Esse tipo de disciplina consiste naquelas atividades realizadas a distância, integrando tecnologias de comunicação e de informação, atividades de tutoria e encontros presenciais. O intuito é possibilitar ao aluno mais dinamismo e praticidade para o cumprimento da grade curricular, mas sem perder a qualidade do ensino.
A segunda é a modalidade interativa, na qual o conhecimento está sempre em mutação possibilitando ao emissor “construir territórios abertos a navegações dispostos a interferência a transformações”. Aqui o receptor deixa de ser apenas assimilador para ser co-autor, co-criador do seu próprio conhecimento.
O que é uma aula interativa? Uma aula interativa é uma abordagem de ensino que busca envolver ativamente os alunos no processo de aprendizado, promovendo a participação ativa, a colaboração e a reflexão.
A Disciplina Interativa possui carga horária específica de acordo com a matriz curricular do seu curso, dividida em atividades que são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e atividades presenciais.
As atividades interativas são aquelas em que os participantes estão envolvidos ativamente e têm a oportunidade de interagir com o conteúdo, sistema ou com outros participantes. Essa interação pode ocorrer em diversos contextos, como educação, entretenimento, treinamento, grupos de estudo e muito mais.
Dicas para responder a atividade discursiva da Disciplina Interativa
O que são exercícios interativos?
Chamamos de atividades interativas o uso de recursos tecnológicos que permitem uma maior participação dos alunos na sala de aula. Então, o uso de tablets, computadores e outros recursos podem ser adotados para otimizar o aprendizado dos alunos.
Todavia, um material interativo permite que o aluno possa usar todos os sentidos. Em um jogo digital, por exemplo, ele não apenas lê as instruções, mas ouve a música de fundo e interage totalmente com o personagem e o cenário.
O que é a educação interativa? A educação interativa é uma metodologia que se consolidou com a ascensão da tecnologia, transformando a formação dos alunos de diferentes níveis escolares. A proposta é que a aprendizagem aconteça na interação entre o estudante e os recursos tecnológicos.
A aprendizagem interativa é uma metodologia de ensino que convida os alunos a assumir um papel ativo no processo de aprendizagem com a ajuda da tecnologia. Este método se opõe a abordagens que dependem estritamente das habilidades passivas do aluno: ouvir professores, memorizar frases, conceitos, fórmulas e figuras.
O ensino interativo é um método em que os professores têm a missão de orientar alunos quanto ao aperfeiçoamento das soft skills e à interação com a tecnologia, de forma a auxiliar no desenvolvimento social deles.
A interatividade se refere à comunicação entre pessoas, os dispositivos ou os conteúdos digitais. É a capacidade de um computador, um programa ou um conteúdo de responder às ações da pessoa que o está usando.
O método interativo facilita o trabalho do professor em sala de aula, dando ao aluno a oportunidade de estudar em seu próprio ritmo de aprendizado. O que possibilita ao professor atuar como um orientador que dá direcionamentos e informações quando o aluno o procura para esclarecer dúvidas.
Um curso interativo funciona de forma simplificada em sala de aula. Ao invés de ter um professor transmitindo todo o conteúdo, o aluno é seu próprio guia em relação ao ritmo de aprendizado. Dessa forma, o professor passa a atuar como um consultor que irá esclarecer as dúvidas.
O modo interativo é ativado quando você não inclui um comando a ser emitido. Programas que requerem um dispositivo de terminal, como um editor, operam corretamente neste modo.
Resumo. O estilo interativo materno consiste na maneira com que a mãe interage com seu filho ou filha conforme diferentes contextos. A leitura compartilhada é um desses cenários, na qual ocorre uma oportunidade de troca de narrativa entre adulto e criança.
Os objetos de aprendizagem são todo e qualquer recurso utilizado para apoiar a aprendizagem do aluno. Como por exemplo: textos, vídeos, áudios, animações, etc. Além disso, essas mídias são digitais.
Atividades mais interativas fazem com que os alunos fiquem curiosos sobre os próximos passos do professor. Um exemplo disso é a dinâmica da sala de aula invertida. Ao contrário do que geralmente é feito, o professor passa a matéria antes de expor o conteúdo em sala.
No modelo interativo, o centro da inovação é a empresa. Ele combina interações no interior das empresas e interações entre as empresas individuais e o sistema de Ciência e Tecnologia mais abrangente em que elas operam.
Conteúdo interativo é aquele que envolve ativamente o usuário, permitindo participar e moldar a experiência em tempo real. Exemplos comuns incluem quizzes, enquetes, infográficos animados e simuladores. Esse tipo de conteúdo não só captura a atenção como também promove uma experiência mais envolvente e personalizada.
A interatividade refere-se à capacidade de interagir, engajar e participar de alguma forma em um determinado contexto. Em um sentido tecnológico, a interatividade está relacionada à comunicação bidirecional entre um usuário e um sistema. É a capacidade de receber informações e responder a elas de maneira ativa.
A aprendizagem interativa é uma abordagem educacional que coloca você no centro da ação, envolvendo-o ativamente no processo de aprendizado. Imagine aprender através de experiências práticas, onde você toma decisões, enfrenta desafios reais e vê as consequências de suas ações em tempo real.
É por meio da linguagem que os falantes expressam suas ideias, pensamentos, sentimentos, emoções e ações pessoais e é por intermédio dela que se dá o processo interativo entre duas pessoas, seja pela fala, seja pela escrita – representação simbólica da fala –, em situações reais de comunicação e expressão no meio ...