Reta Orientada. Um segmento orientado é determinado por um par ordenado de pontos, o primeiro chamado origem do segmento, o segundo chamado extremidade. Um segmento nulo é aquele cuja extremidade coincide com a origem. Se AB é um segmento orientado, o segmento orientado BA é oposto de AB.
As retas são linhas sem curvas que devem estar alinhadas em uma dimensão, espaço ou plano. Existem vários tipos no estudo da geometria. As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.
A reta é um objeto unidimensional, isto é, possui apenas uma dimensão. Observando bem uma reta, é possível notar que qualquer medida feita sobre ela representará apenas um comprimento. Dessa maneira, pode-se afirmar que retas não possuem largura, apenas comprimento.
Retas são conjuntos de pontos que formam uma figura com formato de linha que não faz curva. Planos são conjuntos de retas que formam uma superfície plana e que também não possuem distorção alguma. Entre essas duas figuras, quando observadas no espaço tridimensional, há posições relativas.
Retas são figuras geométricas planas ou espaciais que podem ser classificadas em concorrentes, coincidentes e paralelas. Ouça o texto abaixo! Na Geometria, as retas são definidas apenas como conjuntos de pontos. Sabemos, além disso, que as retas são linhas que não fazem curvas e que são ilimitadas e infinitas.
Retas transversais são retas que cruzam um par ou um feixe de retas paralelas. Ainda pensando nas ruas dos bairros e das cidades, quando temos uma visão panorâmica é possível encontrar ruas transversais. Observe um exemplo na magem abaixo.
Duas retas podem ser coplanares (contidas no mesmo plano) ou reversas (em planos diferentes). Neste caso, temos três situações possíveis: As retas são concorrentes: são retas que se interceptam num único ponto e temos . As retas são paralelas: não há intersecção e temos.
Uma recta oblíqua é aquela que, ao intersectar outra, cria um ângulo que não mede 90º (isto é, não se trata de um ângulo recto). Os ângulos criados pelas rectas oblíquas, por outro lado, não são iguais (não medem o mesmo). As rectas oblíquas fazem parte do conjunto das rectas secantes.
Uma reta r é vertical quando coincide com o eixo−OY ou quando é paralela ao eixo−OY (isto é, r ∩ eixo − OY = ∅). Fig. 1: r é vertical e a sua equação é r : x = x0.
Duas retas são perpendiculares se se cruzam formando ângulos retos. Se essa é uma reta e uma reta perpendicular se parece com isso, então uma reta perpendicular vai interceptá-la; mas ela não vai ser só uma intersecção, mas as retas vão se cruzar formando ângulos retos, ou seja, formando 90 graus.
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
Para desenhar uma reta, só são necessários dois pontos. Esse é mais um postulado proveniente da geometria. Uma reta é uma figura geométrica que possui uma única dimensão. Isso significa que só é possível tomar uma medida de qualquer objeto definido dentro de uma reta.
Retas paralelas são retas que nunca se interceptam, e elas formam o mesmo ângulo quando são interceptadas por outra reta. As retas perpendiculares se interceptam em um ângulo de 90 graus, formando um canto quadrado.
A reta é a linha que possui uma única direção, sendo ilimitada nos dois sentidos de crescimento. Então, podemos afirmar que a reta é infinita e não possui começo nem fim. ✓ Por um ponto podemos traçar infinitas retas.