Qual a diferença entre DACTe e DANFe?
O DANFe é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica e serve para simplificar e resumir as informações da NFe. Já o DACTe é a versão resumida e adaptada à impressão do CTe. Apesar de distintos, ambos atuam como complementos e versões impressas dos originais. Contudo, cada um deles possui finalidades diferentes.Como tirar o DACTe?
Como emitir o DACTE?
- solicite seu credenciamento junto à Secretaria da Fazenda, pois é ela quem permite e autentica a emissão de documentos fiscais;
- obtenha o certificado digital para a sua empresa, item obrigatório para garantir segurança e autenticidade às informações contidas no CTe;
Como ler um DACTe?
O DACTe contém informações básicas sobre a carga e sobre o transporte, como:
- Dados do emitente do CTe;
- CFOP – natureza da prestação de serviço;
- Informações do remetente;
- Informações do destinatário;
- Quando o CTe foi autorizado;
- Número de protocolo da autorização.
Onde emitir DACTe?
O DACTE deve ser emitido pela própria empresa transportadora sempre que for contratada para uma entrega. As empresas que estão realizando o seu próprio transporte sem terceirizar esse serviço não precisam emitir o documento.DACTE: O que é e para que serve?
Quando é necessário emitir conhecimento de transporte?
Quando o transporte é intermunicipal ou interestadual, aí o correto é emitir o CTe. Portanto, todo contribuinte de ISS (Imposto sobre Serviço), o qual é um tributo municipal, deve emitir esse documento.Quem deve emitir nota fiscal de transporte?
Para os casos de transportes terceirizados, como ocorre com boa parte das ecommerces nacionais, a NFe deve ser emitida pela contratante, ou o embarcador. A transportadora deve emitir outros documentos fiscais de transporte, como CTe e o MDFe, que você conhecerá em instantes.Como fazer a recusa de uma DACTe?
Regras para poder fazer a Recusa de CT-ePrazo máximo de 45 dias após a data de autorização; O CT-e não pode estar Cancelado ou Denegado; Verificar se o CT-e possui CT-e de Substituição e/ou Anulação associado; Deverá ser assinado com o certificado digital que tenha o CNPJ base do tomador do serviço do CT-e.
O que é DANFE DACTe?
O DANFE é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, uma representação gráfica e simplificada dela para facilitar a consulta no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) ou no Ambiente Nacional (RFB).Qual o significado das siglas DANFE e DACTe?
O Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTe) é a representação simplificada do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe). Esse documento é utilizado no segmento de cargas e transportes, independentemente do modal utilizado, e funciona de forma muito parecida com o DANFe e o NFe.Qual sistema emite CTe?
É o caso do Hivecloud CTe, um software moderno que não apenas emite seus documentos, mas também ajuda você a ter mais agilidade em suas operações de transporte. Além de emitir o CTe em segundos, ele preenche automaticamente campos como ICMS e CFOP, o que torna esse processo muito mais rápido e evita erros de digitação.Qual o prazo para emitir um CTe?
Relativamente ao prazo para emissão do CT-e substituto, será de 90 dias contados da data da autorização de uso do CT-e a ser corrigido, conforme a cláusula décima sétima, § 6º, do Ajuste SINIEF 09/2007.Qual a diferença entre DANFE e Nfc-e?
Podemos dizer que a NF-e é a versão digital das antigas notas fiscais. Tal como a NFC-e, a NF-e eletrônica dispõe de um documento auxiliar impresso, que acompanha as movimentações da mercadoria, quando houver. O documento auxiliar da NF-e é chamado de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE.O que é o manifesto de carga?
O manifesto de carga, basicamente, consiste em uma lista com todos os Conhecimentos de Transporte eletrônico (CTe) ou notas fiscais relacionados à carga. Ele serve para agilizar o processo de registro de documentos em trânsito e para catalogar as características das cargas, facilitando a fiscalização nas estradas.O que é um MDF e?
Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pelo Ambiente ...Porque emitir DANFE?
Isso porque o DANFE facilita a conferência da mercadoria transportada, contribuindo para a fiscalização realizada pelas autoridades responsáveis. Essa é a razão da necessidade do DANFE ser impresso e anexado ao produto transportado.Por que emitir DANFE?
Ele apenas facilita o acesso dos dados da compra para o consumidor. De modo geral, o Danfe é também utilizado para regularizar a circulação das mercadorias, uma vez que o veículo transportador da mercadoria não pode transitar sem ele — caso o faça, a fiscalização poderá multá-lo.Quais são os tipos de DANFE?
Quais são os tipos de DANFE?
- Normal, seguindo as diretrizes de envio do DANFE;
- Impressos em contingência, impresso quando a empresa não consegue, por algum motivo, se conectar com o servidor da Secretaria de Fazenda;
- Simplificado, que, como explicamos acima, é a versão em etiqueta do DANFE;
Quem deve fazer o desacordo do CTe?
Como fazer o desacordo de um CTe? Quando um Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe) foi emitido de forma errada é necessário que o tomador do frete registre um evento na SEFAZ, de forma eletrônica, chamado Prestação de Serviço em Desacordo.Como recusar CTe após 45 dias?
Como fazer o Evento de Desacordo de CT-e?
- identificar as divergências entre o CT-e e o serviço prestado;
- rejeitar o CT-e emitido e enviado pelo prestador de serviço;
- registrar o Evento de Prestação de Serviço em Desacordo;
- enviar o XML do evento para o transportador;
- emitir um CT-e de anulação;