ideias e concepções do indivíduo.
Já a avaliação qualitativa não busca informações mensuráveis, e sim observar como o ensino se desenvolve na escola, tanto em aspectos pontuais quanto ao nível global.
A análise qualitativa se baseia em técnicas interpretativas para compreender a subjetividade e complexidade do que se quer estudar. Por exemplo, “o que os clientes estão achando do novo canal de atendimento?”, ou “quais são as prioridades dos colaboradores nos próximos meses?”, são perguntas que ela pode responder.
A análise de dados qualitativos envolve descobrir e entender um cenário de forma geral, utilizando informações individuais. Tanto a análise qualitativa quanto a análise quantitativa utilizam a rotulagem e codificação de todos os dados para reconhecer as semelhanças e diferenças do que está sendo investigado.
A pesquisa qualitativa preocupa-se, portanto, com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e na explicação da dinâmica das relações sociais. Isso quer dizer que ela é capaz de identificar e analisar dados que não podem ser mensurados numericamente.
A pesquisa qualitativa é uma metodologia de pesquisa menos estruturada usada para obter informações aprofundadas sobre a motivação e o raciocínio das pessoas. O objetivo final é desenvolver um entendimento profundo de um assunto, questão ou problema da perspectiva de um indivíduo.
A avaliação quantitativa utiliza-se de meios objetivados no sentido de medir o desempenho do aluno, comparando-o com os demais colegas e dispondo-os em uma curva normal. Na prática escolar, utiliza-se predominantemente da prova ou de teste.
A atual LDB (Lei n. 9.394/1996) estabeleceu que a avaliação deve ser contínua e cumulativa e que os aspectos qualitativos sempre prevaleçam sobre os quantitativos, priorizando, dessa forma, a qualidade e o processo de aprendizagem. Em outras palavras, expressou claramente que a avaliação deveria ser formativa.
O que é uma avaliação qualitativa na educação infantil?
- Apreciação qualitativa: avaliação propriamente dita dos resultados, referindo-os a padrões de desempenho esperados. - Função de controle: se refere aos meios e à freqüência das verificações e da qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas.
A análise quantitativa se preocupa com a quantidade dos dados da pesquisa. Ou seja, faz mensuração e usa medidas numéricas das coisas. Em outras palavras, faz análises a partir de variáveis quantitativas da pesquisa.
As características gerais da pesquisa qualitativa são: foco na interpretação e não na quantificação; ênfase na subjetividade; o processo de pesquisa é flexível; maior interesse pelo processo do que pelos resultados; o pesquisador exerce influência sobre a situação de pesquisa e também é influenciado por ela; é um ...
Já os indicadores qualitativos são os que se referem à preocupação com a avaliação e a pesquisa de qualidade. Neste caso, eles podem ser diretos ou indiretos.
O método qualitativo retém a dinâmica da natureza das entrevistas ou grupos de discussão. A presença do pesquisador, seja como um observador oculto ou como líder de grupo focal, permite que a comunicação não verbal dos participantes do grupo também sejam levadas em consideração no processo de análise de resultados.
Quais são as características da pesquisa qualitativa?
As características gerais da pesquisa qualitativa são: foco na interpretação e não na quantificação; ênfase na subjetividade; o processo de pesquisa é flexível; maior interesse pelo processo do que pelos resultados; o pesquisador exerce influência sobre a situação de pesquisa e também é influenciado por ela; é um ...