O que é Defis e para que serve?
Siga: A DEFIS é a declaração anual que deve ser enviada pelas empresas optantes pelo Simples Nacional, com dados fiscais, contábeis e econômicos, de todos os seus estabelecimentos. Para o ano de 2024, a DEFIS com as informações correspondentes ao ano-calendário 2023, deverá ser apresentada até o dia 28/03/2024.Qual a finalidade da Defis?
A principal finalidade do DEFIS é permitir que a Receita Federal acompanhe de perto as atividades das micro e pequenas empresas, garantindo que elas cumpram com suas obrigações fiscais.Quem precisa declarar o Defis?
Empresas inativasA declaração de inatividade deve ser apresentada na Defis, especificando se a empresa esteve inativa durante todo o ano-calendário, e isso é especialmente relevante quando o Valor da Receita Mensal (RPA) for igual a zero em todos os períodos do ano.
O que é informado no Defis?
O documento é a maneira de informar à Receita Federal os dados econômicos e fiscais do seu negócio e, assim, comprovar os impostos recolhidos durante o ano. No início do ano, muitas empresas procuram saber mais sobre a declaração, tendo em vista que o prazo de entrega é 31 de março.O que é a DEFIS?
Quais as despesas que entram na Defis?
Total de despesas no período abrangido pela declaraçãoConsideram-se despesas pagas as decorrentes de desembolsos financeiros relativos ao curso das atividades da empresa e inclui custos, salários e demais despesas operacionais e não operacionais.
Como fazer Defis passo a passo?
Para gerar uma DEFIS 2024 de situação especial, basta informar o Ano Calendário 2024, preenchendo as informações de situação especial nos [Outros Dados...]; Caso a opção DEFIS 2024 não esteja aparecendo no menu, você deve habilitar nas opções de permissões de usuários.Qual o valor da multa da Defis?
Multa por atraso pode chegar a 20% sobre o valor total dos tributos declarados.Quais empresas são obrigadas a entregar a defis?
A Defis substituiu a DASN (Declaração Anual do Simples Nacional) e foi instituída para que as empresas comuniquem à Receita Federal dados econômicos e fiscais. É sempre bom lembrar que essa obrigação acessória é exigida das empresas ME ou EPP inscritas no Simples Nacional.O que acontece se não declarar Defis?
Não há multa pela entrega fora do prazo ou pela não entrega. Entretanto, a empresa que não realizar a entrega não poderá realizar apuração no PGDAS-D a partir de março de cada ano, impedindo o pagamento de imposto do Simples Nacional e ocasionando, assim, inadimplência por parte da empresa.O que colocar na Defis?
dados pessoais e rendimento dos sócios; número de empregados no início e no final do período que contempla a declaração; saldo bancário, ou em caixa, do início e do final do período que contempla a declaração; mudança de endereço, caso tenha ocorrido.Quais os 3 tipos de regimes tributários?
Atualmente, existem três tipos de regimes tributários pelos quais uma empresa pode optar no Brasil. São eles: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A seguir, vamos nos aprofundar em cada um deles, explicando quais as suas principais características e com quais perfis de negócio eles se combinam melhor.Onde tirar o Defis?
A DEFIS corresponde a um módulo do PGDAS-D. Para a emissão do DAS da Dívida Ativa da União utilize o portal da PGFN.Como fazer Defis zerada?
Portanto, aquela declaração que tiver inatividade ou zerada será apresentada na DEFIS em todos os períodos do respectivo ano-calendário, com o valor da Receita Mensal (RPA) igual a zero, onde será exibida na declaração, a opção para informar se esteve inativa.Quem deve declarar a defis 2024?
De forma geral, é obrigação das empresas optantes pelo Simples Nacional enviar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais, como é o caso Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).Qual o prazo de entrega da Defis?
Ficam prorrogados para 31 de julho de 2024 o prazo final para envio da: Dasn-Simei, Ano-calendário 2023; Dasn-Simei, de situação especial, para eventos ocorridos entre 01/01 e 31/05/2024; Defis, de situação especial, para eventos ocorridos entre 01/01 e 31/05/2024.Quem emite o Defis?
Este é um serviço do(a) Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil .Quem faz o Defis?
Quem Deve Declarar A Defis? A Defis é uma obrigação de todas as empresas optantes do Simples Nacional, com exceção do MEI. Sendo assim, deve fazer a declaração, como falamos, todas as MEs e EPPs enquadradas nesse regime.O que são rendimentos isentos na Defis?
São rendimentos isentos e não tributáveis, entre outros:Ganho de capital na venda de bem, direito ou conjunto de bens ou direitos da mesma natureza, alienados em um mesmo mês de valor total de alienação até R$ 20.000,00, para ações alienadas no mercado de balcão, e R$ 35.000,00, nos demais casos.
O que são as despesas na Defis?
Consideram-se despesas pagas as decorrentes de desembolsos financeiros relativos ao curso das atividades da empresa e inclui custos, salários e demais despesas operacionais e não operacionais.Como declarar Defis no Imposto de Renda?
Como fazer a DEFIS?
- Acesse o site;
- Insira seu número de código de acesso ou certificado digital;
- Entre em “DEFIS”;
- Clique em “! Declarar”;
O que acontece se não entregar a defis?
Ou seja, sem o envio da DEFIS não é possível continuar regular no Simples Nacional. Isso porque com o atraso no pagamento do DAS serão aplicadas multas e juros proporcionais ao tempo de inadimplência e esse atraso pode inclusive causar o desenquadramento do regime tributário.Onde informar pro labore na Defis?
Assim sendo, para elaborar a DEFIS dentro do Simples Nacional é preciso fazer o seguinte passo a passo:
- Acessar o site da Receita Federal;
- Preencher todas as informações de maneira correta;
- Manter todos os dados organizados;
- Usar pró-labore para o rendimento dos sócios;
- Ter um software de gerenciamento financeiro.