Uma pinguécula é uma massa branca amarelada elevada dentro da conjuntiva bulbar, adjacente à córnea. Ela não tende a envolver a córnea. No entanto, pode causar manchas ou irritação estética se elevada devido à inflamação e, embora raramente seja necessário, pode ser facilmente removida e tipicamente não irá recorrer.
Na grande maioria dos casos, o calázio desaparece sozinho e não é necessário tratamento. Nesses casos, há a possibilidade de acelerar o processo de cura com a aplicação de compressas de água morna suavemente na região, que vão ajudar a desobstruir as glândulas sebáceas da pálpebra e a drenar a secreção acumulada.
Nesses casos, lave abundantemente os olhos e o rosto com água corrente por cerca de 20 minutos. Caso esteja utilizando lentes de contato, retire-as. Tomar um analgésico para alívio da dor, é recomendável. E é sempre necessário procurar um oftalmologista para avaliação de possíveis danos.
A aparição de uma bolha na parte branca do olho indica o quadro de quemose, que se trata do acúmulo de líquido na parte interna da pálpebra e da superfície do globo ocular — região chamada de conjuntiva. A condição, embora possa assustar muitos pacientes, normalmente não se apresenta com alguma gravidade.
A Cirurgia de Pterígio consiste na remoção dessa “carne” com uso de anestesia local e, depois, realiza um micro enxerto conjuntival. O procedimento é considerado simples e de fácil recuperação. Mas, infelizmente, a cirurgia pode apresentar recidiva da lesão. No entanto, o método com enxerto diminui essa probabilidade.
✅ O que é e como é feito o tratamento da Pinguecula no olho?
O que é bom para curar pterígio?
Em pterígios pequenos e que não apresentam sintomas, não há necessidade de intervenção. Se há uma piora dos sintomas ou inflamação, ele pode ser tratado com compressas frias, colírios lubrificantes, uso ocasional de colírios vasoconstritores ou com curtos períodos de colírios anti-inflamatórios.
O especialista diz que essa condição pode ocorrer por razões genéticas e também por exposição a sol, vento, poeira e outros fatores irritantes. Ele ressalta que o uso de óculos escuros com proteção 100% contra raios ultravioleta e a aplicação de colírios lubrificantes podem evitar ou retardar o crescimento do pterígio.
Milium são pequenos cistos ou pápulas de queratina amareladas ou esbranquiçadas na pele. Geralmente na região da face, no entorno dos olhos, bochechas, nariz, atrás da orelha, além de poder aparecer nas mãos, costas e no pescoço. A condição também é conhecida como milium sebáceo ou mília.
A viuvinha ou o hordéolo é uma inflamação que pode ser seguida de infecção por bactérias que ocorre em glândulas que ficam nas pálpebras. Ela surge na parte interna da pálpebra, na glândula de meibômio (dentro da pálpebra) ou na parte externa (na base do cílio), quando as atacadas são as glândulas de zeis e moll.
O calázio é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, também localizada na pálpebra. Diferentemente do terçol, o calázio não é produzido por bactérias. O aparecimento frequente de calázios pode ser indicativo de algum defeito de refração* do olho e deve ser avaliado por um médico oftalmologista.
Uma pinguécula é uma massa branca amarelada elevada dentro da conjuntiva bulbar, adjacente à córnea. Ela não tende a envolver a córnea. No entanto, pode causar manchas ou irritação estética se elevada devido à inflamação e, embora raramente seja necessário, pode ser facilmente removida e tipicamente não irá recorrer.
É possível prevenir? Não há como prevenir a predisposição genética, no entanto, há como evitar os fatores ambientais que contribuem para o surgimento da doença. Assim, o uso de óculos de sol é uma das melhores formas de prevenção do pterígio, uma vez que protege os olhos contra a poeira, vento e luz ultravioleta.
Os autores acreditam que o colírio de Mitomicina a 0,02 por cento seja um tratamento eficaz, simples e seguro para o tratamento do pterígio recidivado e pterígios primários.
Popularmente conhecido como “carne no olho”, o pterígio é uma alteração na conjuntiva, a membrana transparente que recobre a parte branca do olho. Consiste em uma “prega”, tecnicamente denominada proliferação fibrovascular, que se origina na própria conjuntiva e se estende até a córnea.
O que fazer quando cai massa de cimento nos olhos?
Qualquer acidente com qualquer substância nos olhos, estes devem ser lavados com água corrente em abundância. Jamais utilizar qualquer outra substância para limpeza ou tentar neutralizar o efeito. Após lavagem repetida com água, deve-se rapidamente procurar atendimento médico especializado.
Tumores oculares são perigosos e precisam de diagnóstico rápido. Por serem quase assintomáticos, normalmente são identificados apenas em seus estágios mais avançados. Reflexo branco no centro dos olhos, sendo principalmente notado quando um flash é disparado contra os olhos.
O terçol — também conhecido como hordéolo ou viúva dos olhos — é uma doença inflamatória que pode atingir pessoas de todas as idades. Caracteriza-se por inchaço na pálpebra (superior ou inferior), vermelhidão na área e presença de um nódulo semelhante a uma espinha com pus.
Normalmente o terçol desaparece por conta própria e por isso, algumas pessoas dão pouca importância para o tratamento. Mas embora aparente algo simples, o terçol pode virar um problema sério, por isso é necessário procurar orientação médica assim que aparecer este processo inflamatório, para um diagnóstico adequado.
Na maioria dos casos, o terçol desaparece com os tratamentos caseiros em 3 a 5 dias. O inchaço deve começar a diminuir após 2 a 3 dias. Se você precisar consultar seu médico ou usar antibióticos para um terçol mais sério, ele deve desaparecer dentro de cerca de uma semana.
Ele é causado pelo excesso de queratina e células mortas nos poros, e pode aparecer ao redor dos olhos e também nas partes íntimas. Sua retirada pode ser feita durante limpezas de pele, mas sempre com a ajuda de uma pequena agulha - uma vez que ele não consegue ser espremido.
O terçol é uma coleção de pus que surge dentro das glândulas sebáceas do olho. Clinicamente ele se caracteriza por um pequeno nódulo doloroso e avermelhado que surge na parte interior ou exterior das pálpebras. Frequentemente há um ponto branco no meio da inflamação, o que dá ao terçol a aparência de uma espinha.
O hidrocistoma apócrino ou cisto de Moll é afecção da margem palpebral e ocorre, em geral, após obstrução do ducto secretório apócrino da glândula de Moll (glândula sudorípara apócrina e écrina). São vesículas translúcidas, arredondadas, pequenas, não dolorosas, com conteúdo líquido.
Trata-se de uma doença nos olhos que consiste em uma camada carnosa que cresce na parte branca do olho (esclera), do canto interno, próximo ao nariz, para o centro, podendo chegar até a córnea e a pupila.
O pterígio é uma doença ocular que consiste no crescimento de uma membrana sobre a esclera, que é a parte branca do olho. Ele é mais frequente em adultos com 20 a 40 anos, e que habitam regiões de climas tropical, seco e quente. A sua causa está relacionada à exposição prolongada à luz, à poeira e ao vento.