Quais os perigos de soltar balões nas festas juninas?
Prática, que é crime ambiental no Brasil, acarreta multa e pode causar incêndios, danos à rede elétrica e acidentes na avião civil. Com as festas juninas, as autoridades alertam para o perigo de soltar balões. A prática é considerada crime ambiental, previsto na lei 9.605/1998.
Os balões são produzidos com um material inflamável, por isso, quando caem podem causar incêndios sem precedentes em florestas, casas e edificações. Mesmo quando não causam incêndios, geram transtornos à população.
Por que não podemos soltar balões para iluminar o céu na festa junina?
Quando a estrutura do balão junino queima, ele desce pegando fogo e, se houver alguma floresta seca, casa ou indústria, há um risco imenso de incêndio. Por isso, os balões são proibidos pela legislação", alerta Michel Arthaud, professor de química da plataforma Professor Ferretto.
Soltar, vender, fabricar e transportar balões é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais, lei n° 9.065 de 1998, com previsão de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas cumulativamente.
Festas juninas: os perigos e riscos dos balões e fogos de artifício
Quais são os perigos das festas juninas?
De acordo com o especialista, entre junho e julho, com as festas de São João, os fogos de artifício são o maior perigo para as mãos. Em geral, os acidentes são seguidos de explosões que ocasionam queimaduras graves e até provocam amputações.
Desperdício e lixo: Grandes eventos geram uma quantidade significativa de lixo, que nem sempre é descartado corretamente. Uso de fogos de artifício: Além do barulho, os fogos de artifício podem causar acidentes e queimaduras. Consumo excessivo de álcool: Pode levar a comportamentos inadequados e acidentes.
Os artefatos são incontroláveis e podem atingir alturas que interferem nas rotas das aeronaves, potencialmente causando colisões ou danos às aeronaves. A legislação prevista no art. 261 do código penal, prevê sanções para quem colocar em perigo aeronaves ou a navegação aérea.
Além disso, o professor de Química da Plataforma Professor Ferretto ressalta que muitos balões são feitos de materiais não biodegradáveis, como plástico e látex. Uma vez que esses balões caem de volta à terra, se tornam resíduos persistentes que poluem o meio ambiente e representam uma ameaça à vida selvagem.
Na época pagã, a fogueira junina era acesa para proteger as pessoas dos maus espíritos. Os balões, por sua vez, eram usados para avisar a todos de que as festas juninas estavam começando. Nunca é pouco lembrar que os balões podem causar importantes incêndios e acabar com a festa.
Embora o balão intragástrico seja considerado seguro, como qualquer procedimento médico, ele apresenta riscos. Estas náuseas, vômitos, desconforto abdominal, risco de sobrecarga ou inclusão do estômago e, em casos raros, deflação do balão, que podem levar à sua migração e obstrução intestinal.
Simplesmente a lei, de forma sábia, previne a possibilidade de crime ao meio ambiente, bastando o fato de sua fabricação, venda ou transporte, com potencial para lesão a natureza.
Os balões que caracterizam o risco baloeiro e comprometem a segurança de voo são aqueles não tripulados. Além de um crime ambiental, soltar balões representa um real perigo para a aviação. As consequências de uma colisão entre um balão e uma aeronave podem ser drásticas.
Por que nas festas juninas atuais não é permitido acender fogueiras e soltar balões?
A legislação foi criada após profissionais de saúde informarem que o acendimento de fogueiras durante os festejos juninos poderia agravar o estado de saúde das pessoas com Covid-19. De acordo com a legislação, a proibição será válida durante a pandemia de coronavírus.
Ele é fabricado em plástico na sua parte superior com cores alegres como verde, azul, amarelo e vermelho. Para trazer ainda mais vida para o balões ele possui fitas em Tnt coloridas que ficam presos na parte de baixo e soltos se movimentarem conforme o vento ou movimento do balão.
Quando enchidos com gases de menor densidade em relação ao meio em que se encontram, esses balões flutuam. Assim, quando os balões estão preenchidos com gás hélio, eles flutuam, porque a densidade deste gás é inferior à densidade do ar que respiramos.
Quando o balão sobe, ele é carregado por correntes de ar e levado para locais imprevisíveis, colocando em risco o tráfego aéreo e milhares de passageiros que voam pelo estado todos os dias. Os balões também ameaçam o meio ambiente e destroem a fauna e a flora quando caem nas matas.
Balões com curvas pontilhadas expressam sussurro. Balões com linha contínua e ponta em forma de raio indicam uma mensagem (fala) eletrônica. Balões com bordas pontiagudas expressam gritos. Balões com várias pontas indicam a fala simultânea de dois ou mais personagens.
Por que não podemos soltar balões para iluminar o?
Soltar balão é crime e pode causar danos à rede elétrica e incêndios. Soltar balões é um grande perigo. Além de provocar incêndios, a transmissão e a distribuição de energia aos consumidores é ameaçada nesta época do ano pelos balões.
A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, de 1998, em seu artigo 42, descreve como crime as condutas de fabricar, vender ou soltar balões que possam causar incêndios. O objetivo da norma é proteger as florestas e vegetações, bem como evitar riscos para a vida humana, dos animais ou plantas.
Soltar balões, está intimamente relacionado às questões comportamentais. Então, um aspecto importante é verificar (se existem) os motivos que levam uma pessoa a soltar balões. Um estudo interessante onde podemos buscar esses motivos, é o “Arte e Vida: O Balão Junino como forma de lazer”, Pereira e Moraes Neto.
Mas afinal, o que tem na festa junina tradicional? Comidas e bebidas típicas, correio elegante, fogueira, cadeia, quadrilha, vestimentas caipiras, músicas e bandeirinhas, são apenas alguns dos elementos que fazem dessa festa um momento tão marcante e alegre.
As festas em comemoração aos santos juninos – Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29) – são marcadas por muita música e dança, comidas e bebidas típicas, decoração com bandeirinhas coloridas e, claro, fogueira.
Quais os perigos da Festa Junina para o meio ambiente?
Entre suas tradições, junho aviva as brincadeiras com fogueiras e balões e estes podem se tornar responsáveis por queimadas, além da destruição de comunidades de animais silvestres e é preciso que estejamos atentos para evitar acidentes.