O que é estrutura concessiva?
As orações subordinadas adverbiais concessivas são aquelas que indicam uma concessão, ou seja, uma ideia de contraste em relação ao fato expresso na oração principal. Elas introduzem uma situação que, embora pudesse impedir ou contrariar a realização do que é afirmado na oração principal, não o faz.O que é uma ideia concessiva?
Exprimem concessão, ou seja, traduzem algo inesperado em determinadas circunstâncias. São introduzidas pelas conjunções subordinativas embora, conquanto e as locuções ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, ainda quanto, posto que. Exemplo: Ainda que não merecesse, recebi vários prêmios.O que é uma expressão concessiva?
As conjunções concessivas são palavras ou expressões que ligam duas orações, indicando que uma delas apresenta uma situação que poderia impedir ou dificultar a realização da outra, mas que não o faz. Elas expressam uma ideia de ressalva, exceção ou limitação.O que significa concessão?
1 Ação ou efeito de conceder; consentimento, permissão. 2 Atribuição ou direito que o governo dá a indivíduo ou empresa, para a exploração ou execução de serviços de utilidade pública.Transformação da estrutura coordenada adversativa em adverbial concessiva
O que significa concessão em uma frase?
Em resumo, podemos dizer que: 1) quando se observa contraste entre orações em uma relação de subordinação, temos CONCESSÃO; 2) quando se observa contraste entre orações em uma relação de coordenação, temos ADVERSIDADE.O que é expressar concessão?
A palavra concessão significa permitir e expressar o ato de conceder alguma coisa a alguém ou a uma instituição. No âmbito do serviço público e do direito administrativo, a palavra está relacionada à forma que entidades governamentais encarregam uma empresa, que costuma ser particular, para a prestação de um trabalho.Qual a função da conjunção concessiva?
A conjunção concessiva complexa por mais que articula orações em três tipos de construções: concessivas factuais, concessivo-condicionais e concessivas restritivas. Passa-se, então, à descrição dessas construções, considerando o estatuto de por mais que como Conjunção Lexical.O que significa "concessão" na linguagem?
A ideia de concessão está diretamente ligada ao contraste, à quebra de expectativa. Utiliza-se também a conjunção: conquanto e as locuções ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que. Observe este exemplo: Só irei se ele for.O que é ideia concessiva?
São concessivas um tipo de orações/frases subordinadas adverbiais, introduzidas pelas conjunções ou locuções conjuncionais <embora, apesar de, ainda que, mesmo que, nem que>, que recebem o nome de conjunções subordinativas concessivas.O que é argumento por alusão histórica?
O que é alusão histórica? Uma alusão histórica nada mais é do que uma referência a determinado acontecimento. Dentro de uma redação, pode ser utilizada para enriquecer a argumentação. Sendo assim, você pode citar um período ou acontecimento histórico que se relacione com o tema em questão.O que é uma oposição concessiva?
São aquelas que estabelecem sentido de concessão em oposição à oração principal, sendo algo que se admite. “Embora tenhamos crescido juntas, não pudemos ficar próximas depois de adultas.” “Vou com você, apesar de eu não querer ir à festa.”Como usar a palavra concessão?
Sempre que quisermos nos referir ao ato de conceder, permitir ou ceder, devemos utilizar o substantivo comum feminino concessão. Esta palavra também significa uma autorização oficial cedida pelo governo para exploração de serviços públicos ou de bens naturais por tempo determinado.O que significa concessividade?
Consideramos concessividade como um conceito mais amplo que concessão. Concessividade faz referência a todas as possibili- dades de expressão do valor concessivo, tanto em construções canônicas quanto não-canônicas.Quais palavras indicam concessão?
• ConcessãoConectivos usados para indicar desacordo a um período. embora, mesmo que, se bem que, apesar de, ainda assim, ainda que, por mais que, mesmo assim, de qualquer forma, posto que, malgrado, não obstante, inobstante, em que pese.