O que é uma broca de HSS? HSS é a abreviatura do termo inglês High Speed Steel e refere-se a um aço ferramenta de alta liga. O HSS é, portanto, utilizado para produzir ferramentas, entre outras coisas, porque é muito fácil de retificar (o que, por exemplo, permite a rectificação de ferramentas desgastadas).
As brocas de cobalto possuem adição de cobalto em sua liga de metal as tornando resistentes a maiores temperaturas e sendo são ideais para furos em superfícies de aço inoxidável e em metais mais duros.
Qual é a diferença entre as brocas de aço rápido e de metal duro?
Broca de metal duro: para uso geral. Broca HSS (aço rápido): para perfuração a velocidades mais elevadas, versátil, de preço mais acessível do que as brocas de carboneto. Broca de carboneto: velocidade de corte quatro vezes superior à permitida pela broca HSS, mas mais frágil. Estas brocas são difíceis de afiar.
Esse modelo de broca possui uma pastilha de metal duro (Wídea – Carboneto de Tungstênio) e é indicada para perfurar materiais mais resistentes, incluindo concreto, alvenaria, tijolo, placas cimentícias, telhas, entre outros. Ele é capaz de fazer furos em instantes.
O termo "SDS Plus" significa que este tipo de broca possui depressões no final de sua haste que se encaixam no mandril do martelete. Essas depressões permitem que a broca seja empurrada para frente e para trás pelo martelete, sem se desprender durante o processo.
O que é BROCA HSS? Aprenda o que é realmente essa broca.
O que é HSS broca?
O que é uma broca de HSS? HSS é a abreviatura do termo inglês High Speed Steel e refere-se a um aço ferramenta de alta liga. O HSS é, portanto, utilizado para produzir ferramentas, entre outras coisas, porque é muito fácil de retificar (o que, por exemplo, permite a rectificação de ferramentas desgastadas).
As brocas SDS foram feitas para trabalhos pesados. Antes de escolher entre o modelo Plus ou Max, é necessário avaliar o material a ser perfurado. Enquanto a broca SDS Plus é mais comum, para usos em paredes, concreto, etc, a Max é indicada para perfurações mais pesadas.
O aço rápido também é descrito como HSS - sigla para a frase em inglês “high speed steel” - o que significa nada menos que “aço de alta velocidade / rápido”.
Não tão comuns, as brocas de cobalto têm acabamento em cobre e são mais caras do que as demais. Ideais para furos em superfícies de aço inoxidável e em metais mais duros. As brocas de titânio também são recomendadas para furar metais duros, como aço inoxidável e ferro.
Existem vários tipos de brocas tipo H, N, W, brocas chatas que são usadas para perfuração de materiais rígidos a baixas profundidades, também existem brocas helicoidais que podem ter dois gumes de corte e um gume a mais que liga os dois gumes principais o gume secundário de corte.
Em resumo, as brocas de madeira são projetadas para perfurar materiais macios, como madeira e plástico, enquanto as brocas de parede são projetadas para perfurar materiais mais duros, como concreto e alvenaria.
Broca de aço rápido - metais, utilizada para perfurar metais, são brocas helicoidais com haste cilíndrica e podem ter corte à direita e à esquerda, dependendo do metal a ser perfurado, poderá ter uma cobertura que proporcionará maior resistência, que pode ser de titânio, por exemplo.
Tratam-se de brocas especiais para furação e rasgos (grooving) com revestimento em Titânio. Ideais para furações em madeira, plástico e metal, podem também fazer rasgos para encaixes, mortisings, etc.
Diamante: As brocas de ponta de diamante são ideais para perfurar materiais extremamente duros, como vidro, cerâmica e porcelanato. O diamante, sendo o material mais duro conhecido, garante uma perfuração precisa e limpa.
Esses brocas são amplamente utilizados em diversos setores, incluindo aeroespacial, automotivo, construção civil, metalurgia, entre outros, onde a precisão e a qualidade do furo são essenciais.
Devido à sua resistência superior, as brocas de metal duro são mais duradouras em comparação com as brocas de aço rápido HSS. Elas são capazes de suportar temperaturas mais elevadas e podem manter a aresta de corte por mais tempo.
A SDS, ou Safety Data Sheet, é o nome do documento em inglês, que pode ser baseado em diferentes regulamentações, dependendo do país ou região. Falaremos disso mais adiante. MSDS é o nome antigo da SDS, significando Material Safety Data Sheet, mas não é mais utilizado há algum tempo.
Acessório necessário para que as serra copo seja utilizada, fabricada em aço carbono proporciona muito mais leveza e desempenho, além de maior durabilidade.
Funciona assim: depois que você se cadastra, a SDS fica com os seus dados e os do celular registrados no sistema. Quando a PM aborda algum suspeito, pode verificar por um aplicativo, na hora, se o celular foi roubado e quem é o seu verdadeiro dono. Mas, atenção: o Alerta Celular não é um sistema de rastreamento.