Parafilias são fantasias ou comportamentos frequentes, intensos e sexualmente estimulantes que envolvem objetos inanimados, crianças ou adultos sem consentimento, ou o sofrimento ou humilhação da pessoa ou do parceiro.
Trata-se essencialmente de uma alteração do objeto de escolha sexual. O fetiche é um elemento necessário para a excitação sexual e a sua ausência condiciona disfunção erétil no fetichista; podem ser objetos cuja atribuição sexual pode ser incompreensivel para os demais (vestuário, calçado, partes do corpo, acessórios).
Algumas fontes indicam que existem cerca de 550 tipos de parafilias, como, por exemplo, atração por animais (zoofilias), atração por mortos (necrofilia), excitação sexual com fezes (coprofilia), etc.
Qual é a causa das parafilias? Pouco se sabe ainda acerca da etiologia , incidência , distribuição e curso das parafilias. Elas geralmente se desenvolvem como resultado de fatores genéticos, biológicos e psicossociais. O cérebro e os seus sistemas neuroquímicos também desempenham um papel fundamental.
Existem ainda várias outras parafilias que podem ou não levar uma pessoa a cometer crimes sexuais. Dentre elas estão a zoofilia (animais), necrofilia (corpos mortos), fluidos e excrementos (fezes, urina etc.), deformações anatômicas, partes específicas do corpo, cheiros, entre outros.
A característica das parafilia é a atração sexual recorrente ou intensa por objetos ou atividades atípicas , através de fantasias, apresentando esse comportamento por mais de 6 meses. De maneira geral, esses comportamentos podem ser prejudiciais tanto para o praticante quanto para o sujeito envolvido no foco sexual.
A dacrifilia, também conhecida como dacrilagnia é uma forma de parafilia onde o indivíduo sente interesse sexual ao observar o seu parceiro em lágrimas ou chorando. O termo abrange todas as formas de prazer de ver as lágrimas dos outros.
Morfofilia: Consiste na excitação e obtenção de prazer por parceiros que tenham características anatômicas peculiares, exóticas ou consideradas excêntricas.
Jeffrey Lionel Dahmer (Milwaukee, 21 de maio de 1960 – Portage, 28 de novembro de 1994) foi um assassino em série americano. Dahmer assassinou dezessete homens e garotos, entre 1978 e 1991, a maioria entre os anos de 1989 e 1991. Seus crimes eram particularmente hediondos, envolvendo estupro, necrofilia e canibalismo.
Uma terapia pode ajudar a lidar com essa e outras questões que possam surgir. Uma escuta profissional de um psicólogo cognitivo comportamental. Olá, recomendo que procure acompanhamento psicológico, profissionais da área da saúde mental podem lhe dar apoio e orientação quanto tratamento correto .
A fictossexualidade, chamada também de fictofilia, é um termo genérico que descreve uma pessoa que sente atração sexual e/ou romântica por personagens inventados.
[Uso de roupas do sexo oposto (cross-dressing); transvestismo; fetichismo transvéstico] Travestismo envolve excitação sexual intensa e recorrente com o uso de roupas do sexo oposto, que pode se manifestar como fantasias, impulsos ou comportamentos.
Agalmatofilia é o nome atribuído à filia de uma pessoa que possui um apego ou admiração por estátuas. O termo agalma (nominativo) deriva de agalmatos (genitivo) que, em grego, significa estátua.
Transtornos parafílicos são fantasias, impulsos ou comportamentos recorrentes, intensos e sexualmente excitantes que causam sofrimento ou incapacitação e que envolvem objetos inanimados, crianças ou outros adultos não consentidores, bem como sofrimento, ou humilhação de si mesmo ou do parceiro com potencial para causar ...
O transtorno de pedofilia é caracterizado por fantasias, desejos ou comportamentos sexualmente excitantes, recorrentes e intensos envolvendo crianças (habitualmente de 13 anos ou menos).
As parafilias habitualmente têm início na infância e desenvolvem-se com a pessoa, tendo um percurso recorrente e cíclico, marcado por altos e baixos e sendo causadas por uma combinação de fatores, que reflete a história de vida e experiências idiossincráticas de cada pessoa, embora se defenda a existência de exposição ...
Transtorno fetichista refere-se à excitação sexual intensa e recorrente a partir do uso de um objeto inanimado ou de um foco muito específico em uma parte (ou partes) não genital do corpo que causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo funcional em uma ou mais áreas importantes da vida.
É frequente algum grau de variação nas relações sexuais e nas fantasias de adultos saudáveis. Quando as pessoas concordam mutuamente em praticá-los, os comportamentos sexuais pouco habituais que não causam prejuízo podem integrar uma relação amorosa e carinhosa.
Caracteriza-se o transtorno de interesse/excitação sexual pela ausência ou diminuição do interesse sexual, iniciação de atividade sexual, prazer, pensamentos e fantasias; ausência de desejo em resposta a estímulo; e/ou falta de excitação subjetiva ou de resposta genital física à estimulação sexual — não genital, ...