O que é função linear? Uma função do 1° grau é descrita pela lei f(x)=ax+b, em que a e b são constantes reais, e a variável x é real. Se b = 0, então a função é descrita pela lei f(x)=ax e é chamada de função linear. Portanto, a função linear é um caso específico de função do 1° grau.
Uma função linear é definida genericamente como f(x) = a.x. Esse é um caso particular de função afim, também conhecida como função de primeiro grau, contudo não existe valor para o coeficiente b, ou seja, b = 0.
Quando o termo independente (o que não tem letra) é igual a zero, então essa equação será homogênea. Exemplos: 7x = 10: é linear, pois a variável x tem expoente igual a um; 22x – 10y = 0: é linear, pois tanto a variável x quanto y tem expoente igual a um.
Enquanto uma equação linear tem uma forma básica, as equações não-lineares podem assumir muitas formas diferentes. A maneira mais fácil de determinar se uma equação é não-linear é se concentrar no termo “não-linear” em si.
A informação - um texto por exemplo - pode ser organizada de forma linear ou não linear. Imagine um livro. Toda a informação contida no livro está organizada de forma linear, isto é, há começo, meio e fim. Você não consegue absorver todo o significado da história contada se iniciar sua leitura pela metade do livro.
Função linear é o caso particular de função do 1° grau quando b = 0 . Assim, a forma geral de uma função linear é f(x)=ax. O gráfico de uma função linear é uma reta que passa pela origem, que é o ponto (0,0).
Qual é a principal característica de uma função linear?
A função linear é aquela em que temos b = 0, isto é, sua lei de formação é do tipo f(x) = a.x, com a real e diferente de zero. Observe que toda função que não possui valor para o coeficiente b é classificada como função linear e, por consequência, é também uma função afim.
A forma de demonstrar funções lineares é: qualquer mudança dada em "x", a mudança em "y" sempre será do mesmo valor. Por exemplo, para qualquer mudança de 1 unidade em "x", a mudança em "y" será sempre 3... será sempre 5... se sempre for do mesmo valor, estará lidando com uma função linear.
Não linear refere-se a todas as estruturas que não apresentam um único sentido. Estrutura que apresenta múltiplos caminhos e destinos, desencadeando em múltiplos finais.
Para saber se há uma função, basta identificar se um objeto de um conjunto está sendo levado em apenas um objeto no outro conjunto. Na relação entre irmãos, famílias com dois irmãos representam uma função, pois o irmão possui um único irmão (e vice-versa). Observe o diagrama: Imagem 2: Diagrama de irmãos.
Designa-se por zero de uma função todo o valor da variável independente x que tem por imagem o valor zero. Por outras palavras, zero de uma função é todo o valor de x, pertencente ao domínio dessa função, tal que = 0.
Para classificar uma função linear como crescente ou decrescente, basta verificar o valor do coeficiente angular a, como já salientado. Isso significa que à medida que o valor de x aumenta, o valor de f(x) também aumenta.
Uma função afim é considerada como linear se f(x) = ax, sendo o coeficiente angular diferente de zero e o coeficiente linear igual a zero (b = 0). Nesses casos a reta passará pela origem (0,0).
O que é linearização? Procedimento para tornar uma curva que não é uma reta em uma reta. É encontrar uma relação entre duas variáveis, que satisfaça a equação da reta, ou seja, determinar os coeficientes angular e linear da reta.
A equação linear é aquela na qual os expoentes dos termos com maior grau são iguais a 1. Onde "a" é o coeficiente angular e "b" é o coeficiente linear. Desse modo, as equações lineares são aquelas que possuem as variáveis com maior grau igual a 1.