O que significa uma marca patenteada?
Então, patentear é resguardar o direito sobre uma invenção para si. Regulamentado pelo INPI, esse tipo de registro é fundamental para todos os inventores que tenham criado qualquer tipo de produto que seja novidade e tenha possibilidade de aplicação industrial.Como funciona a patente de uma marca?
O registro de patente é um documento que reconhece a propriedade de um determinado invento ao seu inventor. Destarte, o Estado é responsável por conceder este título após um processo administrativo. Assim, os direitos de uso exclusivo sobre tal bem irão pertencer somente ao inventor, impedindo terceiros de explorá-lo.Qual a diferença de registrar marca é patente?
O registro assegura que você está legalmente protegido contra cópias indevidas e que através do monitoramento você poderá impedir que outras empresas registrem marcas semelhantes a sua, no mesmo segmento. Já patentear é proteger, de acordo com a Lei da Propriedade Intelectual, as invenções junto ao INPI.O que é preciso para patentear marca?
Solicitar o registro de marca de produto ou serviço
- Fazer o login. Login no Sistema e-INPI. ...
- Pagar a Guia de Recolhimento da União. Emissão e pagamento da GRU (relativa ao serviço). ...
- Peticionar. ...
- Acompanhar o serviço. ...
- Tomar conhecimento da decisão. ...
- Pagar nova Guia de Recolhimento da União. ...
- Obter o certificado.
DIFERENÇA ENTRE REGISTRO DE MARCA E PATENTE
É preciso patentear uma marca?
O Registro de Marcas não é obrigatório, mas oferece muitos benefícios aos empresários. Ter a exclusividade do nome da marca é, sem sombra de dúvidas, algo que todo empreendedor que sente amor pelo seu negócio busca.Qual é a finalidade de uma patente?
Patente é o direito, concedido a um inventor ou titular pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que oferece o uso exclusivo de uma invenção por um período limitado de tempo. O prazo máximo de proteção é de 20 anos em patentes de invenção e de 15 anos nas patentes de modelos de utilidade.Quanto dura a patente de uma marca?
Após o deferimento e o pagamento das taxas de deferimento e expedição de certificado, é concedido o registro da sua marca, sendo ele válido por dez anos inicialmente e prorrogável a cada decênio.Quanto tempo dura a patente de uma marca?
40 da lei de propriedade Industria, “o prazo de vigência não será inferior a 10 (dez) anos para a patente de invenção e a 7 (sete) anos para a patente de modelo de utilidade, a contar da data de concessão, ressalvada a hipótese de o INPI estar impedido de proceder ao exame de mérito do pedido, por pendência judicial ...Quem pode patentear uma marca?
Quem pode registrar uma marca? Um dos principais questionamentos sobre este tema é sobre quem pode cadastrar uma marca no INPI. O registro de uma nova marca pode ser feito por qualquer pessoa física ou jurídica, desde que comprove que esteja realizando uma atividade legal e efetiva.O que acontece se usar uma marca patenteada?
Pode ser penalizada a pessoa que:Altera a marca registrada ou investe em um produto já existente no mercado; Importa, exporta, vende ou oferece qualquer produto que possua a marca registrada por outra pessoa, mesmo que em uma parte pequena da embalagem.
Qual o custo para registrar uma marca?
Esta taxa é relativa aos primeiros dez anos de vigência de registro de marca e à expedição de certificado de registro. Se você respeitar o prazo de 60 dias após o deferimento, o valor será de R$ 298,00 para pessoa física, ME, MEI e EPP e de R$ 745,00 para os demais tipos de empresas.O que pode e o que não pode ser patenteado?
Essa é uma parte mais subjetiva da lei, a qual afirma que objetos que vão contra a moral, os bons costumes, a segurança, a ordem e a saúde pública não podem ser patenteados.Como saber se uma marca já foi patenteada?
Como saber se uma marca é registrada: passo a passo
- Para saber se uma marca está disponível para registro, primeiramente acesse o site do INPI: ...
- Role a página até a área de Serviços > Marcas. ...
- Clique em Saiba Mais na área de marcas. ...
- Nessa página, clique no botão Busca.
Pode patentear um nome?
No Brasil, a legislação permite que nomes próprios e sobrenomes sejam registrados como marca, desde que com o consentimento o titular, sucessores ou herdeiros. Isso significa que é sim possível registrar um nome como marca.Onde se registra uma patente?
Para quem cria um produto ou processo inovador, é possível pedir a patente no INPI.O que significa a palavra INPI?
INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.Por que registrar uma patente?
Quando a empresa ou pessoa física tem a sua marca registrada, ela consegue impedir que terceiros a usem. No caso da patente, é possível impedir que outras pessoas produzam, usem e vendam o produto que a recebeu sem uma autorização prévia.É possível patentear uma ideia?
Não. Em primeiro lugar, a Lei de Propriedade Industrial (LPI) exclui de proteção como invenção e como modelo de utilidade uma série de ações, criações, ideias abstratas, atividades intelectuais, descobertas científicas, métodos ou inventos que não possam ser industrializados.O que acontece se não patentear uma marca?
Perda de investimentos, credibilidade e riscos de processos judiciais estão entre os principais para quem não tem registro de marca. Todas as empresas possuem algum tipo de marca e, no que diz respeito a isso, não se trata apenas do nome da companhia.Como saber se o nome de uma marca já existe?
Instituto de Marcas: Consultar Registro de Marca OnlineO Instituto de Marcas realizada toda análise e acompanhamento do pedido de registro de marca por meio do site oficial do INPI, o que atesta a veracidade das informações.