Durante o inverno, muitos pacientes se queixam de pequenas feridas e irritação no canto da boca (comissura labial). Esta dermatose chama-se queilite angular ou comissurite angular, popularmente conhecida como boqueira. A boqueira é uma dermatose comum, caracterizada por inflamação e fissura do ângulo dos lábios.
O acúmulo de saliva no canto da boca pode deixar a pele ressecada quando a saliva seca, o que pode favorecer o surgimento de feridas no canto da boca e infecções por fungos ou bactérias no local.
A dermatite labial é uma doença de pele que inflama principalmente a região ao redor da boca. Ela também pode se espalhar ao redor do nariz, causando irritação, aparição de lesões avermelhadas e ressecamento, podendo até mesmo evoluir para a região dos olhos.
As causas incluem infecção, lesão pelo sol, medicamentos ou substâncias irritantes, alergia ou um quadro clínico de base. O tratamento inclui vaselina aplicada nos lábios e eliminação ou tratamento dos quadros clínicos de base.
A rachadura dos lábios, também chamada de queilite, pode ser causada por vários fatores externos, como clima frio, sol ou alérgenos no batom. Os lábios ficam secos, doloridos e rachados.
O que Pode Ser uma Ferida nos Lábios? Pode ser Câncer? - Dr. Wladimir Gushiken - Clínica JIN
O que é eritema nos lábios?
O que é eritema nos lábios? O termo eritema é utilizado para definir manchas vermelhas que podem aparecer na pele. Ela acontece, por exemplo, quando uma pessoa está com uma inflamação dos lábios e eles ficam avermelhados.
A queilite de contato acontece após o contato dos lábios com substâncias irritativas, como maquiagem, batom, alguns alimentos e medicamentos, pasta de dentes, enxaguantes bucais, resultando na vermelhidão do lábio, descamação e aparecimento de pequenas feridas ou bolhas.
Uma ferida bucal que dura mais de 10 dias deve ser avaliada por um médico ou dentista. Feridas bucais isoladas em pessoas sem nenhum outro sintoma ou fatores de risco de uma doença sistêmica são causadas geralmente por uma infecção viral ou estomatite aftosa recorrente.
A hiperemia é uma alteração da circulação em que há aumento do fluxo sanguíneo para um órgão ou tecido, o que pode acontecer de forma natural, quando o organismo precisa de maior quantidade de sangue para que funcione corretamente, ou como consequência de doença.
A dermatite atópica (comumente chamada de eczema) é uma inflamação crônica e pruriginosa nas camadas superficiais da pele, e costuma afetar indivíduos que sofrem de febre do feno ou de asma, bem como pessoas que têm familiares com estas doenças.
Aplique gelo (cubos de gelo numa toalha húmida) ou uma embalagem fria diretamente na área infetada por alguns minutos, várias vezes ao dia. Isto aliviará a inflamação das lesões do herpes labial e proporcionará um alívio temporário.
Você pode aplicar Nebacetin para ferida na boca, desde que a pomada cubra apenas a parte externa dos lábios. Ou seja, é importante não usar o medicamento para lesões internas, seja na gengiva, língua ou outra parte da mucosa bucal6.
Calm Lips Pomada - Pomada para Herpes Labial - 30gCalm Lips Pomada auxilia na cicatrização e regressão das lesões provocadas pela herpes, acalmando a pele.
Logo, uma micose na boca nada mais é que uma lesão causada por fungos, que pode atingir céu da boca, língua, gengiva, interior da bochecha e garganta. Se faz necessário pontuar que os fungos são organismos complexos e sua presença não necessariamente significa algo negativo.
Eritema multiforme: várias bolhas que se rompem rapidamente deixando úlceras hemorrágicas crostosas na mucosa labial. Essa doença ulcerativa mucocutânea é uma reação imunitária geralmente desencadeada pelo vírus do herpes simples.
Pangastrite é uma inflamação que acomete todas as regiões do estômago. Também é conhecida como gastrite enantematosa. Uma inflamação que provoca dor, desconforto abdominal e até refluxo. Essa é a pangastrite, que, ao contrário da gastrite, não atinge somente uma parte do estômago, mas toda sua mucosa.
Isquemia é o termo médico que designa a presença de um fluxo de sangue e oxigénio inadequado a uma parte específica do organismo. Pode ocorrer em qualquer local, como o coração, cérebro, membros, intestinos, olhos e resulta, habitualmente, de um estreitamento ou bloqueio das artérias que alimentam a área afetada.
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.
As feridas na boca podem ser provocadas por aftas, por pequenas pancadas, irritações desta região, ou por infecções virais ou bacterianas. O herpes labial é um exemplo de infecção comum causada por vírus, que provoca pequenas bolhas que doem e ardem, na região dos lábios.
A dermatite perioral se manifesta por meio de uma erupção na face, ao redor da boca, formando pequenas pápulas avermelhadas ou, rosadas, com ressecamento e descamação da pele, podendo evoluir também com pústulas em alguns casos mais agressivos. É comum observar uma fina faixa de pele poupada, mais próxima dos lábios.
A queilite angular, conhecida popularmente como boqueira, é uma condição que afeta a pele nos cantos da boca, causando lesões. Ela é caracterizada por feridas dolorosas e inflamadas que podem causar desconforto significativo. Essas feridas podem se formar em um ou em ambos os cantos da boca.
1. Conjunto de alterações degenerativas dos lábios provocadas pela luz solar, e caracterizada por secura, descamação e manchas esbranquiçadas. 2. Doença carencial dos lábios por deficiência de ingestão de riboflavina.