Na Sagrada Escritura, o termo usura tem outros significados. A palavra pode ser usada para se referir a agiotas, avareza ou indivíduos mesquinhos. Ela também pode ser sinônimo de ganância, ambição, cobiça ou lucro em excesso.
Tal expressão se refere não somente ao particular, mas também às pessoas jurídicas que especulam indevidamente e ultrapassam o máximo da taxa de juros prevista legalmente, praticando crime contra o sistema financeiro nacional (Lei n.º 7.492/86).
No dicionário, encontramos que o significado de 'usura' é a prática que consiste em cobrar um interesse excessivamente alto por um empréstimo. Na Sagrada Escritura, o termo 'usura' também tem outros significados, como para se referir a um indivíduo mesquinho, ou à avareza, e agiotas.
De acordo com a Igreja tal prática era condenável, pois emprestando algo à juros, o Usurário (quem praticava a usura), estaria recebendo o excedente pelo tempo que seu 'cliente' ficou com o empréstimo, e esse tempo, a Igreja dizia pertencer à Deus.
Em seu artigo 4º, a norma prevê o crime de usura pecuniária ou real, e descreve a conduta delituosa como sendo o ato de cobrar juros, e outros tipos de taxas ou descontos, superiores aos limites legais, ou realizar contrato abusando da situação de necessidade da outra parte para obter lucro excessivo.
Se, porém, a usura sempre é um pecado mortal, isso não significa que não pode haver um juro justo, desde que ele não seja cobrado pelo valor do dinheiro em si, pois este é um mero meio de troca e não tem nenhum poder produtivo em si mesmo, como o trabalho ou um bem imóvel têm.
— Se você emprestar dinheiro a algum pobre do meu povo, não faça como o agiota, que cobra juros. Se você receber a capa do seu vizinho como garantia de uma dívida, devolva-a antes que anoiteça. Pois a capa é a única coisa que ele tem com que se cobrir quando dorme, para esquentar o corpo.
Úlcera é uma ferida que pode surgir em várias partes do corpo, até na pele, mas a palavra está quase sempre associada às úlceras no duodeno, no estômago e na junção deste órgão com o intestino delgado. Sensação de empanzinamento, dor abdominal e vômitos e fezes com sinal de sangue são alguns dos principais sintomas.
A usura era considerada um pecado contra a justiça pelo fato de o lucro obtido sobre o tempo de empréstimo de um dinheiro sem finalidade produtiva não ser justo para com aquele que dele necessitava. O usurário pecava ao levar vantagem sobre o tempo desse empréstimo.
Agiotagem é crime e pecado; Cuidado Irmãos - Valle Notícias. Primeiramente devemos buscar as escrituras bíblicas sobre este assunto. A bíblia não nos mostra em suas versões este termo agiotagem ou agiota, porém menciona a uma palavra, que é, usura, cujo significado é juro exagerado e tem o mesmo sentido de agiota.
É importante destacar que o art. 586 do Código Civil autoriza a realização de contrato de mútuo ou de empréstimo de coisa fungível entre particulares. Portanto, emprestar dinheiro a juros não é crime. A criminalização da conduta está condicionda à cobrança de juros extorsivos que, de acordo com o art.
Cobrança de juros ou vantagens excessivas na concessão de empréstimos, em que o agente se aproveita da situação de necessidade ou inexperiência da vítima.
Ao estranho emprestarás à usura; porém a teu irmão não emprestarás à usura, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em tudo que puseres a tua mão, na terra, a qual passas a possuir.
2️⃣ Não espere nada em troca: Jesus nos ensina: “Emprestem sem esperar receber de volta, e será grande a sua recompensa no céu” (Lucas 6:35). Isso significa que emprestar dinheiro pode ser uma oportunidade de demonstrar graça, mesmo sabendo que pode não haver retorno.
Na Sagrada Escritura, o termo usura tem outros significados. A palavra pode ser usada para se referir a agiotas, avareza ou indivíduos mesquinhos. Ela também pode ser sinônimo de ganância, ambição, cobiça ou lucro em excesso.
Papa Francisco assim diz: “A usura é um pecado grave porque mata a vida, pisoteia a dignidade das pessoas, é veículo de corrupção e impede o bem comum”.
Em seu artigo 4ª, a norma prevê o crime de usura pecuniária ou real, e descreve a conduta delituosa como sendo o ato de cobrar juros, e outros tipos de taxas ou descontos, superiores aos limites legais, ou realizar contrato abusando da situação de necessidade da outra parte para obter lucro excessivo.
Fazer uma renda extra. Essa é uma alternativa útil para quem está precisando de dinheiro rápido: fazer pequenos trabalhos e conseguir uma renda extra é uma maneira de evitar agiotas e ter dinheiro para fazer compras, pagar dívidas ou até mesmo criar uma reserva de emergência.
Sim, você pode emprestar dinheiro cobrando juros e esta prática é legal, porém se atente aos detalhes. A autorização é regulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), desde abril de 2018 pelas Resoluções 4.656 e 4.657.
Por não ser uma prática legalizada, os agiotas cobram taxas de juros exorbitantes. Além disso, as multas por atraso no pagamento são abusivas, tornando praticamente impossível o pagamento da dívida no prazo estipulado.