A pedra granada mais conhecida é a que possui um profundo tom avermelhado, como o sangue, e simboliza vitalidade, rejuvenescimento, criatividade, atração e apetite sexual. Conhecida por despertar paixões, principalmente pela vida, é muito utilizada quando estamos apáticos, sem impulso.
O brilho varia entre vítreo e resinoso, podendo ainda ser transparentes ou opacas, conforme a presença ou ausência de inclusões. As granadas podem apresentar as seguintes cores: vermelho, amarelo, marrom, preto, verde, ou incolor. Um agregado de cristais de granada.
São opacas, transparentes ou semitransparentes. No Brasil, a granada pode ser encontrada nos estados de Minas Gerais e do Tocantins. Em outras partes do mundo, há centros de extração na África do Sul, Sri Lanka, Índia e Austrália.
Nova Granada está a 475 km da cidade de São Paulo e a cerca de 35 km do Rio Grande, na divisa com Minas Gerais, e pertence à Microrregião de São José do Rio Preto. GeografiaPossui uma área de 531,9 km².
Granada. Cor : vermelho escuro (piropo), vermelha-alaranjada (espessartina), vermelha-púrpura ou rosa (rodolita) Jazidas : Brasil, Tcheco-Eslováquia, África do Sul, Austrália, Sri-Lanka, Áustria, Suécia Curiosidades : Seu nome deriva de granatum ou romã, um símbolo do ventre materno desde a antiguidade.
A granada apresenta fórmula química A3B2(SiO4)3, na qual a posição A aloja Ca, Mg e Fe2+ ou Mn2+ e a posição B aloja Al, Fe3+ e Cr3+, de onde se originam os membros minerais: piropo (Mg3Al2(SiO4)3), almandina (Fe3Al2(SiO4)3), espessartina (Mn3Al2(SiO4)3), grossulária (Ca3Al2(SiO4)3), andradita (Ca3Fe3+2(SiO4)3) e ...
Em rochas vulcânicas a granada melanita possui cor marrom avermelhada forte, lembra a cor de biotitas escuras e hornblenda marrom. Relevo: muito alto (almandina), alto (grossulária). Clivagem: não possui, mas quase sempre há muitas fraturas.
A pedra Granada é uma poderosa pedra de sucesso, força pessoal, vitalidade e proteção energética. Ela recarrega nossa energia, aumenta nossa determinação e abre portas para a realização de nossos sonhos e metas.
A Turmalina Paraíba é uma pedra brasileira que está chamando a atenção do mundo inteiro por sua beleza, pureza e raridade. Para se ter uma idéia, a Turmalina Paraíba, em razão da sua pureza e raridade, pode chegar à valer R$ 1 milhão de dólares o grama.
Em relação aos signos do zodíaco, por representar o fogo, a pedra Granada está ligada aos signos de Leão, Áries, Escorpião e Sagitário. Além disso, também tem afinidade com Capricórnio e Aquário por também ser considerada como a pedra dos nascidos em Janeiro.
Estas pedras magníficas são conhecidas por facilitar a visão noturna e emitir luz própria; tanto assim que a bíblia afirma que uma grande granada serviu como a única fonte de luz a bordo da Arca de Noé. Na tradição hebraica, a granada é considerada uma das 12 pedras preciosas que adornavam o peitoral de Aaron.
Ela recarrega nossa energia, aumenta a determinação, abre portas para realização de sonhos e metas, atrai sucesso para os negócios e para a carreira. Proteção contra inveja, afasta energia negativa, aumenta energia vital e purifica nossa aura.
O nome "granada" deriva do Francês antigo e do espanhol, significando "romã", devido a sua semelhança com essa fruta. O primeiro uso desse termo em inglês data dos anos 1590.
Após ser preso neste domingo (23), o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) afirmou à Polícia Federal (PF) que “sempre teve granada em casa”. Porém, pela legilslação, ele não deveria. A lei 10.826 de 22 de dezembro de 2003 proíbe a comercialização, a posse e o uso de artefato explosivo por qualquer cidadão.
Em termos qualitativos e gemológicos existem seis variações de granada, são elas: Almandina, Piropo, Grossulária, Espessartita, Andradita e Uvarovita; contudo existem 7 variações destes subgrupos: Rodolita, Hessonita, Leucogranada, Hidrogrossulária, Demantóide, Melanita e Topazolita.
A granada M-4 é um artefato militar defensivo, bastante poderoso, que chega a liberar até 800 estilhaços em sua detonação. Ela pesa cerca de 170 quilos e explode aproximadamente 4,5 segundos após ser acionada.
Elas podem causar ferimentos internos, especialmente em membranas delicadas, como o tímpano. Outros estilhaços da explosão podem causar diversos ferimentos, tais como queimaduras, lesões respiratórias, lesões por esmagamento e trauma psiquiátrico.
Incendiária – Espalha ferro líquido, que queima a 2.200 ºC para destruir equipamentos, veículos, abrigos e depósitos de munições. Fumaça – Serve como sinalização ou para a anulação temporária de visibilidade em uma área. Pode irritar olhos, garganta e pulmões.
Um decreto de 2019, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), deixa claro que guardar granada em casa é proibido e que esse tipo de material é um “PCE” , ou seja, um produto controlado pelo Comando do Exército.
Minas Gerais é o maior estado minerador brasileiro, possuindo 40 das 100 maiores minas de extração do Brasil. Na região centro-sul de Minas está localizado o Quadrilátero Ferrífero, que tem extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, possuindo como principais minérios o ouro, o manganês e o ferro.
A granada é uma pedra preciosa presente no território da República Tcheca, cuja história nos remonta às profundezas da Era Medieval. Junto com o cristal tcheco, é um dos mais tradicionais souvenires.
De acordo com o World Gold Council, os dez países com maiores reservas de ouro em 2020 eram: Estados Unidos: 8.133 toneladas. Alemanha: 3.362 toneladas. Itália: 2.451 toneladas.